10 Containers Que Poderiam Ser A Sua Casa

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
CASA TRANSPORTABLE ÁPH80, ÁBATON ÁBATON Casas pré-fabricadas
Loading admin actions …

A ideia de converter containers em alternativas de moradias sustentáveis está se tornando mais popular, inclusive no Brasil. A cada ano mais pessoas se interessam por este estilo de vida e surgem novos projetos para atender esta demanda. As casas containers são consideradas sustentáveis porque aproveitam uma estrutura existente, containers marítimos, adaptando-os para o uso como moradia. Este processo demanda menos consumo de material e, portanto, de energia. Além disto, os containers possuem em média medidas mais compactas. O container de 20 pés tem área de 13,80 m² e o de 40 pés tem área de 28,15 m². Isto significa que este tipo de moradia compacta também demanda uma quantidade menor de energia ao longo de sua vida útil. Portanto, estas moradias alternativas são definitivamente uma solução sustentável e, consequentemente, são mais econômicas. E a melhor parte é que ter uma casa container não significa ter uma casa menos prática e confortável. 

Neste artigo apresentamos 10 modelos de casas containers de diferentes tamanhos, estilos e acabamentos, que poderiam muito bem ser a sua casa num futuro bem próximo. Confira todos os projetos de casas containers e descubra qual modelo combina melhor com seu estilo de vida.  

1 – Container com terraço

Pocket House homify Casas rústicas

Como as casas containers são de modo geral compactas, é possível criar soluções para ampliar a área útil da habitação. Além de integrar o espaço interno ao espaço externo, através de grandes aberturas, também é possível usar a cobertura como terraço, como podemos ver neste projeto. Esta solução dobrou a área útil da moradia e proporcionou um espaço amplo e agradável com vistas para o entorno.

2 – Container aberto

Quando você adquire um container, novo ou usado, o passo seguinte é adaptá-lo às suas necessidades. Isto significa contratar uma empresa para efetuar os cortes no aço, que dará forma ás janelas e portas. Neste projeto, o container teve toda a sua lateral aberta, podendo integrar-se com o espaço exterior. Isto torna o espaço externo mais amplo e agradável. 

3 – Casa com telhado tradicional

CASA TRANSPORTABLE ÁPH80, ÁBATON ÁBATON Casas campestres

As casas containers possuem uma característica singular. Elas são móveis e podem portanto ser transportadas para lugares diferentes. Você já imaginou poder levar a sua casa para onde você for? Este é mais um motivo para investir nesta alternativa de habitação. Este projeto inovou com o desenho do telhado, que faz referência à tipologia tradicional de uma casa.

4 – Uma casa container pura e simples

Um container de 20 pés tem as seguintes dimensões internas: 5,90x2,34x2,40, portanto 13,80 m². Isto permite a construção de uma moradia com uma cozinha, sala de jantar/estar, banheiro e um dormitório, capaz de abrigar até duas pessoas. Claro, os espaços são mais compactos. 

5 – Container modular

Outra grande vantagem da construção de uma casa container é a sua flexibilidade. A casa pode ser ampliada, horizontalmente ou verticalmente, de forma fácil e rápida, com a adição de novos containers modulares. O contrário também é válido, sendo possível também a redução da moradia com a remoção de módulos.

6 – Container transparente

homify Casas minimalistas

Viver em um container de 13,80 m² ou 28,15 m² pode causar certo desconforto para certas pessoas. Mas existem soluções como o uso de portas de correr de vidro, que proporcionam uma total integração com o espaço externo e portanto tornam os espaços mais amplos e confortáveis.  

7 – Casa container em forma de L

homify Casas modernas

A forma como as unidades modulares são dispostas no terreno permite uma série de combinações e formatos. Neste projeto, os containers foram posicionados em forma de L, criando um pátio interno, que foi aproveitado como terraço com a criação de um piso elevado de madeira. Os espaços internos se interligam com o terraço através de generosas portas de correr. 

8 – Casa container de 2 pavimentos

Assim como os container são empilhados uns sobre os outros nas suas travessias em navios, as casas containers podem ser construídas com containers empilhados uns sobre os outros. Neste projeto, o container superior foi posicionado de forma transversal ao container inferior, gerando um terraço no pavimento superior. 

9 – Casa container de alto padrão

Casas compactas tendem a consumir menos energia, por razões óbvias, e são portanto mais econômicas e sustentáveis. Mas construir uma casa container não significa necessariamente gastar menos. Dependendo do padrão dos materiais de acabamentos, uma casa container pode custar o mesmo do que uma casa tradicional de dimensões maiores. Esta casa container além de revestimento especial e personalizado, conta com acabamentos de alto padrão. 

10 – Casa (container) de campo

Uma casa container pode ser montada em qualquer terreno, inclusive terrenos de inclinação acentuada, como neste exemplo. A implantação de uma casa container é mais simples e mais rápida e exige apenas fundações simples. Como neste exemplo, a sua container pode ser construída no campo, proporcionando-lhe as vantagens de uma moradia sustentável e compacta e os benefícios da vida no campo. 

Em qual destas casas você gostaria de morar?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista