Objetos de decoração para a sala de estar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Existem objetos de decoração que são capazes de transformar totalmente a sala de estar, conferindo ao ambiente muita personalidade. 

O menor detalhe pode fazer muita diferença na aparência final do espaço e traduzir todo um universo de saberes, paixões e experiências de vida. Ou então criar as condições para um ambiente mais bonito, prático, lúdico ou harmonioso. 

Fotografias, obras de arte, placas, almofadas, tapetes, abajures, espelhos e objetos temáticos podem fazer toda a indiferença entre um ambiente comum e outro sedutor.

Conheça alguns deles no livro de ideias que preparamos para você e aproveite para se inspirar!

Obras de arte

Obras de arte podem marcar fortemente um ambiente, conferindo-lhe beleza, elegância e profundidade. Nesta sala de estar, a tela com passarinhos domina e dá o tom ao espaço, trazendo a arte para dentro das interações humanas. Na mesa de centro, outro detalhe precioso: dois objetos de cristal azul que contrabalançam os tons quentes do quadro. Saber harmonizar telas e outros objetos de arte produz um ambiente único e faz da sala de estar um lugar de prazer estético.

Objetos temáticos

Residência Praia do Espelho - Trancoso/BA: Salas de estar tropicais por Renata Romeiro Interiores
Renata Romeiro Interiores

Residência Praia do Espelho – Trancoso/BA

Renata Romeiro Interiores

Objetos temáticos são excelentes para revelar a personalidade e os interesses das pessoas que habitam um espaço. Por exemplo, nesta sala de estar, projetada por Renata Romeiro Interiores em uma residência na paradisíaca Praia do Espelho, no litoral sul da Bahia, o assunto é mar, praia, pescaria. Por isso, as paredes recebem quadrinhos com motivo de peixes e instrumentos em madeira como remo. Na mesa de centro, simples e despojada, uma miniatura de barco afirma a importância desse universo marítimo no imaginário dos donos da casa. Natureza vista pela janela larga e vigas aparentes no teto completam a atmosfera praiana do ambiente. 

Fotografias em destaque

Projeto Amauri: Salas de estar modernas por Suite Arquitetos
Suite Arquitetos

Projeto Amauri

Suite Arquitetos

Já nesta sala de estar, é a composição de fotografias emolduradas na estante branca ao fundo que atrai a atenção. Aqui as imagens remetem a construções, mas poderiam ser fotografias de pessoas (amigos ou familiares). Em cada caso, um aspecto da personalidade do dono da casa se mostra livremente, tornando o espaço íntimo e pessoal. Outro objeto que se destaca no ambiente é o abajur de pé azul turquesa, que confere cor, leveza e transparência à sala clara. 

Contraste entre clássico e moderno

Casa Cor RJ - 2014: Salas de estar industriais por Studio ro+ca
Studio ro+ca

Casa Cor RJ – 2014

Studio ro+ca

O contraste entre moderno e clássico é a tônica desta sala de estar, projetada para um evento. Isso só é possível pelo equilíbrio entre o sofá, almofadas e cortinas mais sóbrios com elementos próprios da modernidade. Por isso, a parede ao fundo é revestida de TVs que mostram diferentes assuntos. Uma placa de trânsito reforça o efeito de velocidade. Na parede oposta ao sofá, um painel de luz faz contraponto a ele, confrontando o sólido e o efêmero. Um abajur de pé, desta vez em metal pintado de amarelo, imprime ao ambiente um ar industrial. E, para completar, a letra A e a coroa dispostas na mesa de centro brincam com a imaginação dos visitantes. 

Almofadas divertidas

Almofadas no sofá da sala de estar podem deixar o ambiente ainda mais aconchegante e convidativo. Para se conseguir esse efeito, basta experimentar diferentes formatos, texturas, cores e estampas. Elas podem ser em estilo oriental, com lantejoulas e desenhos étnicos ou, então, como nesta imagem, misturar cores claras e escuras e brincar com a língua, exibindo frases estimulantes. Nesta sala de estar, as almofadas também dialogam com vários quadrinhos vermelhos, onde aparecem outras frases. O conjunto suaviza e vitaliza o sofá de couro castanho, quebrando um pouco a solidez do móvel.  

Sofá para todo mundo

Peça essencial na decoração da sala de estar, o sofá nunca pode faltar. Mas, se o objetivo é reunir família e amigos para encontros, jogos e comemorações, nada mais conveniente do que um grande sofá em L, como este desta imagem. Tem espaço para todo mundo! A cor clara do móvel e a iluminação – providenciada pela luminária de piso em formato de refletor e pela luminária pendente sobre o sofá – também ajudam a ampliar o espaço. Nesta sala de estar, uma larga TV de tela plana está afixada em um painel vermelho, que contrasta com o resto do ambiente, alegrando-o.  Perfeito arranjo para noitadas de filmes ou partidas de futebol!

Tapetes diferentes

Projeto Amauri: Salas de estar modernas por Suite Arquitetos
Suite Arquitetos

Projeto Amauri

Suite Arquitetos

Como o sofá, um belo tapete é imprescindível na decoração da sala de estar, delimitando o espaço de interação das pessoas e tornando o ambiente mais aconchegante. Mas ele não precisa ser clássico ou convencional: um tapete diferente na sala pode dar um toque moderno e divertido ao espaço. É o caso deste tapete preto e branco que traz estampado o mapa do estado de São Paulo. Na verdade, ele imita o antigo calçamento da maior metrópole brasileira, o que não deixa de ser um clássico! Os tons neutros do tapete são ótimos para quem gosta de compor com móveis coloridos, portanto não tenha medo de abusar das cores!

Espelho, espelho meu

Apartamento CN: Salas de estar clássicas por Gláucia Britto
Gláucia Britto

Apartamento CN

Gláucia Britto

Espelhos são objetos sensacionais. Além de embelezar e decorar, eles podem ajudar a ampliar o ambiente. Nesta sala de estar, há um jogo de espelhos: o espelho clássico sobre o aparador é refletido sobre a parede espelhada atrás dele, formando um desenho duplicado que atrai a atenção. Ao mesmo tempo, a parede espelhada revela todo o espaço, dando a sensação de que ele é maior do que é de fato. Um truque infalível! 

Objetos combinados

Cobertura Leblon : Salas de estar ecléticas por Escala Arquitetura
Escala Arquitetura

Cobertura Leblon

Escala Arquitetura

Nesta sala de estar de estilo eclético, o segredo é combinar os mais variados objetos. No aparador, o abajur vermelho se harmoniza com o quadro em preto e branco, de um lado, e uma pintura mais vibrante, do outro. Sem falar das figurinhas coloridas na beirada do aparador, representando diferentes tipos humanos. Já na mesa de centro, as figuras são animais, como corujas e girafas. É importante lembrar que um abajur no lugar certo proporciona a iluminação perfeita para destacar os objetos de arte. 

Abajur na medida certa

MOSTRA ARTEFACTO RIO 2015: Salas de estar modernas por BC Arquitetos
BC Arquitetos

MOSTRA ARTEFACTO RIO 2015

BC Arquitetos

Abajures são objetos fundamentais para modular a luz ambiente, podendo preencher a iluminação de cantos escuros ou suavizar totalmente o espaço, ao substituir momentaneamente as lâmpadas de teto, que têm luz mais crua e direta. Na sala de estar desta imagem, o abajur claro e de formas arredondadas torna mais aconchegante a região do sofá, além de ressaltar os itens dispostos na mesa lateral, como livros, flores e pequenos objetos. Outras dicas de decoração podem ser encontradas neste artigo

Que objetos você usa para transformar sua sala de estar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!