SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

As cadeiras que fizeram história

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

A história do mobiliário é marcada por peças que surpreenderam o homem em questões de estética e de funcionalidade. As cadeiras confeccionadas por designers famosos e conceituados são o reflexo da versatilidade e modernidade aplicada nos objetos que são utilizados na nossa rotina desde que o design de produto deu seus primeiros passos.

É quase impossível falar de design de produto sem mencionar as cadeiras icônicas. Estas peças deixaram de ser elementos do mobiliário comum para se tornarem objetos recheados de significados e estilo. As cadeiras que fizeram história são capazes de agregar charme e oferecer um toque moderno para qualquer decoração. Estamos falando de cadeiras atemporais e clássicas que são capazes de transformar um ambiente!

São muitos os nomes dos designers e arquitetos que tiveram um papel importante na criação e desenvolvimento de móveis experimentais ou inovadores. Alguns deles passaram pela Bauhaus, onde deixaram suas marcas registradas.

Arquitetos e designers criaram peças há mais de 80 anos que mudaram todo o conceito por trás do mobiliário básico que encontramos hoje em dia. Para ficar por dentro das cadeiras que fizeram a história do design e decoração, continue no post!

Wassily

Marcel Breuer foi um designer e aprendiz na Bauhaus. Ele foi um dos pioneiros a experimentar com o uso de aço tubular. Ao usar este material, ele tinha a intenção de deixar cadeira mais transparente. A cadeira Wassily foi desenvolvida inspirada por um quadro de bicicleta e é provavelmente o primeiro projeto de uma cadeira de aço tubular dobrada. Esta peça possui uma estética marcada pelas linhas retas e rígidas. Confeccionada com materiais modernos e a frente de seu tempo, é um item do mobiliário que pode embelezar qualquer sala de estar e  scritório.

Barcelona

O arquiteto norte-americano Mies Van Der Rohe desenvolveu a cadeira Barcelona em 1929  para o pavilhão alemão da Exposição Universal de Barcelona, na Espanha. Duas peças foram colocadas no espaço para que o rei e a rainha espanhóis se sentassem nelas como se estivessem em seus tronos. Esta peça de design foi o marco da Bauhaus. Os materiais presentes na cadeira envolvem uma única estrutura de aço e estofado de couro botonê, costurado à mão. A peça é refinada e é um símbolo do design moderno.

Chaise

mmagalhães estúdio_Apartamento Parque: Salas multimídia  por mmagalhães estúdio
mmagalhães estúdio

mmagalhães estúdio_Apartamento Parque

mmagalhães estúdio

Conhecida como LC4, a Chaise Longue foi criada pelo arquiteto e designer Le Corbusier  (1887-1965). Esta peça transmite tranquilidade e parece flutuar por conta de sua aparência delicada. Em 1929, ela foi apresentada pela primeira vez no salão de outono, em Paris. A cadeira Chaise tenta representar as curvas naturais do corpo em sua estrutura de metal. Le Corbusier foi inspirado pela natureza e formas orgânicas durante sua vida profissional. Seus trabalhos serviram de influência para diversos outros arquitetos que apareceram anos depois. Nesta sala projetada pelo estúdio M Magalhães, a cadeira Chaise completa o décor trazendo elegância e charme.

LC2

Escritório Corporativo Tendas e Companhia: Escritório e loja  por Ana Cínthia Lopes
Ana Cínthia Lopes

Escritório Corporativo Tendas e Companhia

Ana Cínthia Lopes

Em 1928, arquitetos Le Corbusier, P. Jeanneret e C. Perriand desenvolveram uma inovadora e marcante série de sofás e cadeiras, chamada de Grand Confort com a intenção de testar as possibilidades do metal tubular. O formato de cubo e a estrutura externa reta têm uma aparência séria e árida. No entanto, este artigo do mobiliário é uma peça que têm a capacidade de proporcionar extremo conforto a quem a utiliza. Esta poltrona pode funcionar bem em salas modernas e com uma decoração urbana. Ela também pode fazer harmonia em um local mais clássico, oferecendo contraste devido ao seu formato geométrico.

Tulipa

Casa | LM |: Salas de jantar  por Marcos Bertoldi
Marcos Bertoldi

Casa | LM |

Marcos Bertoldi

A cadeira Tulipa possui um design semelhante as cadeiras Eames de plástico moldado. A Tulipa foi projetado pelo arquiteto e designer finlandês Eero Saarinen como um complemento para a mesa de mesmo nome. Saarinen tinha a intenção de produzir a cadeira feita inteiramente de fibra de vidro, mas o material é forte o suficiente para suportar a base. A base da cadeira Tulipa é confeccionada em alumínio fundido, o que dá uma aparência mais orgânica. O projeto foi categorizado como futurista e visionário para sua época.

Thonet

Sala de jantar  por WohnSchwestern
WohnSchwestern

Vintage Purple Stühle

WohnSchwestern

Criada e desenvolvida pelo designer austríaco Michel Thonet (1796-1871), a cadeira Thonet tem um design clássico e simples. Seu criador foi o precursor na arte de utilizar a madeira curvada. Michel Thonet desenvolveu uma máquina para fabricar uma série de móveis com esse tipo de madeira. O resultado foram milhões de cadeiras Thonet espalhadas pelo mundo. Esta peça pode funcionar muito bem nos mais variados modelos de cozinhas e também em salas de jantar rústicas ou escandinavas. Para mais dicas sobre cadeiras especiais, confira Cadeiras decorativas.

Você adicionaria cadeiras icônicas na sua casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!