Dê uma cara nova na sua mesa de refeições usando materiais reciclados!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Normalmente quando se pensa em reformar a decoração da sala de jantar, se pensa em descartar aquelas cadeiras e a mesa que já esta velha e mais antiga para trocar por novas não é? E porque fazer isso se você pode utilizar os mesmo móveis e dar a eles uma cara nova com estilo sofisticado, moderno, colorido ou alegre e divertido para o seu ambiente?

A reutilização dos móveis da sua própria casa, pode ser uma opção barata e ecologicamente correta para dar uma cara nova na sua casa. É possível deixar esses objetos com uma cara completamente nova usando a criatividade e dando personalidade a sua casa. As possibilidades e técnicas de reforma são infinitas, basta usar a imaginação. Seja criativo.  Objetos reutilizados e customizados dão toque descolado, com delicadeza, humor ou de rusticidade e requinte.

As mesas de madeira, são duráveis e resistentes, então nem sempre vale a pena jogar fora, se há possibilidade de salvar e transformar em um item novo. Pense bem antes de descartar a mesa e cadeiras antigas. Com criatividade, você pode dar um refresh na decoração e ainda dá para economizar, evitar o desperdício e dar aquele toque especial e único de personalidade à decoração do seu cantinho de refeições.

Neste artigo, vamos mostrar algumas ideias para você deixar a sua mesa de refeições nova de novo, com alguns truques e pequenas mudanças que fazem toda a diferença na decoração! Confira!

Almofadas nos assentos

Cobertura na Asa Norte: Cozinha  por Carpaneda & Nasr
Carpaneda & Nasr

Cobertura na Asa Norte

Carpaneda & Nasr

Dê uma repaginada na sua mesa de refeições adicionando forros de tecidos coloridos nos assentos dos bancos. Essa técnica é prática e ajuda  dar uma cara nova na sua sala de jantar. Além disso, ela deixa o assento confortável e aconchegante. Crie um ambiente perfeito para bons momentos com a família em volta da mesa. Esta mesa de refeições em madeira, faz parte de um projeto executado por Carpaneda&Nasr.

Reforme sua mesa de madeira

Reformar uma mesa de madeira vai lhe dar a satisfação de pegar algo velho e deixá-lo parecendo novo. Para algumas mesas, reformar significa salvá-la do lixo, de ser dada ou de ser esquecida sob montes de itens descartados. Assim como outras peças de mobília que podem estar a caminho de virar lenha, você estará salvando um objeto valioso. Por isso, avalie o material, procure ideias criativas que possam dar um novo visual na sua casa. 

Pintura envelhecida

A pátina é uma técnica que está em alta por conta do efeito antigo de aspecto vintage, que proporciona ao móvel – uma excelente solução para a reforma de mesas com estilo. A pátina consiste na aplicação de duas cores de tinta. Primeiro, você precisa pintar o móvel de uma cor a sua escolha e, com base nessa cor, definir outro tom para conseguir o efeito desejado. Quando a tinta pintura estiver seca, o móvel deve ser lixado para desgastar mais ou menos a pintura, de acordo com a força aplicada. Para aplicar esta técnica você vai precisar de um pouco de espaço e paciência, mas o resultado é incrível, e vale a pena o esforço. Um lindo exemplo é esta mesa de jantar com pátina envelhecida na cor azul, nesta ambiente projetado por Liane Mazeron Rump Arquitetura.

Madeira reaproveitada

Salas de jantar ecléticas por Tischlerei Volker Frings
Tischlerei Volker Frings

Sitzecke Recyclingmöbel

Tischlerei Volker Frings

madeira de demolição é conhecida por ter um acabamento detonado e isso é sua característica principal para a criação de qualquer decoração de ambiente. Ele possui uma aparência com resquícios de pintura, pregos e riscos, por isso se identifica por um estilo mais rustico. Mas atualmente ele não precisa seguir apenas esse estilo, por ser um material versátil ele se encaixar em ambientes diferentes e modernos contrastando com o antigo. Neste conjunto de mesas e cadeiras desenvolvido por… tudo é reaproveitado e transformado em peças lindas e com acabamento rústico e moderno. 

Jato de cor nas sua mesa e cadeiras

Outra opção econômica para deixar móveis antigos novinhos em folha é a pintura. As cadeiras coloridas podem ganhar um visual mais moderno e atraente para o seu espaço. Na pintura, opte por cores alegres e que combinem com a decoração do ambiente. A pintura é uma excelente opção para quem está começando no DIY. Este ambiente colorido é um projeto de Rocio-olmo.com .

Combine e misture diferentes assentos

Misturar o mobiliário deixa sua casa com uma identidade única. Esta nova tendência de decoração tem como proposta uma mistura de materiais, com mais liberdade e perfeita para deixar o ambiente despojado. A mesa de jantar, não necessita ser do mesmo material que as cadeiras. Invista em cadeiras uma de cada cor e diferentes estilos e materiais como: madeira e ferro, banquinhos e cadeiras, cadeira de madeira com cadeiras estofadas. Crie um ambiente que lhe agrade aos olhos e que harmonizem de maneira eclética e descontraída. A intenção é brincar com as cores e modelos para criar um ambiente alegre e moderno, mas sempre priorizando o seu estilo e identidade. Essa é uma ótima forma para inovar e dar vida a sua sala de jantar.

Almofadas coloridas

Salas de jantar rústicas por Marcello Gavioli
Marcello Gavioli

BioMalta RAL 7010 Grigio Tenda

Marcello Gavioli

A mesa de refeições vai ganhar mais vida com almofadas coloridas! Além de deixar os assentos mais confortáveis, ela ajuda a mudar o ambiente, imprimindo um estilo descontraído e deixando o ambiente renovado. Faça combinações com as cores que você mais gosta, use também estampas divertidas para deixar a mesa de refeições mais alegre e divertida! Este ambiente é um projeto d o artesão italiano, Marcello Gavioli.

Gostou das ideias mostradas neste artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!