Divirta-se cozinhando em casa!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Tem gente que não gosta de cozinhar de jeito nenhum. Ir para a cozinha é uma tortura para essas pessoas avessas a um avental e a  uma colher de pau. Mas a verdade é que, mais cedo ou mais tarde, elas vão ter que enfrentar essa tarefa, nem que seja para fazer uma pasta semipronta com molho de manjericão também comprado pronto.

O que fazer para acabar com essa ojeriza pela cozinha e, mais, se divertir cozinhando? São vários os passos a serem seguidos para facilitar a vida de quem cozinha, especialmente aqueles que o fazem a contragosto. Verificar se tudo está à mão e a cozinha limpa e organizada já é um grande começo. Depois, como ninguém é de ferro, coloque uma musiquinha e prepare o seu drinque favorito. Só isso já vai ajudar a relaxar e dar uma chance para a antiquíssima e incontornável arte de cozinha.

Os demais passos você confere a seguir. Seguindo-os à risca, garantimos muita diversão na cozinha para você e seus familiares e amigos. Respire fundo e vá em frente!

Verifique se tudo está à mão

Esperamos que a sua cozinha esteja limpa e organizada, pois assim fica mais fácil e rápido de trabalhar. Se você já sabe a receita ou receitas que pretende preparar, separe tudo na bancada para não correr esquecer um ingrediente essencial – o fermento, por exemplo. Separe também as travessas, utensílios, eletrodomésticos que irá utilizar no preparo das receitas. Lave tudo para tirar o pó que acumula nos armários e enxugue. Organize tudo na mesa central e nas bancadas de apoio, seguindo a ordem de execução das receitas. Se precisa preaquecer o forno, faça-o agora para poder se dedicar a outras coisas.

Coloque uma música

Cozinhas ecléticas por Baltic Design Shop
Baltic Design Shop

Einrichten im Retro- & Vintage-Style – Café August in Tallinn

Baltic Design Shop

Antes de colocar o avental, dê-se um motivo para ficar mais alegre e com disposição: ponha uma música animada que estimule a sua energia e o inspire a se lançar à tarefa de cozinhar. Se música animada não for a sua praia, não tem problema: coloque a música suave, clássica ou contemporânea, que o inspira mais. Na verdade, o gênero musical não precisa ser nenhum específico: apenas algo que você goste de escutar enquanto está concentrado em outras coisas. Você vai ver que o seu ânimo melhora na hora e lhe dá fôlego para enfrentar as panelas ou as formas.

Mantenha seu drinque preferido bem pertinho de você

Cozinhas minimalistas por Fisher & Paykel
Fisher & Paykel

Lifestyle and Product images

Fisher & Paykel

Se é para criar um clima de festa enquanto cozinha, nada mais conveniente que você tenha por perto a sua bebida favorita. Pode ser aquela champagne deliciosa que sobrou do Ano Novo ou, então, um drinque colorido e saboroso que valha o entusiasmo. Mas uma singela cerveja artesanal também está valendo e pode dar uma refrescada em uma cozinha com o forno e o fogão ligados. Mas se você não quiser ir de bebida alcóolica, não tem problema, não: resgate o seu refrigerante mais geladinho da geladeira ou então providencie um belo suco de frutas bem saudável que vai ajudar a manter a forma e a sanidade. 

Experimente novas receitas

Cozinhas modernas por homify
homify

Leefgenot

homify

Uma maneira infalível de acabar com o tédio de cozinhar é experimentar novas receitas apetitosas. Mantenha na sua cozinha um cantinho para livros de receitas instigantes, desde as mais fáceis às mais elaboradas. Também vale ter uma cópia daquele velho caderno de receita da mamãe ou da vovó, pois matar as saudades das comidinhas de infância pode ser uma excelente desculpa para colocar as panelas em ação. Lembre daquele pavê maravilhoso que a sua tia fazia na sua infância? Aquele que vinha com espumante e você não podia comer muito por causa disso? Pois vá à desforra e faça o melhor pavê do mundo. Ou aquele delicioso bolo de fubá para comer no lanche da tarde. Ou, se quiser ousar mais, a moqueca de peixe da sua mãe que encantava toda a família e pode vir a encantar também aos seus convidados.

Dê temas para cada refeição que você preparar

Outro truque que dá certo para os resistentes à cozinha é descobrir temas sempre novos para as refeições. Pode ser algo clássico, como um festival de frutos do mar ou de sopas, mas também pode ser inventar um prato para comemorar a vitória do seu time no Brasileirão. Alíás, eventos esportivos como a Copa do mundo ou as Olimpíadas, que já estão chegando, podem ser a inspiração para cardápios culturais, em que se planeja o jantar em torno de um determinado país em competição. Como as Olimpíadas duram vários dias, você pode escolher alguns países e oferecer aos seus amigos e familiares cardápios inspirados na culinária desses países, a serem degustados durante as apresentações de ginástica artística, judô, natação, vôlei, basquete e atletismo. Seria uma forma muito interessante de passar bons momentos e você pode chamar as pessoas para ajudar a preparar os menus, com entradas, prato principal, saladas e sobremesas. Sem falar das bebidas típicas!

Use novos temperos

APARTAMENTO 400m2 - AV BOA VIAGEM - RECIFE/PE: Cozinhas modernas por ROMERO DUARTE & ARQUITETOS
ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

APARTAMENTO 400m2 – AV BOA VIAGEM – RECIFE/PE

ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

Adquira o hábito de ir ao mercado municipal e conhecer e aprender mais sobre ervas aromáticas para cozinhar. Um dos erros de quem não gosta muito de cozinhar é usar sempre os mesmos temperos. Fatalmente, os pratos vão ter sempre o mesmo gosto. E não precisa ser assim: a quantidade de temperos diferentes que combinam com carnes, aves, peixes, massas e outros alimentos é enorme. Planeje-se: a cada semana, decida usar uma erva aromática diferente e descobrir o sabor que ela dá aos alimentos. Com o tempo, você vai aprendendo o que vai melhor com o quê e identificando seus temperos favoritos, aqueles que vão lhe dar prazer em cozinhar. Pode até mesmo tê-los em vasinhos na cozinha, como no projeto da Romero Duarte Arquitetos.

Invista em novos utensílios

PROJETO ARQ. ELAINE BETTIO: Cozinhas modernas por BRAESCHER FOTOGRAFIA
BRAESCHER FOTOGRAFIA

PROJETO ARQ. ELAINE BETTIO

BRAESCHER FOTOGRAFIA

Outra coisa fundamental e que facilita muito sua vida de cozinheiro é investir em utensílios os mais variados, tanto para a hora do preparo, quanto para hora de servir. Utensílios como facas de diferentes tipos e tamanhos, colheres de metal e de pau, escumadeiras, pegadores de tecido, assentos de mesa, formas, forminhas, assadeiras, pirex, travessas para carnes e aves, entre dezenas de outros, estão à sua espera nas melhores casas do ramo. Pequenos eletrodomésticos como liquidificador, mixer, batedeira, centrífuga, forno elétrico, entre tantos outros, também não podem faltar na sua cozinha. Isso porque eles facilitam a sua vida em etapas tediosas como picar, cortar, ralar, moer, triturar, bater e muito mais. Enfim, procure ajuda desses utensílios e eletrodomésticos e será ajudado, sem nenhum arrependimento.

Vá limpando e arrumando enquanto cozinha

Cozinhas modernas por TLA Studio
TLA Studio

New Crane Wharf

TLA Studio

Esta é a regra número 1 de quem cozinha: limpe e arrume enquanto cozinha. Se você fizer isso, quando terminar de cozinhar, não haverá nada para lavar ou guardar – e você vai sentir uma paz inimaginável. Afinal, o pós-cozinha costuma ser o pesadelo de todos, que, com sorte, podem fazer um mutirão de limpeza e perder minutos preciosos de conversa e companhia tranquila… Não! Adquira desde já esse saudável hábito de já ir arrumando e limpando durante o processo de cozinhar alguma coisa. Certamente, você não vai se arrepender do esforço em assimilar tal atitude, já que a contrapartida é uma pia lotada de pratos e panelas sujos.

Diversifique o serviço de mesa

Outra coisa que é um excelente investimento é diversificar no serviço de mesa. Tenha alguns jogos de louça bem diferentes uns dos outros para sempre poder variar e causar uma nova impressão. Não se esqueça dos jogos americanos, nem das toalhas de mesa compridas, próprias para um jantar mais formal. Também invista nas diferentes taças e copos e até os serviços de mesa para o café-da-manhã não devem ser negligenciados. Copos coloridos alegram a mesa e compõem bem com pratos lisos e claros e é sempre uma opção simples e charmosa para as refeições.

Tire fotos dos seus pratos

Essa última dica é francamente motivacional: tire fotografias de seus pratos quando estiverem prontos. Além de ser divertido, pode ser inspirador para a próxima vez que você se aventurar a fazer aquela receita. Uma boa ideia é manter um álbum com fotografias de suas criações, datadas e com uma pequena descrição do evento e das pessoas que estiveram presentes. Isso pode lhe motivar a repetir a dose com os mesmos ou outros amigos e lhe dar novas ideias para as refeições que virão. Não se esqueça: divirta-se cozinhando e partilhando esses momentos com seus familiares e amigos. Você não vai nem se lembrar que detestava o avental e a colher de pau! Para outras dicas sobre cozinhas, leia este artigo.

Qual a sua dica infalível para se divertir na cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!