8 dicas para uma limpeza rápida na cozinha!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

cozinha é o cômodo da casa que mais usamos, e consequentemente o que mais sujidade acumula. É muito importante manter a cozinha limpa e higienizada, mais do que os restantes cômodos da casa, pois é onde preparamos e cozinhamos os alimentos que iremos consumir. Se o local onde o fazemos está sujo e cheio de bactérias, poderemos desenvolver algum tipo de indisposição após a refeição ou, a longo prazo, desenvolver doenças.

A falta de tempo e a correia do dia a dia é um grande inimigo para a limpeza e, principalmente da cozinha. Ter uma rotina de tarefas auxiliará para que você possa limpar sua cozinha em pouco tempo, de forma eficiente. Pensando nisso, construimos este artigo, com algumas dicas para realizar uma limpeza rápida e eficaz na sua cozinha. Confira!

Água e sabão todo dia

Residência LB - Carlos Bratke : Cozinhas minimalistas por Joana França
Joana França

Residência LB – Carlos Bratke

Joana França

Use água e sabão neutro para limpar toda cozinha. Superfícies como inox, sintéticos e de granito ficarão mais limpas e higienizadas. Lembre-se de enxaguar e secar bem. Esta é uma solução simples e prática, que se deve fazer diariamente. 

Esta linda cozinha de estilo minimalista foi fotografada por Joana França. 

Use materiais de limpeza

Para garantir uma limpeza mais profunda na sua cozinha, claro , vale a postar em utilizar produtos de limpeza específicos para cada área da cozinha. São muitas opções de produtos que cuidam especialmente de cada espaço. Eles limpas a cozinha rapidamente e com eficácia e ainda matam germes e bactérias. Lembre-se, antes de usar qualquer produto, leia todas as instruções na embalagem e tome as devidas precauções para garantir a sua segurança.

Esta agradável e colorida cozinha é um projeto assinado pelos arquitetos da Roma Arquitetura em Florianópolis.

Lave a louça

Apartamento Leopoldo: Cozinhas modernas por Sacada
Sacada

Apartamento Leopoldo

Sacada

Aproveite que já esta com a mão na massa e ao finalizar o preparo da refeição, lave toda a louça, inclusive as panelas, e todos os utensílios que utilizou, evite acumular muita louça na pia,. Logo após o término da refeição, lave o restante da louça que usou para comer. Assim, você mantém tudo limpo e organizado e não deixa nada pra depois. 

Esta magnifica cozinha é um projeto dos arquitetos da Sacada. 

Limpe os eletrodomésticos

Cozinhas industriais por Espaces à Rêver
Espaces à Rêver

​Pièce à vivre : cuisine ouverte – Appartement industriel chic & moderne 55m2 – 75010 Paris

Espaces à Rêver

Limpe os eletrodomésticos que ficam expostos sobre a bancada da cozinha. Utilize uma esponja umedecida ou um pano úmido. Faça uso dos produtos de limpeza, como, o multiuso para retirar as manchas de gordura mais resistentes. 

Deixe sua pia brilhando

Cozinhas modernas por TLA Studio
TLA Studio

New Crane Wharf

TLA Studio

Para a limpeza da pia da cozinha, você pode usar detergente, cloro ou sabão neutro. Use os produtos misturados com água para limpar tampos de inox, sintético ou de granito. A secagem da pia é fundamental, usar um rodo de plástico pode ser uma ótima solução para remover o excesso de água. O ralo não deve ficar de fora da limpeza e lembre-se de usar o aparador e sujeira para tampá-lo.

Limpe a bancada e mesa

Limpe a bancada para deixar a sua bancada da cozinha brilhando. Passe um pano úmido e depois seque com um papel toalha ou pano seco. Logo ela estará pronta para ser utilizada novamente.

Organize todo os utensílios

Cozinhas ecléticas por Specht Architects
Specht Architects

Cliff Dwelling

Specht Architects

Para completar e manter uma boa organização na cozinha, basta guardar e organizar todos os utensílios e acessórios que já foram devidamente limpos. Use as gavetas e armários ou instale prateleiras para guardar e manter tudo em cada lugar. 

Finalize cuidando do chão

Finalize todo o processo rápido de limpeza com uma lavagem do chão da cozinha, de preferência com água sanitária, de forma que fique  higienizada. Use produtos mais específicos para casa tipo de piso e que seja perfumado para deixar um agradável cheirinho a limpeza. 

Gostou das dicas práticas para realizar a limpeza da sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!