SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

10 ideias para a decoração da sala de estar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A sala de estar é o cartão de visitas da casa. Tudo que ali se dispõe tem uma dupla tarefa: revelar a personalidade e os interesses do morador e recepcionar o visitante com um ambiente agradável e singular, em que ele se sinta aconchegado e à vontade. 

Por isso, algumas peças são imprescindíveis na decoração da sala de estar e fazem toda a diferença no resultado final. Do safá e das poltronas às cortinas, da estante ao tapete, do aparador à mesa de centro, dos objetos decorativos às obras de arte, tudo conta pontos para um ambiente elegante e, ao mesmo tempo, aconchegante.

Foi pensando nisso que elaboramos este livro de ideias. Aqui você vai encontrar muitos elementos nos quais se inspirar para decorar a sua sala de estar.

Confira a seleção de fotos e mãos à obra!

Poltronas amplas

Um elemento que geralmente faz composição com o sofá é a poltrona, necessária para delimitar um espaço de convívio na sala de estar. Neste ambiente, as duas poltronas de tecido claro, dispostas lado a lado, são amplas e confortáveis. Ao contrastarem com o painel colorido com tema de natureza ao fundo da sala, elas recebem maior destaque no espaço do que os sofás dispostos um em frente ao outro. Uma mesa de centro redonda em madeira clara completa o ambiente. O conjunto de sofás e poltronas em tom claro ganha relevo com a iluminação planejada no teto e na parede ao fundo. Por sua vez, por seus tons claros e linhas leves, todo o conjunto permite que o painel – principal ponto de cor da sala – seja valorizado. O resultado é um ambiente clean, mas, ao mesmo tempo, vibrante. 

Sofá moderno

Sala de estar  por VERZELLONI
VERZELLONI

Divanitas

VERZELLONI

O sofá é peça fundamental em qualquer sala de estar e, portanto, exige uma escolha cuidadosa para se harmonizar com o estilo do ambiente ou mesmo determiná-lo. Nesta sala de estar moderna, marcada pela paleta de cores frias nas paredes, tapetes e almofadas, em tons de verde, azul e lilás, o sofá claro de linhas retas, com encosto e braços ligeiramente arredondados, confere luz ao espaço e está em delicado equilíbrio com a luminária e a mesa de metal fosco. As poltronas no mesmo modelo preenchem a peça, recebendo a iluminação natural da porta-janela lateral. Simplicidade, elegância e harmonia são o resultado dessa perfeita combinação!

Sofá retrô

Sala de estar  por STYLE-K
STYLE-K

[RETRO SOFA] Hello EMMA retro sofa serise / Vintage Flower

STYLE-K

Um estilo completamente diferente é o deste conjunto de sofás retrô, com estofado em fundo preto e estampa clara. A estrutura em madeira proporciona solidez às peças, ainda que o design dela enfatize uma certa leveza das linhas. O ambiente é complementado por uma mesa de centro discreta, quadros clássicos com molduras escuras e um antigo gramofone na mesa lateral, em madeira clara. A grande janela permite claridade suficiente para equilibrar os tons escuros dos móveis, que também contrastam com as paredes claras. A composição cria um espaço com ares antigos, mas sem ser tradicional.

Poltrona basquete

Poltrona Basquete: Sala de estar  por Mula Preta
Mula Preta

Poltrona Basquete

Mula Preta

Às vezes, um toque de bom humor na sala de estar faz toda a diferença, surpreendendo os visitantes e tornando o lugar mais divertido. É o caso desta poltrona em forma e cor de bola de basquete, que sempre ganha um lugar de destaque no ambiente. Peças inusitadas como esta costumam revelar muito da personalidade do morador e dar ensejo a boas conversas. Aqui, novamente, a existência de porta-janela em uma ou mais paredes contribui para que a poltrona não pareça atravancar o espaço. Esta peça também pode compor a decoração de outros ambientes, como sala de jogos, quartos amplos de adolescente ou mesmo uma varanda.

Estante dos sonhos

Outra peça importante na decoração de uma sala de estar é a estante. A escolha da melhor peça vai depender não apenas do estilo do ambiente, mas também dos propósitos a que ela servirá. Para alguns, a estante é um lugar onde dispor e expor uma vasta coleção de livros. Neste caso, uma ampla estante, como a desta imagem, é recomendada. Ela não apenas cobre toda uma parede da sala de estar, como ainda se prolonga em um mezanino, ao qual se tem acesso por uma escada de metal em caracol. Os nichos em branco e preto recebem não apenas livros, mas também objetos decorativos. As linhas são retas e modernas, compondo perfeitamente com as poltronas listradas e o resto da sala muito ampla. A iluminação natural por meio de grandes janelas impede que a estante oprima o ambiente. Perfeita para amantes de livros, sejam de arte, ciência ou literatura!

Estante rústica

Sala de estar  por We Do Wood
We Do Wood

SJ Bookcase Large & Midi

We Do Wood

Por outro lado, há quem prefira exibir poucos livros e objetos em um ambiente menor e mais rústico. É o caso de se recorrer a uma estante como esta da imagem, formada por várias caixas de madeira aparafusadas na parede. Aqui o destaque está no material das peças e também na assimetria da disposição das caixas, que formam uma composição previamente pensada. As caixas têm diversos formatos e se apresentam tanto na vertical, quanto na horizontal, a fim de receber os mais variados objetos. 

Estante escandinava

Sala de estar  por Connox
Connox

String – Regalsystem

Connox

Já a estante em estilo escandinavo é ideal para quem gosta de ambientes mais suaves, de linhas simples e materiais naturais. Nesta imagem, a peça em metal e madeira é clara, com nichos em tamanhos variados, onde se pode acomodar caixas e cestas de vime ou outras fibras naturais, bem como plantas, vidros e cristais. Versátil, a peça pode receber também itens mais tradicionais como livros e objetos decorativos. Junto com sofás e tapetes em materiais naturais, a estante escandinava pode compor uma sala de estar delicada e aconchegante.

Canto da TV

Muitas pessoas não dispensam um canto para a TV e o aparelho de som na sala de estar, mas gostariam que ele não se tornasse o centro do ambiente. Uma ideia é criar um lugar menos chamativo com a ajuda de móveis e até mesmo de outros elementos mais destacáveis. Nesta imagem, a TV fica em um nicho discreto, sobre um móvel  com portas que abriga CDs e DVDs. Logo acima, uma composição de três quadros tira um pouco da atenção que a TV atrai. Mas o principal catalizador é a lareira ao lado, disposta em um nicho avançado de pedras. Além de desbancar a TV como rainha da sala de estar, a lareira proporciona aconchego e é deliciosa para convivência de familiares e amigos nos dias mais frios.

Baú de recordações

Sala de estar  por Decorexpat

Um objeto que pode criar uma atmosfera interessante na sala de estar é o bom e velho baú. Se for um objeto artisticamente trabalhado, melhor ainda! O segredo é utilizar o baú para guardar coisas que se considera preciosas, como, por exemplo, álbuns de fotografia, fotografias soltas ou pequenos objetos que têm valor de estimação, como diários, cartas, cartões postais, brinquedos e lembrancinhas de viagens. É sempre gostoso abrir o baú e recordar com amigos e familiares! Outro uso pode ser guardar objetos colecionáveis, ou, ainda, revistas de arte, decoração e arquitetura. O que não falta é utilidade para esta peça, que dá um toque todo especial ao ambiente.

Flores para alegrar a casa

Trazer a natureza para dentro de casa é essencial. Utilizar flores na decoração da sala de estar não apenas confere beleza ao espaço, como também significa dar-lhe literalmente vida! Assim, use e abuse de flores em vasos sobre mesas de centro, mesas laterais e aparadores. Flores como as da imagem, em um arranjo da Yamagata Arquitetura,  são um toque de delicadeza que alegra e revigora o ambiente, transmitindo a todos uma sensação de bem estar e harmonia.

Qual é o elemento central da decoração da sua sala de estar?

Qual é o elemento central da decoração da sua sala de estar?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!