Projeto Apartamento Jardins MBD: Salas de jantar modernas por Ambienta Arquitetura

14 Ideias Modernas Para Decorar Uma Casa Pequena

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Morar em uma casa pequena não é problema quando o assunto é decoração. Tudo o que precisa para ter um resultado dos sonhos é pesquisar exemplos de projetos para se inspirar. Ter ideias novas é essencial para saber quais elementos, cores e texturas vão ficar melhor no espaço que pretende decorar.

Sabendo disso, esse livro de ideias tem justamente o objetivo de mostrar lindas sugestões de decoração de casa pequena e moderna, por meio dos projetos realizados pelos arquitetos de interiores da homify.

Use as imagens como referência e vá salvando as ideias que mais gostar. Se precisar de ajuda para fazer a disposição mais adequada dos móveis nos ambientes, a melhor solução é contar com o auxílio de um profissional experiente. Assim evita comprar móveis e outros elementos decorativos à toa, ou investir e depois não gostar do resultado.

​Dicas para fazer a decoração de casa pequena e moderna

Espaços reduzidos necessitam de móveis compactos e funcionais. Assim cada espaço é ocupado com beleza e eficiência. Por exemplo, ao invés de colocar um sofá grande que ocupe uma parede inteira, aposte em poltronas arredondadas para integrar os cantos e criar uma sala mais acolhedora.

Na cozinha, quando muito pequena, os móveis planejados são um investimento que vale muito a pena. Assim garante que todos os utensílios terão seu devido lugar com praticidade e organização. Também, evita móveis mal posicionados e pequenos cantos vazios por falta de encaixe.

No quarto, camas com baú embaixo ou gaveteiros ajudam a otimizar o espaço e colocar um guarda-roupas menor para melhorar a circulação no ambiente. As portas de correr no guarda-roupa também são ótima solução, modernas e que ocupam menos espaço.

Quanto às cores, não tenha medo de usar opções quentes e vivas, mesmo na decoração de casa super pequena. Só o que precisa fazer é não exagerar e manter uma cor sóbria como principal, ocupando a maior parte do ambiente.

Outro truque essencial para valorizar espaços pequenos e deixá-los com a sensação de serem mais amplos é a iluminação. Sempre que possível, deixe a luz natural entrar pelas portas e janelas. Use cortinas leves, como voil e linho. Para cozinhas, a iluminação clara no teto é essencial. Já para os quartos e áreas de estar, arandelas de parede e abajures de mesa trazem uma luz mais branda e acolhedora, sem ocupar o espaço do chão.

Essas são dicas bem simples, mas muito válidas quando quer fazer a decoração de casa pequena e moderna. Agora, veja essas e outras ideias aplicadas no projetos dos profissionais da homify e encante-se.

1. Interior de casas pequenas com divisões inteligentes de ambientes

Soluções inteligentes nunca são demais, principalmente, para casas pequenas. Nesse projeto, o balcão foi adaptado com um suporte que garante a rotação da TV, permitindo que ela seja utilizada facilmente na cozinha ou na sala de estar. Esse balcão possui funcionalidade para ajudar tanto no preparo das refeições, quanto para servi-las, além de ter gaveteiros e nichos decorativos.

2. Decoração de casa moderna com colorido elegante

Esse projeto lindo contou com o tom vibrante do tapete na cor verde e da parede lateral em tom alaranjado. O colorido de ambos os tons sobre o fundo branco trouxe uma composição ótima para deixar o ambiente mais alegre.

E o toque especial de acolhimento ficou por conta do maravilhoso efeito da iluminação, tanto pelo pendente do teto, que é uma cascata de lâmpadas, quanto pelas arandelas na parte de baixo da parede.

3. Integração de salas com arte e criatividade

Integração com a Sala de Estar: Salas de jantar modernas por Bruno Sgrillo Arquitetura
Bruno Sgrillo Arquitetura

Integração com a Sala de Estar

Bruno Sgrillo Arquitetura

Nesse projeto, a divisão dos espaços entre sala de estar e sala de jantar foi marcada por uma linda mesa com tampo de vidro. Para valorizar a decoração, elementos na cor amarela foram muito bem utilizados, como a luminária e o conjunto de dois vasos sobre a mesa, além da base da própria mesa e detalhes no tapete.

Na parede ao fundo, quadros modernos de diversos tamanhos incrementam a beleza do ambiente. Veja como o equilíbrio de cores vivas e quantidade de elementos mantêm o ambiente leve e agradável, mesmo quando é pequeno.

4. Ambientes integrados modernos com sobriedade

Projeto Apartamento Jardins MBD: Salas de jantar modernas por Ambienta Arquitetura
Ambienta Arquitetura

Projeto Apartamento Jardins MBD

Ambienta Arquitetura

Integrar os ambientes é sempre uma ótima ideia para aproveitar os espaços pequenos da melhor maneira possível. Nesse projeto, por exemplo, escolhas pontuais foram suficientes para garantir que cada ambiente mantivesse sua própria personalidade.

Na sala de estar, elementos de tons claros, enquanto na sala de jantar, conjuntos em madeira. O resultado tem a mesma pegada da ideia anterior, mas com uma decoração moderna mais sóbria, que mantém uma estética de organização e simplicidade com elegância.

5. Decorações de casas modernas com duas cores pontuais

Nessas salas de jantar e estar, a presença do elemento na cor vermelha marca a parede com intensidade e cria movimentos interessantes na decoração do espaço. A combinação com o tom marrom valoriza a elegância do projeto, com todas as características de uma decoração moderna. Escolhas ideais para ambientes com leve toque de formalidade.

6. Decoração para casa pequena com um lindo balcão-adega

Apartamento Parque Butantã - 50m²: Salas multimídia minimalistas por Raphael Civille Arquitetura
Raphael Civille Arquitetura

Apartamento Parque Butantã – 50m²

Raphael Civille Arquitetura

Charmosa e incrível, esta divisão do balcão americano para a cozinha traz nada menos do que uma linda adega embutida. A solução em marcenaria, sem dúvidas, foi fundamental para compor a beleza desse lar.

Sempre que possível um balcão que divide ambientes pode ganhar mais de uma função para o melhor aproveitamento do espaço e para agregar mais criatividade ao projeto.

7. Ideias de decoração para casa moderna com cozinha vermelha

Seguindo para a cozinha, mais um exemplo de como é possível utilizar uma cor vibrante na composição do ambiente. Veja como são muitos elementos vermelhos, porém, com piso e paredes claras para suavizar. Mesmo com elementos em preto, como as prateleiras na lateral direita, o branco ainda é a cor predominante, mantendo a atmosfera leve e agradável.

8. Cozinha moderna em branco, cinza e tom de madeira-clara

Cozinhas escandinavas por homify

Para aqueles que preferem elegância e certa discrição, essa cozinha planejada em madeira certamente vai agradar. Ela traz uma sensação de tranquilidade e organização, que mesmo sendo moderna, remete aos ares campestres.

Veja como o espaço foi muito bem-aproveitado com a bancada lateral integrada à da pia e fogão, criando um design cheio de estilo. E observe ainda a importância de uma janela grande para a entrada da luz natural. Faz toda a diferença no resultado final.

9. Estante e lareira embutidas

SDV | Estar: Salas de estar modernas por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

SDV | Estar

Kali Arquitetura

Se tem uma sala pequena, mas sonha com uma lareira bonita e elegante, aqui está um lindo exemplo de solução. A parede da janela recebeu dois móveis planejados. Um deles de madeira, com uma estante formada por nichos e um balcão embaixo da janela.

Ao lado, em granito preto, uma belíssima lareira também com nichos decorativos. O conjunto ocupa pouco espaço e deixa o ambiente muito mais completo e acolhedor.

10. Banheiro pequeno e moderno em preto, branco e cinza

Banheiros modernos por Marion Rocher
Marion Rocher

Salle de bain

Marion Rocher

A combinação atemporal em preto, branco e cinza fica muito bem em qualquer ambiente. Esse pequeno banheiro é um ótimo exemplo disso. As pastilhas de cor preta junto à banheira e teto brancos trouxe uma composição infalível para o pequeno banheiro.

O piso cinza complementa a composição, fazendo a transição entre as cores mais duras, conferindo suavidade. Vale ainda ressaltar a ótima ideia com o gabinete de alvenaria que facilita a organização do local.

11. Banheiro pequeno com móvel sob medida

Lavabo e banheiros, Maceió AL: Banheiros clássicos por Cris Nunes Arquiteta
Cris Nunes Arquiteta

Lavabo e banheiros, Maceió AL

Cris Nunes Arquiteta

Nesse outro banheiro, o desenho com prateleiras verticais foi excelente para criar um novo espaço de decoração. Outros detalhes incríveis, como o revestimento com pedras e a linda cuba em madeira também merecem destaque especial pela beleza que empregam ao espaço.

Observe, ainda, que a melhor estratégia para ampliar um banheiro pequeno, com muita modernidade, é investindo em um grande espelho. Ele duplica o efeito da iluminação, além de deixar o ambiente mais bonito.

12. Decorar casa pequena aproveitando cada espaço do quarto

Para esse quarto, as ideias voltadas a espaços pequenos estão presentes, principalmente, nos roupeiros desenhados sob medida. Veja ainda que, para sobrar mais espaço para circulação, o balcão abaixo da televisão é bem estreito e existe um recuo da parede para o encaixe desses móveis.

No caso de não haver o recuo, outra solução seria utilizar um móvel suspenso, também estreito, ou apenas a televisão na parede e as prateleiras.

13. Decoração de casa moderna utilizando as cores com inteligência

Essa dica vale para absolutamente qualquer ambiente com espaços apertados. Prefira os tons claros na decoração. Isso porque estes tons permitem que a iluminação natural seja melhor aproveitada e contribua com a sensação de aconchego do ambiente em questão.

Como você já viu em ideias anteriores, é perfeitamente possível utilizar cores quentes na decoração, desde que seja com equilíbrio. Mas se quiser um visual bem leve, é nas cores claras que deve investir, com toques mais escuros de tons neutros.

14. Decoração inteligente e criativa de quarto infantil pequeno

Por fim, um projeto criativo e divertido para o quarto infantil. O beliche desenhado em formato incomum, com diversos detalhes e temática colorida, conferiu um visual absolutamente fantástico e alegre para os pequenos. Um resultado digno de sonho.

De qual ideia você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!