Chalés e casas de madeira  por Rusticasa

Cabana Rústica E Ecológica: A Moradia Perfeita (Projeto Com Planta)

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

A construção de uma casa consome uma grande quantidade de recursos, materiais e energia. Mas para o funcionamento e manutenção de uma edificação são consumidos ainda mais recursos. Esta é uma realidade que só reforça a necessidade de projetos sustentáveis, que reduzam a pegada ambiental deste setor. Os edifícios são responsáveis por 40% do consumo de energia no mundo e por 36% das emissões de gases do efeito estufa, de acordo com a Comissão Européia. Portanto, é urgente melhorar o desempenho térmico e energético dos edifícios que construímos.     

Mas cada dia surgem mais exemplos de arquitetura ecológica. Hoje desembarcamos em Vila Nova de Cerveira, em Portugal, para apresentar o projeto de uma residência compacta com 64,23 m², que traz diversas soluções para incrementar a eficiência energética, reduzir o consumo de energia e aproveitar melhor os espaços, sem abrir mão do conforto, praticidade e da beleza. 

Confira a seguir mais detalhes e imagens desta casinha rústica de madeira espetacular, que vai despertar a sua atenção para a importância da sustentabilidade e seu desejo de viver em uma cabana compacta e ecológica. 

Rústica, ecológica e bela

Uma ponte, que vence um enorme vão com o mínimo de meios, transcende a sua função e portanto expressa algo de belo. Uma forma de uma edificação manifestar beleza é através de soluções simples para desafios complexos. Neste projeto, a cobertura da varanda, que necessitava garantir uma área sombreada, fez uso de uma rede feita de fibra vegetal para cobrir a estrutura da pérgola de madeira, expressando o mínimo de meios e manifestando portanto beleza.  

Interessado em tornar sua casa mais ecológica? Recomendamos a leitura deste artigo.

A madeira e suas vantagens

Quando o assunto é construir uma casa ecológica e sustentável, os arquitetos não hesitam em fazer uso intensivo de materiais naturais, como madeira e pedra, de preferência procedentes da mesma localidade da construção, pois isto evita a emissão de CO₂ com o transporte.

Neste projeto, a madeira desempenha o papel de protagonista, sendo empregada tanto na estrutura como na alvenaria. A vantagem do uso da madeira é que se trata de um recurso natural inesgotável, quando consideramos somente a madeira procedente de áreas de reflorestamento, e que possui alta resistência, durabilidade e um ótimo desempenho térmico.

Fora: madeira in natura. Dentro: madeira pintada de branco

Se a madeira das superfícies externas exibe sua textura in natura, nos espaços internos as superfícies da madeira foram pintadas de branco. Este contraste de acabamentos é sempre um recurso interessante para realçar a distinção entre o espaço externo e o interno. Além disto, as cores claras contribuem para a propagação da luz natural no ambiente e portanto para um melhor aproveitamento da luz natural e consequentemente para a redução do consumo de energia. Lembre-se que uma casa ecológica deve consumir o mínimo de energia, desde a sua construção e ao longo de sua vida útil.  

Grandes aberturas: soluções sustentáveis

Um estudo revelou que um edifício pode consumir ao longo de poucos anos de vida útil uma quantidade de recursos e energia muito superior a empregada na sua construção. Em outras palavras, uma residência pode representar um enorme ônus. Portanto é essencial usar soluções sustentáveis, que reduzam o consumo de energia. 

Neste projeto, além do uso de materiais que garantem o isolamento térmico, de cores claras no interior para propagar a luz natural, portas de correr generosas de vidro permitem não só a entrada abundante da luz natural como o melhor aproveitamento da ventilação natural.  

Cozinha ecológica

O reaproveitamento de materiais é objeto é uma característica de projetos sustentáveis. Além do uso da madeira, o projeto também fez uso de materiais reciclados no mobiliário e na decoração. Na cozinha, os armários foram confeccionados com caixotes de madeira, feitos a partir do reaproveitamento de paletes. A escala e a organização do espaço garantiu que todos os acessórios estejam ao alcance dos moradores, agregando conforto e praticidade.

Cozinha: utensílios à mostra

O estilo rústico da cozinha é evidenciado pelos caixotes de madeira e pelos utensílios da cozinha, que ficam à mostra e servem também como objetos decorativos. 

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Suíte: decór rústico

Ter uma casa compacta e ecológica não significa abrir mão da praticidade. O dormitório conta com armários embutidos que otimizam o uso do espaço. Na decoração o destaque fica por conta dos móveis antigos e peças feitas com materiais reciclados, como os criados-mudos feitos também de paletes de madeira. 

Banheiro

No banho a área do chuveiro foi isolada através de uma parede de tijolos de vidro, que contrasta com as paredes de madeira com acabamento natural, realçando o seu estilo rústico e contemporâneo. 

Prateleiras para armazenar as toalhas

Em espaços pequenos, é fundamental empregar soluções que aproveitam melhor o espaço. No banho prateleiras superiores de madeira servem para armazenar objetos, como as toalhas de banho, agregando funcionalidade ao ambiente. Além da prateleira, a porta de correr também proporcionou uma melhor utilização do espaço.

Área de lazer sustentável

Neste projeto tudo foi aproveitado com o objetivo de impactar o menos possível o meio ambiente, com destaque para o reaproveitamento de materiais e objetos. 

A piscina foi constituída pela reciclagem de um container marítimo de aço. O deck de madeira que circunda a piscina por sua vez foi feito com o reaproveitamento de paletes de madeira. 

A planta da residência

  por Rusticasa

A residência está organizada da seguinte forma: cozinha, sala de estar/jantar, dormitório, banho e terraço (ou varanda), que totalizam uma área de 64,23 m². 

Você gostaria de viver em uma casa ecológica? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!