Estilo escandinavo: simples e chic

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O estilo escandinavo de decoração é de uma simplicidade sem tamanho. Ele se sustenta no uso da madeira e dos tons neutros, como branco, cinza e nude. As composições comportam a mistura de clássicos e modernos ou, ainda, vintage. 

Tudo tem que transmitir limpeza, clareza, delicadeza, suavidade, serenidade. O estilo foi criado nos países escandinavos como a Suécia, a Dinamarca, a Noruega e a Finlândia e pretende manter o ambiente claro e simples, mas com toques de aconchego. Por isso, embora as cores não façam normalmente parte do estilo, elas podem aparecer ocasionalmente aqui e ali, em detalhes expressivos.

Geralmente, é a decoração de casas de madeira, às vezes com fachada colorida, e de preferência com um jardim deslumbrante no entorno. Varandas e sacadas fazem parte da estrutura dessas casas. A luz natural é muito valorizada através de janelas amplas, que contam com persianas delicadas. 

Usar almofadas estampadas, livros e plantas ajuda a quebrar o branco de forma suave. Este estilo também recorre a elementos levemente envelhecidos. Móveis modernos de design simples são o centro da decoração escandinava, que também cultiva um ar de acabado de se mudar, com quadros apoiados no chão e lâmpadas simples, penduradas apenas por um fio.

Cerâmicas e vidro também entram na equação, bem como materiais naturais como lã, linho, madeira e pedras. Aprenda um pouco mais sobre esse estilo especial de decoração e encante-se com um jeito diferente de viver a vida.

Hall de entrada

Corredores e halls de entrada  por Elfa Deutschland GmbH
Elfa Deutschland GmbH

Mehr Helligkeit im Eingangsbereich

Elfa Deutschland GmbH

Uma casa em estilo escandinavo tem linha puras e suaves. O hall de entrada vai revelar isso de primeira: muito branco nas paredes e teto, porta de madeira clara combinando com a escada no mesmo material simples e leve. O piso, também de madeira clara, traz aconchego ao ambiente e torna o espaço limpo e claro. Algumas poucas peças de mobiliário, em branco ou em material natural, dão ainda mais charme a um ambiente banhado de luz natural. Janelas de vidro de cima ao teto ajudam a entrada da iluminação de fora e deixam o espaço clean. Repare que não há cores vibrantes, nem exageros na decoração: o objetivo é ser minimalista mesmo, com bastante espaço para circulação. uma exceção pode ser feita a alguns vasos com plantas verdes, que dão mais vida a um hall de entrada suave e luminoso. 

Sala de estar

Apartamento Campo de São bento: Salas de estar escandinavas por Muniz e Gaby Interiores
Muniz e Gaby Interiores

Apartamento Campo de São bento

Muniz e Gaby Interiores

A sala de estar também acompanha a paleta de cores em tons neutros do estilo escandinavo. Em um projeto brasileiro da Muniz e Gaby Interiores, uma concessão foi feita aos grandes painéis coloridos de maneira delicada, mas o resto do espaço prima pela observância dos detalhes essenciais do estilo escandinavo. Piso de madeira clara, cortinas claras, sofá em tom cru e linhas retas, muito confortável e aconchegante, luminária de piso com estrutura em madeira e cúpula clara, móveis acessórios em tons de branco ou bege. Sem falar da organização e limpeza no espaço extremamente suave, onde a iluminação artificial também é discreta.

Sala de jantar

Nesta sala de jantar intimista, o espaço conta com paredes na cor cinza, complementando a divisória em madeira clara. A mesa de madeira em linhas retas e simples tem tampo em tom diferente das pernas da mesa, que parecem feitas em material envelhecido. Não existe uma exigência de simetria na distribuição das cadeiras, que se dividem em cadeiras brancas com pés de madeira, em um design moderno, e banquetas de madeira com assentos de tecido claro. A mesa é ornada com pequenos vasos de plantas, que dão um toque suave ao conjunto, enquanto a mesa é servida por uma luminária de metal preto, outro acessório comum no estilo escandinavo.

Cozinha I

Cozinhas escandinavas por Anna Clark Interiors
Anna Clark Interiors

Яркая индивидуальность в типовой квартире

Anna Clark Interiors

Àqueles que têm uma casa pequena ou um apartamento de proporções reduzidas, o estilo escandinavo também se adapta às suas necessidades. É o caso desta cozinha integrada com a sala de jantar, em que uma ilha central serve de bancada para duas pessoas. Novamente aqui, o branco impera, junto com o cinza azulado que marca a bancada da pia e de apoio, assim como a ilha . As banquetas têm estrutura de madeira muito clara, que contrastam com os assentos azuis-escuros. Na parede ao fundo sobre a bancada da cozinha, um painel moderno proporciona ligeiros toques de cor. Já os quadros ao lado da porta se destacam pela monocronia. Importante notar nesse ambiente é o lustre moderno de vidro e formas irregulares, que dá personalidade ao espaço.

Cozinha II

Cozinha Integrada: Cozinhas escandinavas por fpr Studio
fpr Studio

Cozinha Integrada

fpr Studio

Já esta cozinha ampla é marcada por uma parede e uma bancada longa inteiramente brancas, que transmitem leveza e limpeza. Em contraponto, uma ilha em cinza escuro traz solidez ao ambiente, que conta ainda com um piso insólito, em ziguezague, nas cores preto branco, bege e creme. O piso por si só transforma um ambiente que seria monótono em um ambiente dinâmico, com muito movimento. E novamente, os elementos básicos do estilo escandinavo estão mantidos de forma elegante e, ao mesmo tempo, simples. 

Quarto de casal

Este quarto de casal em estilo escandinavo optou por incorporar elementos clássicos, como o lustre com pequenas cúpulas e o grande espelho prateado de formas sinuosas. A cama cinza mantém as linhas retas, puras e simples, com roupas de cama claras e delicadas. Os quadrinhos iguais sobre a cabeceira dão um toque romântico, mas sem se exaltar. O baú aos pés da cama, em madeira pintada de cinza, apresenta um leve toque de cor, com o estofado amarelo claro. O tapete claro proporciona leveza a todo o ambiente e destaca os tons cinzentos dos móveis.

Banheiro

O banheiro em estilo escandinavo é discreto e até sóbrio, dependendo do revestimento usado. No exemplo acima, o banheiro tem um deck de madeira clara, banheira em mármore claro, bancada da pia em mármore castanho. As linhas retas e simples estão por toda a parte e a iluminação é planejada para dar um toque suave ao ambiente. Outros materiais que poderiam ser usados são o cimento queimado, o concreto, os azulejos cinza ou branco. Alguns toques de branco nas paredes e nos detalhes quebram a sisudez dos tons fechados. O importante no estilo escandinavo é a praticidade, aliada ao conforto e ao aconchego. E isso vale para todas as áreas da casa. Para outras dicas sobre o estilo escandinavo, leia este artigo.

O que você mais gosta no estilo escandinavo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!