Casa divertida e familiar

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O Japão é um país de uma cultura riquíssima, porém enigmática, já que apesar da nossa convivência de mais de um século ainda não compreendemos toda as nuances e significados de sua cultura peculiar. Consequentemente, a arquitetura e os espaços habitáveis japoneses também se diferem bastante dos nossos. Além da simplicidade e coesão, os espaços habitáveis japoneses costumam se interligar, se justapor e se fundirem. Esta forma peculiar de organização espacial representa justamente a compreensão japonesa do mundo.

Homify desembarca hoje no Japão para apresentar o projeto de uma casa divertida e familiar, que expressa a maneira peculiar e sintética com a qual os japoneses lidam com os espaços construídos e com o mundo dos sentidos. A Casa Shinmachi, projetada pelo estúdio japonês Tabata Sekkei, é aparentemente contemporânea e composta de linhas retas, volumes puros e materiais discretos, como o revestimento em madeira do pavimento superior. No entanto, o interior da residência é completamente único e inovador, proporcionando aos moradores não apenas ambientes otimizados, mas também espaços integrados, aconchegantes e que estimulam a convivência familiar e o exercício de brincar.

Curioso para desfrutar os encantos e o clima familiar e divertido de uma casa japonesa sensacional? Então confira a seguir mais detalhes e imagens surpreendentes desta residência contemporânea singular e cheia de encantos e surpresas. Impossível não se inspirar e não se deslumbrar com esta casa feita para promover a infância e a alegria de toda a família.

Fachada principal

Casas de esquina são sempre diferenciadas pelo fato de possuírem duas frentes e portanto duas fachadas principais e um contato maior com a rua e com o contexto urbano. Esta residência não difere tanto das construções vizinhas, mas tampouco expressa traços explícitos da tradição arquitetônica japonesa. O que predomina é o estilo moderno das suas fachadas frontais, que apresentam linhas retas e uma justaposição de prismas, com aberturas distintas e revestidos de materiais distintos. O toque de tradição é dado pelo revestimento em madeira, que contrasta com as superfícies brancas externas predominantes.     

Uma caixinha de surpresas

Visto de fora, a residência parece muito maior do que é. Isto não significa que os espaços sejam pequenos, já que os japoneses sabem como ninguém otimizar espaços. Portanto, se externamente a edificação se apresenta como um volume robusto e maciço, seu interior se revela compacto e com vazios internos, que exercem funções distintas, mas que garantem o conforto e o bem estar dos moradores. No interior da residência, um segundo volume revestido de madeira simboliza a complexidade da sua organização espacial, como se no interior de cada ambiente, numa escala decrescente, um novo volume e um novo ambiente coexistissem, causando sempre surpresa e estimulando uma percepção mais apurada das coisas e do mundo.

Cozinha

Em cada ambiente, temos uma percepção diferente da residência e de sua espacialidade. Conforme mudamos de posição, descobrimos algo diferente e nossos sentidos são constantemente desafiados. Na cozinha, é possível cozinhar enquanto observamos e interagimos com quem está na sala de estar e na sala de jantar, que são integradas. Isto estimula a convivência familiar e torna o espaço mais agradável. A cozinha é externamente revestida de madeira, mas em seu interior predominam as superfícies brancas. O toque de cor é dado por acessórios como o tapete vermelho e utensílios domésticos. Já na sala de jantar as cadeiras sortidas e coloridas dão um toque de descontração e alegria ao ambiente.

Sala de estar

A otimização espacial é algo intrínseco na arquitetura japonesa. E eles têm muito a nos ensinar neste campo. A sala de estar é marcada pela ampla abertura horizontal, pelos elementos estruturais de madeira aparentes, que contrastam com a transparência do vidro, e pela otimização espacial. Na sala de estar, um único móvel disposto ao longo de todo o comprimento do ambiente libera o espaço para a circulação e para organização do layout, que conta com um sofá em forma de L e com uma mesa de jantar.  

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui.

Quarto das crianças e muito mais

Quem possui filhos ainda pequenos sabe a quantidade inesgotável de energia destas crianças. Portanto é fundamental que a própria residência, o universo mais familiar da criança seja um espaço acolhedor, mas ao mesmo tempo lúdico e divertido. Os japoneses obviamente sabem disto. Neste dormitório, além da preocupação com o aproveitamento do espaço, o projeto preocupou-se em fazer do ambiente um ambiente estimulante e lúdico. O quarto é muito mais do que o lugar de repouso das crianças, é um espaço desafiador e lúdico, que o convida a descobrir um mundo cheio de possibilidades e aventuras. A brinquedoteca situada no pequeno mezanino liberou o espaço para acomodar dois colchões. Além disto, as crianças podem escalar a parede.

Para saber como decorar um quarto infantil masculino, leia este artigo.

Pátio interno

Esta casa pode muito bem ser comparada a uma caixa de surpresas. Robusta por fora, seus espaços internos compactos se explicam pela necessidade de se criar espaços abertos destinados à recreação das crianças e à captação da luz natural. Este pátio interno serve para capturar a luz natural para o interior da residência e também como palco para a brincadeira das crianças.

Jardim de inverno

Para os japoneses, a casa é uma representação, em escala reduzida, do mundo exterior. Portanto, ao experimentar a espacialidade da sua própria casa, as crianças experimentam o mundo. Neste caso, faltava ao projeto uma representação da natureza. Portanto, o projeto criou também um jardim com pedras, bambus, água e peixes, para proporcionar aos moradores, adultos e crianças, o contato prazeroso com a natureza. O lago de peixes com uma pequena ilha composta de pedras e bambus é um dos destaques da residência e um dos lugares preferidos da criançada.

De que forma esta casa familiar divertida te inspirou? O que você mudaria na sua casa inspirado neste projeto? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!