Como decorar salas integradas com a cozinha

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Juntos e misturados. Ou, melhor. Juntos e organizados. Apartamentos em grandes cidades poderiam adotar este lema. Ou parte dele. Misturados ao longo do horizonte cercado de concreto das grandes e médias cidades, s construções cada vez mais se espremem em tamanhos menores, fazendo com que os espaços dos cômodos sejam também cada vez mais apertados. Para encontrar soluções que deem um pouco mais de respiro para os moradores, os arquitetos e engenheiros têm buscado soluções com os cômodos integrados, optando por pequenos balcões separando a mesa e a cozinha e, assim, deixando que o próprio morador encontre a melhor forma de organizar o ambiente conforme o seu próprio estilo. 

A ideia de decorar de forma integrada tem como principais vantagens a possibilidade de os moradores e visitantes interagirem totalmente pelos diferentes ambientes. Sala e cozinha estão em grande proximidade, com poucas barreiras entre si. A visão e a interação é praticamente 360º. As salas devem aproveitar bem os espaços próximos às janelas, fazendo com que os conjuntos de sofás cerquem o ambiente de forma inteligente e bem organizada. Ao lado, a sala de jantar pode ganhar espaço por meio de conjuntos de mesas e cadeiras, com uma decoração que pode utilizar principalmente de luminárias para marcar o ambiente. O espaço deve ser visível tanto da sala de estar quanto da cozinha, com um espaço mínimo de 90 cm. dos móveis próximos para um deslocamento mais confortável. A cozinha pode utilizar bancadas de granito ou mármore que servirão como mesa de apoio e local para plantas e temperos. É importante que os móveis sejam organizados de forma a deixar cada espaço bem marcado, assim, o ambiente mesmo que integrado dará mais personalidade a cada cômodo.

Cores, elementos decorativos, TV e eletrodomésticos também devem ser deixados estrategicamente para reforçar a identidade de cada espaço. Para a cozinha, cores mais vivas poderão dar personalidade e independência. Deixe as cores mais sóbrias para a sala de estar e evite somar elementos decorativos semelhantes entre estes dois cômodos. A ideia é sempre que, mesmo integrado, cada ambiente tenha sua personalidade própria. Em cada imagem abaixo, poderemos exercitar as ideias criativas para que estas sejam utilizadas em seu próprio espaço. E em cada sugestão, a certeza de que ter bons profissionais por perto sempre faz toda a diferença.

Por isso, convidamos você para vir conosco e aproveitar ao máximo cada uma das ideias selecionada abaixo. São sugestões que utilizam perfeitamente os cômodos integrados em um mesmo ambiente, oferecendo muita criatividade e personalidade através de grandes profissionais. Aproveite e inspire-se! 

Sala de estar + jantar

A proximidade da sala de estar com a sala de jantar pode ser trabalhada de maneiras muitos diferentes. Uma delas é utilizar os sofás como divisores entre um ambiente e outro. Ao posicionar os conjuntos de costas para a sala de jantar, você cria uma sensação de independência do local. Neste projeto do escritório Sesso e Dalanezi, de São Paulo (SP), percebemos que o posicionamento da sala de jantar aproveita perfeitamente o alinhamento dos sofás com a TV. Útil e bem organizado. 

Aproveitando o espaço central

Para este projeto da Haus Brasil Arquitetura e Interiores, de São Bernardo do Campo (SP), a opção foi por aproveitar a integração de forma a deixar o espaço central da sala de estar e jantar em um equilíbrio perfeito. A ideia de colocar poltronas ficou excelente e caracteriza de forma inconsciente a individualidade no cômodo. As cores sóbrias do espaço são excelentes no tom de elegância do espaço. 

Espaço em L

Alguns ambientes têm uma integração em L. Ou seja, a cozinha fica um pouco mais na lateral, planejada em uma abertura lateral no desenho do apartamento. Neste lindo projeto do escritório Cavalcante Ferraz Arquitetura e Design, de São Paulo (SP), a decoração trouxe a combinação de cadeiras de cor escura tanto na sala de jantar quanto na cozinha, o que beneficiou a identidade do local. A mesa centralizada é o ponto de interação entre sala e cozinha, sendo o local perfeito para as reuniões sociais rotineiras do lar. 

Utilizando cores

Sala de Jantar Integrada: Salas de jantar modernas por fpr Studio
fpr Studio

Sala de Jantar Integrada

fpr Studio

As cores têm o poder de marcar os ambientes. Com elas é possível delimitar espaços e criar identidades, ainda que os espaços estejam muito próximos uns do outro. Neste projeto muito bem planejado do escritório RPA| Ravaglia & Philot Arquitetura, do Rio de Janeiro (RJ), a utilização de revestimento cerâmico que imita pedras em tons amarelos na parede lateral da sala de jantar, traz a soma perfeita com uma das cadeiras deixada na mesma cor – ideia perfeita para marcar o ambiente. 

Para sonhar

Este é um daqueles projetos que nos fazem sonhar acordados com as belezas da arquitetura. A confiança em bons profissionais sempre trará excelentes resultados na decoração do lar. Este, assim como os outros projetos vistos neste artigo, traz um planejamento especial. A soma de todos os ambientes do lar em uma mesma área integrada trouxe a ideia de utilizar cores e formas geométricas na cozinha planejada. A riqueza de peças finamente espalhadas pelo lar é outro detalhe incrível deste projeto do arquiteto Dalton Vidotti, de Curitiba (PR). Uma ideia deslumbrante e de um planejamento ímpar.

Utilizando a parte inferior da escada

Aproveitar os corredores é uma ideia que sempre trará muito equilíbrio na decoração do espaço. Deixar os móveis alinhados poderá reforçar a ideia de um planejamento simétrico no lar. Cadeiras, mesas e sofás são as chaves deste segredo que você poderá facilmente utilizar. Neste projeto, a Mandril Arquitetura e Interiores, de São Paulo (SP), trouxe um excelente desenho para a cozinha ao aproveitar o espaço deixado embaixo da escada. Neste vão, os eletrodomésticos foram posicionados e ficam praticamente invisíveis no ambiente planejado. Um resultado prático e inteligente. 

A elegância da madeira

A madeira é um elemento que facilmente será combinado com outros tons decorativos. Quando soma com a cor branca em um ambiente integrado, a decoração com elementos de madeira traz ao ambiente a sensação de conforto, aconchego e calma. E é isto o que sentimos ao observar mais um projeto incrível com a decoração da dupla de arquitetas Claudia Albertini & Chris Silveira, de São Paulo (SP). Um projeto maravilhoso com a excelente utilização da madeira em diversos elementos que integram os três ambientes do espaço. 

Espaços pequenos

Para espaços reduzidos, a integração dos ambientes é a melhor escolha. Desta forma podemos ampliar os ambientes que seriam diminutos em sua origem. Neste lindo apartamento decorado pela arquiteta Camila Chalon, de Porto Alegre (RS), a utilização de um grande espelho somou mais profundidade aparente à sala, assim como as luminárias e lâmpadas mais fortes melhoram o conforto de locais apertados. Uma linda e fina composição. 

De qual ideia você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!