Tendência: quadros decorativos para a sala

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

Os quadros são artigos decorativos que colaboram para dar um up no visual dos ambientes. Inclusive, demarcam o estilo do lugar ajudando os moradores com questões funcionais como a acústica ou mesmo contribuindo para o humor de quem partilha o recinto. Entretanto, é preciso que esteja condizente com o temática do cômodo que você pretende decorar com esse recurso. 

A pintura surgiu na pré-história quando os homens das cavernas faziam as pinturas rupestres.Ou seja, nome que se dá às mais antigas representações pictóricas conhecidas, surgidas no Período Paleolítico, gravadas nas paredes de cavernas, rochas, etc. A arte sempre teve lugar na vida do homem, desde o início da civilização, não apenas em termos de pintura, mas em diversas vertentes como esculturas com cerâmicas, pedras, marfins ou metais além de gravuras. 

Os primeiros indícios de obras pintadas sobre telas datam do século VII, embora o seu apogeu tenha se dado na Itália, em meados do século XV, mais precisamente em Veneza. São diversas as obras produzidas ao longo da história em que se utiliza a pintura à óleo. O melhor exemplo é a “Monalisa”, pintura de Leonardo da Vinci, pintada a óleo sobre madeira, entre os anos de 1503 e 1507. Assim como a também famosa obra “A última ceia”, do mesmo autor, “As meninas” e “Retrato do Papa Inocêncio X”, de Diego Velázquez, e até mesmo obras contemporâneas como os expressionistas “O grito”, de Edvard Munch, e “Noite estrelada”, de Van Gogh.

Todavia, os quadro não precisam necessariamente serem pinturas famosas ou feitas sobre óleo seja em tela ou madeira. Pendurar quadros de artes diversas como pinturas, gravuras, fotografias ou desenhos, com certeza elevam o décor do cômodo da sua casa no qual a peça for instalada. Assim, a homify traz esse livro de ideias com dicas e recursos sobre como instalar quadros nas paredes da sua sala de estar e deixar esse lugar cheio de estilo e na moda. Confira nossas sugestões e fique por dentro dessa tendência incrível para deixar o visual do seu lar cheio de charme. 

1. Eclético

Cobertura Leblon : Salas de estar ecléticas por Escala Arquitetura
Escala Arquitetura

Cobertura Leblon

Escala Arquitetura

Nesse espaço, a decoração predominante e a eclética, ou seja, um estilo que engloba elementos de diferentes tendências. Assim, não existem padrões, regras ou expectativas na hora de conceber um cômodo que segue essa linguagem. Pode por vezes, parecer um pouco poluído, mas faz parte dessa concepção de design de interior. Muitos quadros de diferentes formatos e temáticas invadiram essa sala de estar. Entre fotos artísticas ou molduras com fotografias de família, o ambiente dispõe artigos pendurados ou apenas encostados na parede, apoiados nos moveis ou na prateleira superior. Destaque para os dois adornos na mesa de centro que acomodam oito cards com obras de arte.

3. Com paisagens

O espaço moderno e clean, contem um conjunto de quatro quadros de paisagens que se complementam e combinam com o décor mais sutil. Para outras ideias de salas de estar, itens de decoração e livros de ideias confira o site da homify que tem uma material variado, diversificado e antenado sobre o mundo do design de interiores e decoração para facilitar suas escolhas e ajudar na hora de você optar pelo visual adequado ao seu lar. 

2. Quadros com dizeres

Descolados, os quadros com frases legais estão invadindo os ambientes. Criativos, podem conter citações de livros, filmes ou até desenhos animados. Nesse cômodo super trend, o grande destaque fica por conta da iluminação que reflete a parede vermelha ao fundo. Além disso, almofadas com trechos escritos também combinam com os quadrinhos pendurados. 

4. Peça grande

Um único quadro acima do sofá, sem moldura, e o exemplo do décor dessa sala de estar minimalista e moderna. Em contraponto com a prateleira no estilo bauhaus, que busca uma linguagem visual funcionalista despojada de ornamentos, em relação direta com a estética industrial e alinhada com vanguardas artísticas, como o Cubismo e o Abstracionismo, traz o elemento contemporâneo no espaço. 

5. Recostado

Projeto Amauri: Salas de estar modernas por Suite Arquitetos
Suite Arquitetos

Projeto Amauri

Suite Arquitetos

A concepção desse décor prioriza a integração de ambientes light, com cores e peças pontuais modernas. Assim, o quadro encostado na parede e no chão, ao lado do aparador, fica despretensiosamente parte do cômodo mas acaba destacado. Originalidade e primor deixa o espaço um luxo, principalmente pelos detalhes. Menos furos na parede e com certeza diferente. 

6. Preenchendo a parede

A concepção desse espaço foi idealizada pela equipe de Bruno Sgrillo Arquitetura e traz uma parede preenchida com quadros incríveis com uma temática parecida. A integração das Salas de Estar e Jantar, Varanda e Jardineira interna com certeza é valorizada com esses adornos em forma de pintura a óleo com molduras. Dependendo do quadro, do desenho ou moldura, obras com a mesma estética com certeza denotam personalidade para o morador da casa. Por fim, uma paleta concisa que harmoniza com o restante do espaço adiciona unicidade. 

7. Sem moldura

Cobertura Leblon : Salas de estar ecléticas por Escala Arquitetura
Escala Arquitetura

Cobertura Leblon

Escala Arquitetura

O diferencial desse quadro de pintura a óleo com cores vibrantes e a ausência de moldura. Alem disso, a cor do quadro combina com outros adornos de decoração do espaço. Eclético e cheio de nuances o quadro fica evidente no cômodo com a cadeira espreguiçadeira, ideal para tarde de descanso. 

8. Quadro + esculturas

O espaço moderno, na verdade ganha outro patamar com quadros emoldurados de peças clássica de gesso e esculturas que lembram o estilo arquitetônico da Grécia antiga. Assim, a parede com textura ganhou outra dimensão com esse artigo e um diferencial primoroso que harmonia com o restante dos elementos dessa sala de estar. 

9. Obra de arte

Nesse exemplo, o quadro acaba por ser também uma peca artística moderna e arrojada em 3D. Assim, o ambiente com linguagem de decoração tropical ganhou um elemento lúdico e cheio de estilo para deixar o visual dessa sala de estar mais contemporâneo. A beleza aqui é mais estética do que funcional, entretanto, não deixa de ser imprescindível. 

10. Preenchendo a estante

Projeto Amauri: Salas de estar modernas por Suite Arquitetos
Suite Arquitetos

Projeto Amauri

Suite Arquitetos

Quadros que formam um mural em prateleiras que constituem uma estante são uma solução interessante para criar padrão, fugir dos buracos e inovar na decoração. Esse tipo de composição artsy causa uma impressão mais sóbria, de que os moradores são inteligentes e perspicazes. Com a mistura de livros e itens nerd, com certeza o décor da sala de estar fica elevado a um estigma poderoso e cheio de sabedoria. 

Qual ambiente você mais se identificou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!