Quarto de casal: 10 ideias para um quarto de capa de revista

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Riviera Apartment, Staging Factory Staging Factory Quartos minimalistas
Loading admin actions …

Olá, casais! Estão por aí? Vão renovar o vosso quarto ou começar uma vida a dois? Então, este artigo é para vocês!

É no quarto que encontramos a nossa privacidade, é lá que deixamos as nossas horas de sono e descobrimos a nossa paz. Estas são razões suficientes para planearmos bem a sua decoração, ainda que a divisão não esteja à vista de todos. Neste artigo, focamos-nos em quartos de casal. Sabemos que nem sempre é consensual escolher uma decoração que agrade a ambos. Assim, optem por uma área singela com elementos diferenciadores que reflictam a vossa personalidade. Tornem-no convidativo e romântico, façam dele um espaço onde se possam alhear da agitação quotidiana. Inspirem-se nas dez imagens que se seguem!

Candeeiros suspensos

Os candeeiros suspensos com formas geométricas são as jóias deste quarto e as peças que sobressaem nesta decoração num suave e minimalista branco. Substituem o tradicional candeeiro de pé na mesinha-de-cabeceira, poupam espaço e emprestam individualidade à divisão que, ainda assim, prima pela simplicidade sem, com isso, perder o carácter.

Têxteis de qualidade

Use bons têxteis na sua cama. Torne-a acolhedora, digna página de revista, com tecidos de qualidade, se o seu orçamento assim o permitir. Os lençóis em algodão egípcio e Pima Cotton são conhecidos como os melhores do mundo por terem uma fibra comprida e, por isso, duradoura. São caros – é certo – mas pode ter a certeza de que a suavidade e o conforto dos têxteis da sua cama influenciam a qualidade do seu descanso. Prefira fibras 100% naturais em detrimento de tecidos sintéticos. Compre menos, mas compre melhor. E durma melhor também.

Cómoda como mesinha de cabeceira

“A cómoda como mesa-de-cabeceira? Que estranho!”, estará você a pensar. De facto, é pouco usual. Mas diga lá se não fica bem? Não há nenhuma lei universal para a disposição de móveis num quarto e a sua cómoda pode, perfeitamente, servir o propósito de mesa-de-cabeceira. Neste caso em particular, a superfície espelhada confere-lhe uma elegância e leveza que funcionam em termos de proporção relativamente à cama. Não tem, porém, que colocar uma cómoda de cada lado. Brinque com os tamanhos. De um lado, ponha uma cómoda e, do outro, uma mesinha-de-cabeceira mais pequena. Assegure-se de que partilham um elemento que as unifique em termos de estilo para que não se perca a harmonia.

Divida os espaços

Esta imagem traz uma boa solução no que toca a dividir espaços. Se a sua área de trabalho fica no seu quarto separe-a da sua cama. São dois mundos distintos que não se devem misturar. Trabalho é trabalho. Sonhos são sonhos. Certo? Também pode ter um trabalho de sonho, mas isso já é outra conversa. Neste quarto, em Praga, a secretária e a cama estão separadas por estantes e portas de correr que trazem conforto, aconchego e privacidade. Se preferir, recorra a uma cortina.

Chamamos, igualmente, a sua atenção para o facto de a cama se encontrar suportada numa espécie de pedestal na mesma madeira do chão, criando um desnível, engenhosamente aproveitado para acomodar livros. 

Cores exuberantes

homify Quartos mediterrâneos

As cores evocam um estado de espírito. É assim na moda, é assim na decoração. Antes de decorar um quarto, pergunte a si mesmo como se quer sentir lá. Prefere tons neutros e suaves ou, pelo contrário, cores exuberantes e alegres? Que cores criarão uma atmosfera mais favorável ao seu descanso? Vive numa casa de praia, de campo ou de cidade? Na imagem, da ROSA PURA, o quarto aparece pintado num fresco verde menta. No entanto, repare que todos os móveis são brancos e o único apontamento de cor, para além das paredes, está nas almofadas e no tapete o que resulta num quadro harmonioso com agradáveis contrastes.

Uma sala de estar dentro do quarto

Este quarto prolonga-se para uma pequena sala de estar. Quantas vezes quis estar no quarto sem estar na cama? Quantas vezes suspirou por um recanto de fuga, relaxamento, reflexão e privacidade? Por uma sala de estar sem estarem todos, um compromisso entre o espaço-casa e o espaço-seu? O Quarto Havana, de um loft em Sintra, reúne essas características. Envolvidos em cores serenas que convidam ao lazer e à serenidade, estão um pequeno sofá, uma mesa de centro e – o nosso elemento preferido – uma cadeira em meia-lua suspensa como um baloiço, ideal para se perder nas páginas do seu livro preferido.

Aproveitar espaços pequenos

Fica no Chiado este pequeno e esquinudo quarto decorado pela Home Staging Factory. À primeira vista,
a parede não parece propícia ao encosto de uma cama, mas reparem na forma inventiva com que se tirou partido dela. De um dos lados, colocou-se uma prateleira que, ocupando o espaço entre a parede e a cama, serve como mesinha-de-cabeceira que, por estar num nicho, abriga e dá destaque a bonitos elementos decorativos como é o caso da jarra com flores ou do quadro. Uma assimetria deliciosa.

Aproveitamos, ainda, para lhe deixar outra sugestão. Os radiadores do aquecimento têm tanto de útil como de feios. É inestético tê-los à vista. Neste quarto, o aquecimento aparece tapado, criando um parapeito e até zona de apoio para a janela. Melhor assim, não concorda?

Uma cabeceira de cama original

A cabeceira desta cama é incomum. Forma-se pela via de tábuas em madeira dispostas na horizontal. Parece-nos um pormenor em jeito DIYDo It Yourself – muito interessante e acessível a quase todos os orçamentos. Este é um exemplo entre muitos. Pode refrescar a decoração do seu quarto mudando apenas a cabeceira da cama. Com elementos naturais como é o caso da imagem, com papel de parede, com quadros, com espelhos, com material que sobrou das obras da sua casa – portas, portadas ou tabiques – que pode restaurar e dar outro propósito ou com uma tapeçaria. Vá até onde o levar a imaginação.

Desligue-se

Diz quem sabe que a área em torno da cama deve estar organizada. Desconecte. Arrume a roupa, desligue os aparelhos, deixe longe os papéis de trabalho. Agora sim, pode dormir em paz. Afaste tudo o que o distrai, tudo o que causa caos. Pode colocar as coisas dentro de caixas ou gavetas para não estarem à vista. Nesta linda mesinha-de-cabeceira espelhada, há apenas um candeeiro. Tão simples, tão bonita. Pode, também, decorá-la com velinhas, uma graciosa caixa de joias ou um despretensioso arranjo de flores.

Quadros que inspiram

O quarto é um bom sítio para expor quadros que evoquem alguns dos seus mantras. Nada como começar o dia com uma boa dose de motivação que nos vá fazendo cócegas na mente quando ela desespera. Para além disso, uma parede cheia de quadros é sempre uma boa ideia decorativa. Mesmo desalinhados, mesmo com molduras diferentes e conteúdos também. Afinal de contas, “we don’t like perfect”.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista