SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como escolher o colchão adequado para a cama?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Uma noite de sono agradável é o mínimo que pode se pedir. O sono é essencial para uma rotina saudável, mas para muitas pessoas isto não é uma condição tão simples. Alguns fatores como conforto, nível de estresse e temperatura ambiente podem influenciar diretamente na hora de dormir. No entanto, uma das primeiras questões a serem avaliadas é se o seu colchão é adequado para seu corpo e para a sua cama.

Muitos modelos e marcas de colchão estão disponíveis no mercado. As variedades de materiais, espessuras e acabamentos podem ter diferentes efeitos no seu sono e nas suas costas. Além de tudo, é importante verificar se eles funcionam para o estilo de cama que você possui.  Um bom colchão funciona de modo a apoiar o seu corpo em uma posição neutra, de maneira que a sua coluna fique em uma boa curvatura e sua cabeça fique alinhada de forma correta para não se tenha dores no dia seguinte. Desta maneira, o sono pode ser tranquilo e o corpo pode ter o descanso necessário após um dia de trabalho árduo. 

Escolher o colchão perfeito para o seu quarto pode ser uma tarefa não tão simples, mas se você seguir as nossas dicas tudo vai ficar mais prático e você vai fazer a escolha certa. Confira o post completo!

Entenda qual colchão é bom para suas costas

Quarto  por Boa Safra
Boa Safra

Cama Dossel

Boa Safra

Se você acorda todas as manhãs com dores nas costas ou na região lombar que passam após 30 minutos, tem grandes chances de você estar dormindo em um colchão que não é adequado para as suas costas. O colchão correto é aquele em que não se sente nenhuma pressão, quase como se estivesse flutuando no ar ou boiando na água. No momento da busca por um colchão novo, especialistas sugerem que se teste a peça na loja. É indicado fazer um teste onde se passa cerca de 10 minutos deitado na posição em que se dorme diariamente. Quanto mais fiel a posição de dormir você simular, mais fácil vai ser descobrir qual é o colchão adequado para você.

Avalie seu orçamento

Não há nenhuma relação direta na maioria dos casos entre o preço e o conforto oferecido pelo colchão. No entanto, especialistas sugerem testar melhor os colchões com preços muito baixos para se verificar a qualidade dos materiais utilizados em sua confecção. Se a peça não possuir revestimento ou molas o suficiente para proporcionar o suporte adequado, é provável que se acorde com dores musculares após o uso do mesmo. Normalmente, os colchões de espuma são mais baratos devido a simplicidade de sua matéria prima. Os colchões de mola interna são mais utilizados pois podem se adequar ao formato do corpo, oferecendo conforto para as costas.

Macio ou rígido?

A escolha entre um colchão macio e um rígido vai depender do seu tipo de sono e do seu estilo de corpo. Se o colchão for muito firme, ele vai empurrar os principais pontos de pressão e pode levá-lo para fora do alinhamento correto. Se ele for muito macio, os pontos de pressão não serão devidamente apoiados. Então, toda sua coluna pode se desregular. Normalmente, um colchão neutro como este presente no quarto projetado pelo escritório Renata Matos Arquitetura & Business é a peça adequada para a maioria das pessoas. De qualquer forma, é importante testar antes da compra.

Espessura

Colchões de mola interna ainda são os mais utilizados dentre as pessoas. As bobinas instaladas individualmente auxiliam no alinhamento da coluna e do resto do corpo. Isso também ajuda que a peça dure mais tempo. A espessura do colchão não precisa ser necessariamente muito grossa. No entanto, elas precisam ter uma certa altura para que seja confortável. Colchões muito finos podem fazer com que se sinta a estrutura da cama, dificultando o sono e trazendo dores nas costas. Uma peça neutra pode ser confortável para um sono tranquilo, mas é tudo uma questão de preferência.

Marca

De um modo geral, uma marca de colchão não é melhor do que a outra. Algumas marcas mais tradicionais podem algumas vezes oferecer materiais mais adequados devido a sua expertise no mercado dos colchões. No entanto, isto não é uma regra. É muito importante se certificar de que os itens utilizados na confecção da peça são de qualidade comprovada e que o acabamento segue o procedimento usado na maioria dos colchões. 

Uso

DORMITÓRIO DE CASAL 03: Quarto  por Pura!Arquitetura
Pura!Arquitetura

DORMITÓRIO DE CASAL 03

Pura!Arquitetura

Os colchões atuais são confeccionados para durar uma vida toda, mas você deve se planejar para trocar o seu com alguma frequência. Normalmente, indica-se 15 anos de uso. Assim, evita-se a peça fique viciada e perca a função de alinhar sua coluna. Os corpos mudam com o tempo e o formato do colchão também! Caso esteja interessado em dicas sobre como escolher a cama perfeita, confira Como escolher a cama perfeita?.

Qual é o tipo de colchão ideal para você?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!