Algumas considerações antes de você comprar sua máquina!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Antes de você comprar sua máquina de lavar roupas é importante pensar em algumas considerações, pois é indiscutível que a máquina se tornou um aparelho indispensável na vida cotidiana das famílias – ou mesmo para quem vive sozinho, afinal todo mundo preza pela praticidade ou não tem tempo para ficar o dia inteiro com a barriga no tanque, ou seja, lavando peça por peça à mão. 

O mercado de eletrodoméstico brasileiro está sempre inovando para facilitar sua rotina, pois pensando nisso, atualmente existem diversas opções de lavadoras – desde as mais simples até as mais completas, por exemplo, as que além de lavar também secam suas roupas. O objetivo dos fabricantes é atender às diferentes demandas dos consumidores. 

Escolher uma máquina de lavar roupas ideal para um lar, diferentemente do que muita gente imagina, não é nada fácil. Você deve pensar muito além do orçamento – pesquise cada detalhe do produto, mas sempre leve em consideração a sua necessidade, o espaço disponível na sua lavanderia, claro, entre outros pontos. Confira algumas considerações antes de você comprar sua máquina de lavar roupas.

Eficiência energética

Pare e pense: quanto você está disposta a gastar com a máquina de lavar roupas. Mas, claro, lembre-se que nem sempre a opção mais barata é a melhor para você. Escolha, primeiramente, um tipo de máquina que vá atender às necessidades da sua casa e depois faça uma boa pesquisa para ver a questão do preço. 

Consumo de água, eficiência energética, pois não adianta economizar muito no valor da compra da máquina de lavar roupas e se esquecer de que ela irá consumir água e energia. Dessa forma, é muito importante pesquisar também sobre modelos que são mais econômicos neste sentido. 

Automáticas ou semiautomáticas

Apartamento - AOS 06 - Octogonal - Brasília/DF: Cozinhas modernas por Arquitetura do Brasil
Arquitetura do Brasil

Apartamento – AOS 06 – Octogonal – Brasília/DF

Arquitetura do Brasil

As máquinas de lavar roupas automáticas permitem a programação de um ciclo por completo – desde encher a máquina de água até a centrifugação. Alguns modelos até dosam a quantidade de sabão e amaciante de acordo com a quantidade de roupa.  Já as lavadoras semiautomáticas são, em média, mais baratas, pois é uma ótima opção para pessoas que têm certo tempo para acompanhar a lavagem. Além disso, são mais econômicas no consumo de água e energia. Apesar disso, elas exigem mais atenção, já que não fazem todo o trabalho sozinhas. Projeto desenvolvido pelo escritório Arquitetura do Brasil, localizado em Brasília. 

Lava e Seca

A máquina lava e seca é ideal para lavanderias menores, por ser um aparelho que oferece duas funções. Sendo assim boa opção para pessoas que moram em apartamentos pequenos. As máquinas lava e seca são ainda práticas, pois não há a necessidade de tirar a roupa do cesto e transferi-la para a secadora. Além disso, elas possuem geralmente tecnologia avançada que permite economizar energia e evitar desperdício de água. 

Centrífuga

Apartamento Itoupava Norte Blumenau: Cozinhas modernas por Cas Arquitetos Associados
Cas Arquitetos Associados

Apartamento Itoupava Norte Blumenau

Cas Arquitetos Associados

A centrífuga é um produto com alto giro do seu cesto, podendo ter uma centrifugação até três vezes maior que o de uma lavadora. As roupas saem com pouquíssima umidade e o tempo de secagem diminui muito. A centrífuga é uma máquina muito útil, principalmente, para quem mora em apartamento e tem pouco espaço na lavanderia para secar as roupas. Dentro da centrífuga cabem poucas peças de roupas por vez, por isso não é um produto tão indicado para famílias grandes e, ou que sujam muitas roupas.

Secadoras

As secadoras desempenham a função de acelerar o processo de secagem das peças, por meio do ar quente ou frio. O ar frio é pouco conhecido, mas além de ser utilizado para realizar a secagem de itens sensíveis ao calor, pode ser utilizada no final da secagem por ar quente, durante 10 minutos, deixando os tecidos macios e agradáveis ao toque.

As secadoras a gás, por exemplo, são grandes e indicadas para famílias numerosas. Para instalação da secadora, é preciso de uma área de serviços com espaço, já que você precisará contar também com a lavadora. É sempre um ótimo investimento ter uma secadora em casa para os dias chuvosos. 

Tamanho

Apartamento Lago Norte: Cozinhas modernas por Carpaneda & Nasr
Carpaneda & Nasr

Apartamento Lago Norte

Carpaneda & Nasr

Não esqueça dos pontos que devem ser analisados na hora da compra de uma máquina de lavar roupas, como já foi mencionado. Você deve considerar a quantidade de moradores da sua casa para ter uma ideia da quantidade de roupa que precisa lavar. Além disso, você deve considerar o tipo de roupa que mais vai ser lavado – toalhas e edredons, por exemplo, exigem maior capacidade. A frequência que será usada a máquina – uma ou duas vezes por semana, por exemplo. As funcionalidades que o produto oferece e que podem ajudá-lo a realizar esta tarefa. Para famílias com até 3 pessoas, o ideal seria uma lavadora de até 9 kg ou 10 kg. Apesar de ser um produto caro, às vezes, merece seu investimento, assim você evita dor de cabeça no futuro.

Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!