Incríveis cozinhas com decoração rústica

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

A decoração rústica tem como premissa tudo que está relacionado ao campo e até mesmo, características de formas mais grosseiras e ao rural. Essa temática mais country carrega como emblema uma roupagem mais simples e despojada, com detalhes espalhados pelo recinto que deixam a área mimosa e cheia de graça. Na verdade, acaba por ser um resgate às origens onde se destaca móveis gastos pelo tempo, com texturas e padrões têxteis vintages, num ambiente mega aconchegante, como casa de avó.

Cada vez mais popular, esse estilo de décor esta invadindo os apês e casas por possibilitar uma abordagem integrada e valorizando a tendência gourmet. Ao destacar formas mais naturais e acabamento não delicado, imperfeito, usando de materiais como madeira, pedra, tijolos, cimento e metal não polido, cria-se todo um conceito voltado para o conteúdo campestre. 

E, independente dessa linhagem de decorar estar mais ligada ao antigo, pode com certeza incorporar versões mais modernas e contemporâneas, não apenas dos materiais e acabamentos mas também na mobília. Um cômodo que super combina com esse teor é a cozinha. Seja por facilitar o conceito por ter muitos adornos que seguem essa linguagem ou ate mesmo por se tratar de uma dependência com muitos detalhes para poder ser explorado e idealizado rusticamente.

Assim, confira esse livro de ideias que a homify preparou especialmente para você com exemplos de cozinhas belas com decoração rústica para se apaixonar e querer reproduzir. Confira nossas sugestões e insira um pouco ou muito desse recurso para deixar a sua casa cheio de distinção e requinte. 

7. Mesa cumprida

Essa cozinha toda colorida com elementos divertidos apresenta uma mesa de madeira maciça extensa que mantém o layout com as imperfeições da madeira e suas nuances naturais. Para outros exemplos de cozinhas de variados estilos, confira o site da homify com um banco de dados cheios de fotos, livros de ideias e muitas outras dicas e recursos voltados para o mundo da decoração de interiores.

1. Estilosa

Jaguariuna: Cozinhas rústicas por PM Arquitetura
PM Arquitetura

Jaguariuna

PM Arquitetura

O arquiteto Paulo Mencarini da equipe da PM Arquitetura privilegiou a integração de espaços e a luminosidade natural no conceito do décor dessa cozinha incrível com tendência rústica. Foram utilizados padrões de acabamento modernos atuais e simples, típicos da arquitetura brasileira, como a pintura dos forros, as grandes janelas de madeira e os pisos de madeira antiga na concepção do cômodo. Alem disso, o profissional mesclou a estrutura de madeira à metálica para possibilitar os grandes vãos. A mobília com acabamento branco combinou perfeitamente com o restante da composição. O fogão embutido na ilha com o tampo de granito claro é o toque final para essa bela cozinha.

2. Piso de azulejo

Residência Vale do Itamaracá: Cozinhas rústicas por Cria Arquitetura
Cria Arquitetura

Residência Vale do Itamaracá

Cria Arquitetura

A linha mais rústica dessa cozinha prioriza o uso de tijolos aparentes e madeira. Alem disso, o piso de ladrilho hidráulico, como azulejo com monogramas antigos, deixou o ambiente super aconchegante. Por último, a mesa com as cadeiras de ferro  todas trabalhadas ficaram bem instaladas no cômodo, combinando com o restante da mobília. 

3. Revestimento português

O destaque dessa cozinha que segue uma linguagem rústica revisitada da destaque para peças contemporâneas e um acabamento com azulejos originais de Portugal. A madeira surge na cristaleira, na mesa, no piso e junto com o cinza das paredes e traz uma atmosfera mais quente e acolhedora ao ambiente. Para contrapor e dar um ar moderno à casa, os móveis feitos sob medida foram produzidos em melamina alto brilho com traços retos, já os itens de decoração que têm lugar cativo no cômodo.

4. Detalhes moderno

Cozinhas rústicas modernas são a combinação perfeita entre o rural e o contemporâneo. Assim, para repaginar o visual tradicional e clássico do estilo rústico basta colocar cores na madeira do espaço, como o tampo das banquetas em preto e a bancada em branco. Alem disso, elementos modernos pipocam no ambiente, deixando a decoração mais contemporânea. 

5. Com forno de pizza

Essa casa em estilo rústico, localizada em Campos do Jordão, São Paulo , Brasil, traz como trunfo esse forno a lenha para pizza e outros quitutes. Finaliza com um mobiliário de aparência gasta e detalhes mimosos espalhados pelo recinto. Um luxo!

6. Com gabinete de madeira

As cozinhas rústicas são pontuadas por armários e por tons de marrom em armários de madeira maciça. Assim, os gabinetes em madeira com entalho e detalhes em relevo dessa cozinha funciona com o resto do décor rural e campestre desse ambiente. 

8. Com bancada

Essa cozinha tem vários elementos que constituem o estilo rústico, desde a parede com tijolinhos aparente, passando por utensílios e a prevalência de mobília de madeira. O diferencial ficou por conta do balcão de cozinha na ilha para servir, que segue um padrão rústico mas também associado com um tampo de laca branca.

9. Mesclado

Os detalhes também fazem toda a diferença quando o assunto é a linha de estilo que predomina num ambiente. Ademais, não somente com uma única abordagem de décor que se decora os cômodos atualmente.  Reinventar uma temática ou linha de decoração é uma maneira de sair do senso comum e evoluir em termos de design de interior. Os componentes e adornos dessa cozinha com a cor vibrante do amarelo gema contrasta com os outros elementos amadeirados, deixando o rústico mais moderno.

10. Branca

Um ambiente que segue a abordagem do décor rústico não necessariamente precisa ser lotado de elementos de madeira ou amadeirados. Nesse caso, o piso de madeira faz a vez no espaço. A mobília tem acabamento em laca. Além disso, as cadeiras apesar de obviamente feitas de madeira, foram pintadas de branco. O revestimento não tira a rusticidade da peça mas traz um outro tratamento para o artigo, reinventando o mesmo. 

11. Colorida

Cozinhas rústicas por Fausti cucine arredamenti
Fausti cucine arredamenti

Country kitchen eco green

Fausti cucine arredamenti

Da mesma maneira que no exemplo anterior o acabamento foi em tinta branca, nesse caso, o verde domina o ambiente com requinte e simplicidade. Para finalizar, o lustre rústico de ferro queimado e design vintage complementa o restante do espaço, cheio de charme e estilo.

12. Com cortinas

Cozinhas rústicas por FGMarquitecto
FGMarquitecto

Detalle de la cocina

FGMarquitecto

As cortinas de pano substituindo as portas dos armários e gabinetes, é um recurso interessante para evitar o acúmulo de pó nas louças, talheres, panelas e mantimentos. Além disso, a textura e os tecidos mais country, com certeza acrescentam um toque rústico ao espaço, aliado aos elementos de madeira e os temperos para comida nas prateleiras perto do fogão. 

Qual a cozinha que mais agrada você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!