Como decorar a casa para ter um pet

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
homify Salas de estar clássicas
Loading admin actions …

Ele não é meu bicho. É meu amigo. Se você alguma vez já disse essa frase a alguém, então está no lugar certo. Hoje escreveremos um artigo especialmente destinado para quem é apaixonados por amigos de quatro patas e não abre mão de tê-los no lar. Sabemos que, embora o amor por eles seja incondicional, alguns cuidados devem ser levados mito em consideração no momento de conviver com cães e gatos. A decoração deve ser especialmente desenvolvida para um ambiente confortável e amigável para você e eles. 

Cada vez mais o amor por animais fica maior nos lares brasileiros. Atualmente o país é o segundo em número de cães e gatos domesticados no lar. São mais de 20 milhões de gatos nos lares brasileiros e q 30 milhões e quase 40 milhões de cachorros. É um número expressivo e muito maior do que a população de muitos países. De olho no mercado, muitas empresas passaram a oferecer serviços e orientações exclusivas para quem tem um animal no lar. Acessórios, viagens, cuidados e até mesmo moda e decoração são parte do portfólio destas empresas que fazem muito para que possamos sentir segurança ao perceber a segurança de nossos peludos. É, sem sombra de dúvidas, um substituto ótimo para quem não deseja ter filhos.

Assim como na chegada dos filhos, a convivência com os animais pede um pouco mais de cuidado na organização e decoração do lar. Cores, tipos de materiais, organização de elementos e até mesmo a iluminação são cuidados essenciais que devemos ter com a chegada dos pets. E para que possamos ajudar a organizar o seu lar da melhor maneiro o possível, listamos 8 dicas para que você tenha um lar sempre perfeito para o dia a dia com os peludos. São dicas que vêm de diversas partes do mundo. Lugares que nutrem tanto amor por bichos de estimação quanto comumente vemos nos lares tupiniquins. 

Por isso, convidamos você a aconchegar o seu amigo de quatro patas no colo, anotar as melhores sugestões de decoração para este mundo maravilhoso que aprendemos a amar muito. Esperamos que estas ideias possam ajudar você a ter um lar cada vez melhor para a presença carinhosa do seu cão ou gato. Aproveite ao máximo cada dica, anote as melhores ideias e inspire-se!

Espaço

homify Salas de estar mediterrâneas

Quanto maior o espaço, melhor. Seu pet precisa de espaço para se locomover dentro da casa, onde ele sempre irá buscar o local mais fresco para as muitas sonecas do dia a dia. Para criar um bom ambiente amigável, você poderá deixar os móveis bem afastados uns dos outros, principalmente em ambientes integrados como o que notamos neste projeto. Na imagem podemos notar que o conjunto de sofás mantém uma distância grande para os elementos da sala de jantar, permitindo um vão livre na frente da linda varanda. Para os móveis, prefira aqueles que sejam fáceis de remover com aspirador de pó os pelos acumulados. 

Tapetes

homify Salas de estar clássicas

Dizem que o uso de tapetes deve ser evitados em lares que tenham os animais como companhias. Este é um boato falso. Assim como todos os outros elementos da decoração, os tapetes devem ter uma atenção especial quanto ao material utilizado. O uso de peças com maior textura é a mais recomendada. Tapetes que facilitem o uso do aspirador de pó, que não soltem muitos fios e tramas, pode ser a solução ideal. Lembre-se: alguns animais gostam de marcar território, por isso, o uso do tapete higiênico é sempre fundamental. 

Jardim

Jardins têm efeito terapêutico para os pets, assim como têm para os humanos. Se o seu lar não dispõe de espaço o suficiente para acomodar um longo jardim ou gramado onde os pequenos possam se deitar, opte por varandas que tenham vasos grandes com espécies de plantas que possuam copa. A proximidade com as plantas deixará os animais mais calmos e confortáveis. Para que o espaço fique ainda mais perfeito, deixe os utensílios higiênicos e brinquedos do animal no espaço. Na imagem, o jardim projetado pelo escritório da arquiteta Tania Bertolucci, de Porto Alegre (RS), é uma excelente referência para o seu pet encontrar toda a felicidade ao ar livre, com gramado e ar fresco.

Para interagir

Opte por móveis que possam promover a interação dos animais com o lar. Móveis especialmente projetados podem ser uma solução perfeita para que os animais não sofram com estresse na rotina da casa. Gatos tendem a escalar qualquer objeto, logo uma estante com nichos especialmente desenhada por ser a solução. Cães preferem o conforto de locais macios para a soneca, algo que pode ser obtido em espaços da sala. Use a criatividade e faça seus pequenos felizes!

Proteção

Apartamento A&R, Casa2640 Casa2640 Varandas, alpendres e terraços ecléticos

É essencial lembrar da segurança do pet no lar. Lembre-se que nem sempre você estará próximo para supervisionar os passos do peludo. Telas de proteção são essenciais para gatos, enquanto o cuidado com a não decoração utilizando plantas tóxicas deve ser atentada no convívio dos cães. Lembre-se que os patudos são curiosos por natureza. Mantê-los saudáveis é essencial para a felicidade do lar. Na imagem, um lindo e seguro projeto do escritório Casa2640, de Fortaleza (CE).

Cantinho do sono

Embora muitos humanos gostem de dormir próximos aos pequenos peludos, ter no lar um espaço específico para o sono do pet é fundamental. Isto porque, se ocorrerem situações que impeçam o sono conjunto do pequeno, ele terá o seu conforto assegurado na caminha própria. Para isto, planeje seu quarto com um espaço especial destinado ao seu amigão. Afinal, para ele, você é quem invadiu o quarto. hehe

Mostre seu amor na decoração

Brinque com a decoração de ambientes por meio de elementos que mostrem o seu amor pelo mundo do seu melhor amigo. Quadros, tecidos e muitas outras formas alternativas de decorar utilizando referências pet podem ser encontradas facilmente na internet. Use e abuse das pesquisas e incremente o lar da melhor maneira possível, como nesta lavanderia onde a designer de interiores e paisagista Iara Kílaris, de Americana (SP), deixou as marcas lindas de patinhas na parede, junto com a caminha elegante do pet.

Solte a criatividade

Sete Gatos em 50m² homify Salas de estar modernas

Elementos criativos que desestressem o peludo e ainda contribuam para a decoração são fantásticos! E isto pode ser visto nesta maravilhosa estrutura de prateleiras, que formam uma bela árvore no lar e ainda serve de local para os gatos escalarem. O projeto incrível é do escritório Fábrica Arquitetura, de Recife (PE).  

E você, tem alguma dica para deixar a casa perfeita para os pets?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista