Dicas: tudo que você precisa saber para decorar a casa de praia!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Com o início do verão, chega também a vontade de ter uma casa de veraneio para curtir ao máximo o sol e o mar. A casa de praia é o ambiente perfeito para o descanso e lazer, onde as pessoas se refugiam no verão para aproveitar maravilhosos dias de sol e calor. Ao planejar a casa de praia,  beleza e praticidade precisam caminhar juntas. A casa de praia  deve ser um ambiente confortável, aconchegante para toda a família, e deve ter sim uma decoração típica do ambiente, com móveis práticos e funcionais, para deixar tudo mais simples, saudável e prazeroso.

A casa de praia deve ser decorada com carinho, para que a família e amigos possam se divertir nas temporadas de verão.

Confira neste artigo, algumas ideais e soluções para que sua casa de praia se torne o espaço perfeito para relaxar e curtir.

Boa ventilação

Salas de estar tropicais por homify
homify

LIVING ROOM

homify

Em um ambiente como a casa de praia, é essencial que todos os cômodos da casa mantenham uma boa circulação de ar. Para isso, vale apostar em construir um ambiente mais aberto poucas divisões e com janelas e portas mais largas, para garantir uma ventilação confortável e um ambiente mais aconchegante perfeitos para para relaxar depois de um dia inteiro na praia. Nesta casa as estruturas com vigas em bambu, em toda a sua lateral valorizam ainda mais a ventilação e mantém mantendo o local fresco a arejado por todo o dia. 

Ventiladores

Casa  por Casa Bruno American Home Decor
Casa Bruno American Home Decor

CASA BRUNO Ventilador Cancun, bronce antiguo

Casa Bruno American Home Decor

Os ventiladores são peças fundamentais para afastar o calor, é claro que ele é uma boa opção para casas de praia. Um dos mais eficientes é o ventilador de teto. Adaptável a qualquer ambiente da casa Sua principal vantagem é refrescar todo o ambiente por completo, mantendo uma temperatura agradável. Com tanta variedade de modelos, cores, formatos e tamanhos fica até difícil escolher o mais adequado à decoração do ambiente. Para um ambiente de decoração mais clean, opte por cores claras ou modelos transparentes. Mas se quiser usar o ventilador como peça de decoração, abuse das cores e formatos mais estilosos.

Ar condicionados

Em dias intensos de calor, a casa de praia acaba se tornando um local muito quente e abafado. Por isso sempre é bom ter um aparelho de ar condicionado instalado. Mas a atenção para a conservação da residência e dos equipamentos deve ser reforçada em razão da maresia. Para mantê-los sempre funcionando bem e garantir que a casa se mantenha fresca é preciso sempre manter o bom uso e fazer a manutenção dos filtros do aparelho. Este quarto em um apartamento na Barra da Tijuca, no Rio de janeiro, é projetado por Paula Neder Arquitetos Associados/Studio PN.

Luminosidade

Living com madeira de demolição : Salas de estar tropicais por Helô Marques Associados
Helô Marques Associados

Living com madeira de demolição

Helô Marques Associados

A iluminação natural é o ponto chave para manter uma casa mais arejada. A casa de praia deve ter a luminosidade adequada com uma maior captação de luz natural. Invista em objetos e móveis de clores claras e suaves, janelas grandes e cortinas de tecidos fluidos, para que a luz entre sem obstáculos e mantenha o ambiente fresco e iluminado. 

Cuidados com a maresia

Em residencias de praia, normalmente o ambiente sofre com a maresia. Esse fenômeno, é  causado pelo aumento da umidade junto com o sal, e invade residências e ajuda a corroer materiais como ferro, e alguns tecidos. Por isso é aconselhável que os móveis da casa sejam feitos de madeira, bambu, pedras e tecidos sintéticos, para que assim evitem a corrosão causada pelo sal. Investir nos materiais certos, ainda que custe um pouco a mais, é a garantia de economia. Esta residência a beira mar é um projeto de Renato Teles Arquitetura.

Superfícies adequadas

Projeto Residencial - Manguinhos, Búzios: Salas de estar tropicais por Mônica Gervásio Arquitetura & Design
Mônica Gervásio Arquitetura & Design

Projeto Residencial – Manguinhos, Búzios

Mônica Gervásio Arquitetura & Design

No piso da casa de praia, certamente são superfícies que recebem respingos de água do mar, areia e outras substancias. Por isso, a escolha dos materiais deve ser realizada com atenção para evitar problemas futuros, como danificação, possíveis acidentes. Para acertar na escolha do piso da casa de praia, é eleger pisos frios, como cerâmicos, porcelanatos, pois são fáceis de limpar, manter e ainda ajudam a conservar uma temperatura agradável.

  

Mobiliários

Uma vez que a casa de praia costuma receber muitas visitas e estar sempre cheia, decore com móveis leves e de fácil manutenção e limpeza. Poucos móveis fazem com que o espaço respire e ventile mais. Isso é essencial. Apesar de uma casa da praia pedir elementos mais rústicos, as referências sempre devem ser guiadas pelo acolhimento, com ambientes propícios para o relaxamento, por isso, escolha móveis de fibra natural, madeira, com peças leves que não ocupem muito espaço na casa. Como esta aconchegante sala de estar, assinada por Mayra Lopes Arquitetura Interiores.

Valorize a área externa

Nas áreas externas da casa de praia, vale projetar varandas generosas com espaços pra rede, decks com ombrelones ou ainda uma pérgola com mesa para refeições. Valorize este espaço da casa e tenha um ambiente sempre fresco e confortável para usufruir de dias de sol agradáveis.

Gostou das ideias para decorar a casa de praia?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!