Como decorar uma sala?

Thaylise Nakamoto Thaylise Nakamoto
Loading admin actions …

Hoje vamos compartilhar com vocês 10 ideias mais que interessantes sobre como decorar uma sala. Um dos principais ambientes da casa, a sala de estar é o cartão de visita do seu imóvel, independente do tamanho, do estilo, da decoração e se está localizado em uma casa ou apartamento. 

É na sala que, logo após passar pelo hall, atendemos e recebemos nossas visitas, passamos o tempo livre fazendo nossa atividade favorita, lendo, brincando com os filhos, vendo um filme ou assistindo a TV.

Para que traga conforto e seja aconchegante, a sala de estar precisa expressar o estilo dos moradores e ser uma continuação da decoração da residência como um todo. É aí que entra a importância de um olhar apurado para detectar detalhes e elementos de composição que tornarão este cômodo perfeito para você.

Caso esteja reformando ou começando do zero, confira os projetos abaixo que vão inspirá-lo com ideias e dicas para que você torne este ambiente a sua cara. Depois, é mãos à obra.

Sala moderna perfeita

Esta sala moderna não esconde um quê de clássico impresso em alguns detalhes dos sofás, como nas pregas do estofado e nos pés, mas de forma bem sutil.  

Os tons neutros são uma ótima pedida se você está começando a se aventurar pelo universo da decoração. Eles combinam com tudo, nunca saem de moda e ainda permitem diversas composições com outros elementos do ambiente.

Uma sala com muita cor

Moderna e colorida, esta sala vibrante transmite jovialidade principalmente pela almofadas de desenho curioso e variado. O lustre ousado e ultramoderno faz uma conexão em tom azul com o tapete e também com detalhes das almofadas em marrom, criando um equilíbrio cromático.

O sofá curiosamente em degradê, sai da mesinha em cinza e chega ao braço, no outro extremo, em branco, mostrando que o mobiliário aqui parece estar um pouco à frente do seu tempo.

Sala minimalista e aconchegante

Não é porque possui menos móveis ou detalhes de decoração que uma sala será menos convidativa para o descanso, lazer ou qualquer outra atividade que se pretenda desenvolver ali. O tema de como decorar uma sala passa pelo estilo do proprietário da residência e, portanto, precisa se adequar ao seu jeito. 

Este projeto italiano das sócias arquitetas Elisa Rizzi e Ilaria Charrier é uma prova de que uma sala minimalista pode ser muito charmosa. A composição de cores usadas é bem harmônica. O branco dos objetos que compõem o ambiente ajuda ainda a iluminar a sala dando uma sensação de expansão do espaço, dica muito válida para quem vai decorar ambientes pequenos.

Uma boa pedida também é brincar com o transparente, como feito aqui com o abajur, e incluir elementos sutis de cores mais fortes, como é o caso de alguns livros que compõem a prateleira pregada à parede.

A pintura de uma das paredes apenas em cinza claro serviu aqui para oferecer uma espécies de apoio aos elementos que compõem a sala, oferecendo sobriedade ao espaço.

Como decorar uma sala lounge

Esta sala aqui na verdade é um lounge criado para fazer parte de um ambiente de eventos. O projeto da Bender Arquitetura foi exposto em 2014 na exposição Casa Cor. 

O vermelho vibrante neste local impera. É realmente chamativo e uma boa pedida se você está montando uma sala para recepção de convidados em um evento ou mesmo casa noturna. A iluminação é outro ponto importante na decoração de uma sala e aqui ela aparece nas extremidades do ambiente, iluminando-o na medida certa, apenas para não deixá-lo escuro demais mas o suficiente para manter um certo grau de intimismo.

Um toque de mestre na sala, a cadeira em roxo felpuda, quebra com todo o restante do ambiente, contrastando não só pela cor mas também pela textura do material que a compõe. Um componente sutil mas que faz toda a diferença.

Sala eclética e linda

Para os fãs do estilo eclético esta sala é um must have, com certeza. Cheia de personalidade, esta sala conta com um espaço muito bem aproveitado, dividido em três ambientes unidos de forma especial pela estante em marcenaria, a peça principal do espaço e uma obra de arte à parte. 

Vários estilos convivem juntos e se complementam neste espaço de forma harmoniosa e bela. A começar pelas cores das paredes: o terra contrasta com o azul, que por sua vez contrasta com o piso em madeira de Bambu e o teto em cimento queimado. Tudo de forma a compor um perfeito equilíbrio cromático.

Os jogos de sofás também não deixam por menos. Uma prova de que, se bem usados, todos os estilos podem conviver entre si. O sofá em couro marrom, mais clássico, convive bem com a poltrona branca Mole, que ainda ganhou um jardim vertical, valorizando ainda mais este canto.

Living clássico

Esta sala possui todos os elementos clássicos necessários para este estilo de decoração. Sofás em linha reta de tecido claro, com todas as almofadas perfeitamente alinhadas, contrastando na perpendicular com outros dois sofás em tom escuro com um tecido mais puxado para o camurça.

O que se pode observar neste espaço é a simetria perfeita entre o mobiliário usado. Dois sofás iguais, um em frente ao outro, ocupando dois extremos da sala e as mesinhas de canto, diametralmente opostas e iguais uma à outra em todos os detalhes. É o equilíbrio em primeiro lugar.

Sala de estar em branco e vermelho

Este projeto utilizou muito bem três elementos de destaque, a madeira, a cor branca e o vermelho. O vermelho, como sempre, é uma ótima cor para oferecer contraste em um ambiente. É o que ocorre neste caso, onde é utilizado nas almofadas, em alguns detalhes de decoração no hack e na escolha da flor, em uma tonalidade de transição para o rosa. 

O mobiliário em branco ajuda a conferir maior claridade a esta sala eclética e os detalhes em madeira conferem um toque rústico ao local.

Clássico e moderno com estilo

Antes de se perguntar como decorar uma casa, você precisa definir o seu estilo. Se não for nem moderno, nem clássico, mas sim uma junção dos dois, este projeto pode oferecer a você bastante inspiração. 

O elemento que chama mais atenção no ambiente, sem sombra de dúvidas, é o quadro, cuja moldura em preto faz uma ponte com a mesinha de centro e sala de jantar. As poltronas em branco e dourado e o sofá conferem o tom clássico ao local.

Clássico antigo

Quem gosta do estilo clássico de decoração vai se apaixonar por esta sala. O destaque vai para o papel de parede, em desenho levemente dourado e que ocupa apenas uma parte da parede, servindo apenas como um elemento a mais de decoração, como o sofá e os quadros. 

A mesinha do centro em dourado é simplesmente divina e completa o estilo clássico do ambiente. Não poderíamos deixar de comentar ainda sobre os lustres, que não podem faltar em uma sala com este estilo.

Sala compacta e moderna

Para uma sala pequena, a escolha dos móveis e o uso de cores são essenciais. Neste caso, o branco ajuda a dar a sensação de maior espaço, o que não impede o proprietário de usar sua criatividade para mais combinações cromáticas. 

O cinza escuro do tapete conversa com a parede em cimento, com alguns elementos da cozinha e com o quadro ao lado da mesa de jantar. O amarelo, por sua vez, cria a mesma jogada, reaparecendo nos outros dois ambientes que fazem parte da sala, na parede e em alguns objetos de decoração.

Qual destas salas faz mais o seu estilo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!