O piso ideal para sua casa

Thaylise Nakamoto Thaylise Nakamoto
Loading admin actions …

Tão essencial que passa despercebido. O piso está na base da casa e é tão importante para a decoração e composição de qualquer ambiente como o restante dos elementos escolhidos: paredes, mobiliário, quadros e demais objetos de decoração.

A incidência da luz no cômodo da casa, o estilo de decoração que combina com o morador, e os objetos que farão parte do local, tudo precisa ser harmonizado com o piso para criar uma sensação de conforto e aconchego.

O piso pode ser o protagonista ou coadjuvante da cena, não importa. O importante é saber combiná-lo bem com o restante do ambiente para criar uma composição harmoniosa. Aqui, todo detalhe tem de ser considerado.

Veja abaixo 10 ideias de piso para harmonização com diversos tipos de ambientes e inspire-se.

Super clássico

Você precisa preencher um espaço que leva o estilo clássico ao extremo? Então este piso em calcário pode ser uma excelente opção. Formado por pedras em tons claros e escuros que se mesclam uniformemente na diagonal, lembrando um jogo de tabuleiro, incorporam o estilo clássico em seu aspecto mais elegante e imponente.

Piso e água dão efeito visual interessante

Este piso em pastilhas pretas foi usado pela equipe da Zaav Arquitetura, em Joinville, para ser a base de um espelho d’água no projeto Residência RR.

O chão coberto por um fio de água fica localizado na parte externa da casa e proporciona um efeito bonito a qualquer hora do dia. À noite reflete a iluminação que incide nele e, durante o dia, as pedras da parede ao seu redor. O efeito visual é inesperado e mais que interessante. 

Piso em branco e amplo

O pessoal da FCM Arquitetura escolheu um piso retangular liso de grandes dimensões para servir de base e marcar o salão superior deste projeto chamado Casa Potira. Este espaço, de aspecto moderno, foi moldado com o objetivo de aproximar o visitante do mar, que pode ser visto pela parede totalmente envidraçada.

Neste caso, a seleção do piso visou harmonizar com o ambiente em tom claro e de amplos espaços mas sem tirar a atenção do elemento principal: o mar.

Pisos diferentes para ambientes diferentes

Neste outro projeto do mesmo escritório, pisos diferentes marcam, definem e delimitam ambientes também distintos. Chamado de Casa Movimento, a ideia aqui integrar o acesso principal ao átrio da residência com um espaço gourmet. 

O espaço ainda recebe portas de 4 por 4 metros, que oferecem estilo sem perder a leveza do ambiente.

Pisos para área externa

Outro detalhe interessante de piso ainda na Casa Movimento pode ser observado na área externa. O piso em pedra, que combina muito bem com o estilo da casa, se contrapõe com o piso em madeira usado para criar o caminho do jardim.

As elevações no jardim da área de lazer dão a ideia de movimento a que se propõe o projeto, além de integrar com o restante da casa de forma suave e harmônica.

Madeira antiga

Uma boa ideia para colorir de forma bem sutil o chão, sem desviar a atenção de outros elementos de decoração do espaço, é usar diferentes tons de madeira para o piso parquet que, inclusive, segue em alta em projetos de decoração. 

Esta releitura de formato de piso mais antigo, remete a aconchego de lar ao mesmo tempo que propõe uma nova criação com olhar mais moderno, que pode harmonizar bem com ambientes de estilos clássico ou eclético.

O piso foi usado pela Gisele Taranto Arquitetura no lounge do Hotel Casa Cor Rio 2012. Confira mais ideias de pisos para diversos espaços no nosso site. 

Piso em tom mediterrâneo

Amarelo, azul e terra dão o tom a este belo piso mediterrâneo que compõe um local para receber visitas. As garrafas de vinho e os bancos e cadeira em madeira com aspecto antigo podem levar a nossa imaginação para viajar em um praia distante no sul de países como Espanha, Itália ou Grécia. Ótima composição para uma área de descanso.

Detalhes de pintura

Este piso em si é uma pequena obra de arte. Também em estilo mediterrâneo, ele chama a atenção do espaço toda para ele. Pode combinar bem com ambientes mais clássicos ou mesmo ecléticos e harmoniza incrivelmente bem com móveis em madeira maciça, como o armário que vemos quase escondido ali no canto direito.

Madeira para todos os lados

Esta sala usa diferentes tonalidades de madeira e pedra para composição e todas juntas acabam criando um ambiente harmônico e belo. O tom mais escuro é usado para as portas, colunas e divisores de ambiente. 

Para o piso, foi utilizado uma madeira bem natural e aproveitada a variação de tonalidade presente nela. A ideia é genial e cria um efeito visual belo e interessante com o jogo de luz criado no espaço.

Espelhado e iluminado

Um piso espelhado e em tom claro serve muito bem quando o objetivo é iluminar e ampliar o espaço de um ambiente. Foi o que ocorreu aqui com o uso do porcelanato. Ele ainda confere um ar clássico para a sala e de limpeza e perfeita arrumação. 

Para mais ideias de piso para a sua casa, não deixe de ler nosso artigo Hora de escolher o piso para a sua casa

Qual destes pisos você usaria na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!