Como reduzir a bagunça e a tralha no quarto

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Se você quer diminuir a bagunça e a tralha do seu quarto, só tem um jeito: colocando a mão na massa e jogando fora ou reciclando aquilo que dá para reciclar. E, em segundo lugar, mantendo o quarto livre de novas invasões indesejadas. 

Mas também é possível dar uma mãozinha para a arrumação e a limpeza ao escolher corretamente os móveis do quarto e aproveitando-os de maneira otimizada. Prefira fazer a linha minimalista – ou seja, menos é mais. Nada de muitos móveis que acumulam poeira e que servem de superfície para pilhas de papéis que só aumentam de altura. o mesmo se aplica às gavetas e armários, que devem ser organizados constantemente. 

Saiba agora como ter um quarto minimalista e livre da tralha e da bagunça. Um quarto do qual se orgulhar e onde ter o melhor sono do mundo, todas as noites. Adote esta ideia também no quarto dos seus filhos e faça a casa respirar melhor e transmitir mais paz e serenidade.

Tenha um quarto minimalista

Dormitório : Quartos  por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Dormitório

Infinity Spaces

Linhas puras, cores tranquilas, nenhum excesso: é assim que o seu quarto vai se tornar um paraíso na Terra. Inspire-se neste quarto em azul e branco, que transmite muita paz e serenidade. Poucas coisas: uma cama sólida, mesas de cabeceira simples e com abajures em vidro azul, cortinas brancas, uma vista da natureza e um quadro em tons de azul, verde, preto e branco que invocam o mar e acalmam o ser mais agitado do mundo. A única exceção nesse mundo tom sobre tom é a a cabeceira em madeira escura, que traz aconchego ao quarto. Inspire. Respire. E tenha lindas noites em um quarto minimalista. O projeto deste quarto é da Infinity Spaces.

Escolha uma cama simples, mas resistente

Sua cama não precisa ser um espetáculo da Broadway. O recomendável é ela não seja nem um pouco parecido com isso. Escolha uma cama simples, com estrutura em madeira e colchão confortável. A única exigência é que ela seja resistente e transmita solidez para que o seu sono seja agradável e ininterrrupto. Se preferir, tenha uma cabeceira bonita e atraente que torne o espaço da cama ainda mais sedutor para todas as ocasiões. Use roupas de cama claras, tons neutros e pastéis, que dão um toque de delicadeza ao espaço. Com a cama encantadora é muito mais fácil não fazer dela uma espécie de segundo escritório, com papéis, livros e notebooks esparramados.

Pense na iluminação

A iluminação também conta. Além dos abajures laterais e dos pendentes, não se esqueça da iluminação natural, aquela que é filtrada pelas cortinas do seu quarto. Você pode optar por cortinas de tecido ou por persianas como a da imagem acima, que dão um ar oriental ao quarto, ainda mais combina com a roupa de cama listrada azul e branca, que enfatiza as linhas retas e serve de contraponto para as persianas em branco e preto. Uma boa iluminação diurna vai ajudar você a manter a ordem no quarto, já que todos os excedentes vão ficar muito mais visíveis – e incomodá-lo o suficiente para dar cabo deles em questão de minutos.

Acrescente mesas laterais minimalistas

Apartamento LR em São Paulo: Quartos  por MAAC. Arquitetura
MAAC. Arquitetura

Apartamento LR em São Paulo

MAAC. Arquitetura

Além da cama de linhas simples, as mesas de cabeceira devem seguir a mesma linha minimalista, com no máximo uma ou duas gavetas, para você não ficar tentado a acumular papelada e outras tralhas dentro delas. Sua principal função é dispor de uma fonte de luz para a leitura antes de dormir ou para um descanso preparatório para o sono na penumbra. Procure, ao contrário da imagem acima, ter duas mesas de cabeceira absolutamente iguais para criar maior simetria no ambiente e favorecer o equilíbrio de linhas no quarto. Também procure utilizar cores claras, suaves ou neutras nas mesinhas laterais, de preferência se harmonizando com os tons claros ou neutros das paredes e outros móveis.

Seja criativo com seu guarda-roupa

Apartamento Parque Butantã - 50m²: Quartos  por Raphael Civille Arquitetura
Raphael Civille Arquitetura

Apartamento Parque Butantã – 50m²

Raphael Civille Arquitetura

Quer dar um fim à bagunça e à tralha acumuladas no quarto? Tire partido do seu guarda-roupa. Primeiro, faça uma boa triagem em roupas, calçados e acessórios, separando tudo para jogar fora, doar ou recuperar. Com o espaço que sobrou, organize tudo por tipo de roupas nas gavetas, cabideiros e prateleiras. Provavelmente, vai sobrar um espaço para você guardar caixas com outras coisas, como bijuterias, fotografias, cadernos, diários, agendas, pequenas lembranças de eventos especiais, entre outras coisas que sempre vão parar no quarto. Organize bem essas caixas e as acondicione nas prateleiras do alto, junto com as roupas da estação fora de uso. Vão ser fáceis de achar e não vão mais ficar largadas pelo quarto ou pela casa.

Faça desaparecer as coisas em desordem no seu closet

O mesmo que foi dito para o guarda-roupa, pode ser dito para o closet – com a vantagem de que este tem muito mais espaço que, se bem organizado, pode receber caixas e pastas com documentos e outros tipos de papelada. Assim, faça a inevitável triagem das roupas, calçados e acessórios para usar, dar ou reformar, organize o que restou por tipo de roupas nos armários, gavetas, cabideiros, prateleiras e nichos (organizar por cor também facilita a visualização) e acomode caixas e pastas com outros objetos nos nichos e prateleiras superiores. Lembre-se de sempre dar uma olhadinha para ver se não tem coisa para jogar fora e, assim, abrir mais espaço para novas coisas.

Escolha um esquema de cores neutro

Escolher um esquema de cores neutro torna o ambiente mais limpo e mais claro, favorecendo para inibir a formação de tralha e bagunça, já que cada coisinha fora do lugar fica imediatamente visível. Além disso, não esqueça que as cores claras e neutras ampliam o espaço e o tornam muito mais elegante e sofisticado. Use apenas pequenos pontos de cor para quebrar a monocronia e destacar alguns objetos em especial. Um belo quadro pode ser um desses pontos, assim como a roupa de cama em cores e padrões delicados. Prefira também as paredes, o teto e o piso em tons neutros, de modo que você possa compor a decoração nos detalhes.

Acrescente áreas de armazenagem nas paredes e sob a cama

Outra providência essencial para colocar ordem no quarto é ter áreas de armazenagem nas paredes e sob a cama. Nas paredes, basta lançar mão de recursos como nichos e prateleiras, nas quais você possa organizar objetos, papéis e livros. Já debaixo da cama, seja em gavetas embutidas ou em caixas plásticas para organização, você pode guardar edredons, cobertores, roupas de cama ou até mesmo calçados. Invista nessas áreas de armazenamento, pois elas são realmente eficientes na hora de eliminar a bagunça e a tralha e organizar o espaço. Para outras dicas sobre organização de espaços, leia este artigo

Qual é a sua dica infalível para desentralhar o quarto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!