Casa Vila Alpina 02: Casas modernas por Márcia Carvalhaes Arquitetura LTDA.

Moderna e surpreendente, esta casa em Minas é um lar dos sonhos

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Hoje apresentamos a Casa Alpina 02, projetada pelo escritório Márcia Carvalhes Arquitetura LTDA, situada em Nova Lima, Minas Gerais. A Casa Alpina 02 esbanja modernidade e uma atmosfera tropical e alegre, que contagia moradores e visitantes. 

A casa de 670 m2 abre-se completamente para o espaço exterior, tirando proveito da luz natural abundante, das vistas para a paisagem circundante e, claro, otimizando a ventilação natural, estratégia determinante para o desempenho térmico da residência. O aspecto moderno da residência fica evidente na sua volumetria marcante, que faz uso de prismas puros e superfícies brancas, que realçam sua composição volumétrica. E, na área de lazer, os moradores desfrutam de uma imensa piscina e vistas privilegiadas para a paisagem do entorno.  

O Brasil é um país tropical, agraciado por paisagens naturais deslumbrantes e encantadoras e por um clima quente e ensolarado, que nos convida para desfrutar a vida ao ar livre e nos proporciona momentos de muito prazer. Na hora de pensar no projeto ideal da nossa casa, não dá para ignorar todas estas características naturais e peculiares do nosso país. O clima tropical e litorâneo influencia decididamente nosso estilo de vida e o modo como nos relacionamos com nossos espaços construídos. Um país tropical e bonito por natureza, como o nosso, combina portanto com uma arquitetura tropical.

Curioso para curtir cada detalhe e cada surpresa da Casa Alpina 02, então confira a seguir mais imagens e mais detalhes desta casa cheia de brasilidade e que tira proveito das condições locais para otimizar o desempenho térmico da edificação e proporcionar maior comodidade aos moradores.

Entrada ​principal

Antes de adentrar a casa já é possível experimentar um pouco da sua atmosfera tropical. Além do jardim exuberante, que marca a entrada principal, uma imponente porta de madeira pivotante e o piso de mármore, materiais naturais e rústicos, dão um toque natural à edificação. Ao entrar no living room, o morador e visitante já percebe a integração do ambiente com o espaço externo, conforme veremos nas imagens seguintes.

Fachada principal

Antes de experimentar a espacialidade generosa e sua atmosfera tropical e alegre, somos surpreendidos pelo aspecto moderno da residência, que faz uso de volumes imponentes em forma de prismas, cujas cores neutras realçam sua composição volumétrica. O projeto fez uso da declividade do terreno e implantou a casa na parte mais alta do lote, desfrutando assim de uma posição privilegiada em relação ao entorno e proporcionando vistas panorâmicas para a paisagem circundante. Um deck de madeira se ergue no pavimento superior, criando um mirante e a área de lazer da casa.      

Living room

No interior do living room desvendamos mais uma surpresa. O volume imponente da fachada abriga o living room, cujos espaços são integrados e possuem um pé-direito generoso. Além disto, grandes aberturas de vidro descortinam a paisagem natural circundante e permitem a entrada de luz e ventos naturais abundantes. De qualquer ambiente, da sala de jantar, da sala de estar, da cozinha e do mezanino, é possível desfrutar de vistas privilegiadas para o espaço externo. A cozinha em estilo americana, disposta de modo linear, diferencia-se dos demais ambientes, devido ao materiais de acabamentos em tons mais escuros, com destaque para o piso de granito preto absoluto e para as portas de madeira dos armários planejados.

Sala de estar

A residência conta ainda com um espaço home-cinema, que além de exibir filmes serve também como sala de estar privativa. O home-cinema é composto de móveis modernos e rústicos. As superfícies neutras servem para realçar o mobiliário e detalhes como o painel de mármore e o piso de madeira de demolição, que dão um toque mais natural e mais requinte ao ambiente, contrastando com o mobiliário de design contemporâneo e elegante, como o sofá de cor branca e as duas poltronas de estrutura de madeira e estofado em couro, na cor branca.

Sala de jantar

Integrada ao home-cinema, a sala de jantar privativa é composta de mesa de jantar, com tampo de vidro, e de cadeiras de estrutura de madeira, que realçam a elegância e a sofisticação do ambiente, que conta ainda com um painel cerâmico, que imita madeira, um aparador de mármore, em forma de prateleira suspensa, e com piso revestido de mármore, material nobre e requintado.

Para saber quais são os itens essenciais para arrasar na decoração da sala de jantar, leia este artigo.

Adega particular

No mezanino, o projeto criou um espaço para abrigar a coleção de vinhos do proprietário. O espaço é revestido de planos de vidro móveis e incolor. A estante de madeira aberta exibe as garrafas como artigos decorativos, realçando o charme e o requinte do ambiente. No ambiente ao lado, os moradores podem receber os amigos para desfrutar de bons vinhos e bons bate papos.

Spa

A casa conta com muitas surpresas e opções de lazer para os moradores. Além do home-cinema, da adega e da área de lazer, um spa particular proporciona aos moradores um espaço de relaxamento e descanso. A banheira de hidromassagem é item indispensável, bem como a vista espetacular para a paisagem montanhosa de Nova Lima. O espaço se integra ao deck de madeira da área de lazer, que ainda mostraremos em mais detalhes.

Dormitório

A suíte máster se destaca pela neutralidade das superfícies. A cor branca é predominante, com destaque para os móveis com acabamento em laca branca, como os criados-mudos, e para as cortinas de um branco imaculado, que realçam a elegância e o clima relaxante da suíte. O piso de madeira contrasta com o branco das superfícies e dá um toque de aconchego ao ambiente.

Mais informações sobre quartos, você encontra aqui.

Área de lazer

Finalmente é chegada a hora de curtir a área de lazer da residência. A área de lazer integra-se aos espaços de convivência e proporciona aos moradores e convidados um ambiente aberto e arejado para curtir os dias de calor na piscina. O deck de madeira e o gramado proporcionam aos moradores espaços de descanso e contemplação das vistas para a paisagem circundante, mas é na piscina que os moradores experimentam as vantagens de habitar um país tropical e abençoado pela natureza.

Qual o ambiente que você acrescentaria na sua casa para torná-la mais agradável?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!