Como ter uma casa energeticamente eficiente?!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Converter a energia artificial usada nas casas para uma fonte renovável ou não tão agressiva é um dos passos básicos para começar uma casa autossustentável. Adotar estas práticas ajuda a reduzir os gastos com energia e torna a residência favorável ao meio ambiente. 

Adaptar o modelo da casa para que ela se torne autossuficiente pode ser um processo caro e longo, por isso deve-se no primeiro momento torná-la energeticamente eficiente. A utilização racional de energia funciona a fim de usar de modo eficiente a energia para se obter um resultado. A eficiência energética se baseia na relação entre a quantidade de energia utilizada em uma atividade e a energia disponível para realizá-la.

A utilização das energias renováveis como forma de energia de consumo é uma das formas mais eficientes de reduzir o consumo de energias vindas dos combustíveis fósseis. A instalação de painéis solares térmicos pode reduzir 60% do consumo de energia. 

Não se precisa necessariamente projetar uma casa nova pronta para receber energias renováveis. Você pode investir em eficiência energética na sua casa atual. Ao adotar essas medidas, você vai economizar energia e dinheiro. Sua casa poderá se tornar mais confortável e conservada. O processo de planejar é um bom momento para avaliar um sistema de energia renovável que pode fornecer eletricidade, aquecimento e resfriamento.

Um dos primeiros passos é avaliar o consumo de energia na sua residência. Assim você saberá como a energia é utilizada e o que deve ser mudado. Para mais informações sobre o assunto, continue no post!

Localização

Casa Manacás: Casas rústicas por NOMA ESTUDIO
NOMA ESTUDIO

Casa Manacás

NOMA ESTUDIO

Para os que vão construir uma casa nova seguindo o modelo sustentável e energeticamente suficiente é interessante pensar em um terreno que já tenha sido usado pela indústria ou já tenha sido habitado e que hoje esteja vazio. Essas localidades são boas possibilidades no meio da malha urbana, além de serem mais acessíveis muitas vezes. Esses tipos de terreno quase sempre estão cercados por serviços públicos e transporte, o que ajuda a evitar o uso de carro, além de revitalizar espaços esquecidos. Locais amplos que recebam luz do sol direta também são mais apropriados, pois facilitam o uso da energia solar. A casa ao lado projetada pelo escritório Sorolla Mancini Arquitetura fica localizada em uma região favorável para a adaptação e recebe luz solar direta.

Casa passiva

As técnicas de construção para uma casa passível envolve uma layout e design mais compacto, onde as janelas principais são orientadas em direção ao Equador Sul, a fim de maximizar o ganho de luz solar passiva. Em climas quentes e regiões que precisam de refrigeração, pode-se utilizar outras fontes diretas para obter estes resultados, como brisa solar, árvores, pérgolas, clarabóias, jardins verticais, telhados verdes e outras técnicas. A casa passiva preza um uso consciente e reduzido de energia. As janelas e orifícios permitem que a luz entre na casa deixando o ambiente claro a maior parte do tempo.

Materiais escolhidos

Casa Manacás: Salas de estar minimalistas por NOMA ESTUDIO
NOMA ESTUDIO

Casa Manacás

NOMA ESTUDIO

A escolha dos materiais também pode ser muito importante na hora de compor seu ambiente energeticamente eficiente. As lâmpadas de LED gastam bem menos energia que as comuns. A tinta ecológica também é uma opção acessível e que é parceira do meio ambiente. Os blocos de madeira e a madeira manufaturada são indicadas para o mobiliário ou para alguns detalhes da arquitetura da casa. Estes materiais vêm de fazenda de árvores que são plantadas e replantadas. Para a estrutura da casa, os tijolos de terra podem ser ótimos aliados, pois eliminam o uso da argamassa e estruturas de ferro.

Estrutura energeticamente eficiente

Casa Manacás: Corredores e halls de entrada  por NOMA ESTUDIO
NOMA ESTUDIO

Casa Manacás

NOMA ESTUDIO

Este modelo de residência tem a capacidade de reduzir significativamente os custos de energia. Casas de estrutura de madeira são construídas para durar gerações, não apenas por causa da natureza cativante de uma casa de madeira. A estrutura energeticamente eficiente para casa é uma técnica destinada a reduzir a quantidade de madeira utilizada na construção da casa. Além disso, os resíduos gerados no processo são evitados ou reutilizados. Esta técnica ajuda a aumentar eficiência de energia através da substituição de madeira por outro material de isolamento, mantendo a integridade e a segurança da residência.

Casa bioclimática

A casa bioclimática é uma residência que é construída levando em conta o reaproveitamento de materiais e a posição do sol. Esses dois fatores são responsáveis por garantir a sustentabilidade do ecossistema e a economia no uso dos recursos. O conceito de arquitetura bioclimática procura a harmonia das construções ao clima. Uma casa bioclimática pode proporcionar grandes economias de energia e ser sustentável ao mesmo tempo. Apesar de o custo ser elevado, o investimento deste tipo de casa pode ser compensado com o tempo.

Casa ecológica

A casa ecológica tem como ideia principal a redução do impacto ambiental. As técnicas e uso de materiais sustentáveis também são importantes para que a residência continue integrada e respeitando a natureza. Na casa ecológica, muitas vezes se adota o telhado verde, que é revestido por plantas e vegetais. Este recurso ajuda a reduzir a poluição, amenizando os fatores climáticos e mantendo a umidade relativa do ar. 

Energia solar

Casas modernas por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- The Boat House

AR Design Studio

A energia solar é uma energia natural que sé proveniente da luz e do calor do sol. Ela é utilizada a partir de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar. O maior benefício deste tipo de energia nas casas é a redução na conta de luz porque se economiza energia. Para aderir a esta técnica, basta instalar um sistema de energia solar residencial.

Custo

O custo total da adaptação pode ser elevado em um primeiro momento, pois as medidas a serem tomadas pedem alguns cuidados. No entanto, a longo prazo esta mudança pode trazer ótimos benefícios e uma redução considerável nas contas da casa. Sem falar no benefício que trará ao meio ambiente. Para mais dicas de casas sustentáveis, confira 6 passos para uma casa mais sustentável.

Você adaptaria sua casa para se tornar energeticamente eficiente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!