10 Tipos De Telhados Perfeitos Para O Clima Tropical Brasileiro | homify 10 Tipos De Telhados Perfeitos Para O Nosso Clima Tropical

10 Tipos De Telhados Perfeitos Para O Clima Tropical Brasileiro

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Casa Folha Mareines+Patalano Arquitetura Casas tropicais
Loading admin actions …

O clima é um dos principais fatores que devem ser considerados em um projeto arquitetônico, principalmente quando o assunto é ventilação e iluminação natural, e a cobertura de uma construção. Uma das funções da arquitetura também é proporcionar abrigos seguros e confortáveis para os usuários dos espaços, por isso podemos dizer que o telhado desempenha um papel fundamental em um projeto arquitetônico, tanto no design quanto no desempenho – principalmente no Brasil, onde as altas temperaturas e chuvas de verão demandam soluções especiais e bem desenhadas. 

Neste artigo selecionamos 10 tipos de telhados perfeitos para o clima tropical no Brasil, que servem de referência e inspiração para quem está buscando diferentes soluções e tipos de cobertura, ou quer saber qual a melhor telha para telhado em diferentes situações. 

1 – Telhado inclinado com telhas cerâmicas

Os telhados inclinados com grande quantidade de águas são perfeitos para o clima tropical brasileiro, pois costumam resultar em edificações mais altas e ambientes com amplo pé direito, o que melhora a ventilação e otimiza troca do ar quente pelo ar mais fresco. O telhado cerâmico – com estrutura de madeira e telha cerâmica – é o tipo de cobertura mais comum no Brasil – e não é por acaso! A telha cerâmica tem ótimo desempenho térmico e pode ser encontrada em diversos formatos, cores e estilos. 

Inclinação telhado cerâmico: inclinação média adotada: 30% – sendo que é necessário consultar o fabricante de cada telha para conhecer a inclinação exata e às especificações técnicas.

Existem diferentes tipos e modelos de telha cerâmica, e cada um deles possui uma inclinação específica:

  • Telha Colonial, Portuguesa, Romana, Italiana e Americana: Inclinação mínima de 30%
  • Telha Francesa: Praticamente plana e necessita de aproximadamente 36% de inclinação

2 – Telhado com beirais grandes

Casa da Serra Duo Arquitetura Casas campestres Efeito de madeira
Duo Arquitetura

Casa da Serra

Duo Arquitetura

A principal função da cobertura é a proteção contra as intempéries: sol, chuva, ventos, etc. Aposte em um telhado com beirais generosos e que esteja orientado corretamente em relação à trajetória do sol, para que os cômodos que recebem o sol da tarde sejam contemplados pela sombra do beiral. 

Uma casa sem beiral pode se tornar extremamente quente e desconfortável  em regiões de clima tropical, pois provavelmente receberá insolação em boa parte do dia, sem nenhuma proteção. Nesses casos é importante que existe muita vegetação no entorno, que seja capaz de minimizar as altas temperaturas. 

Para saber como fazer beiral de telhado, é importante saber a inclinação do telhado e calcular quanto o beiral deve avançar além da edificação, de forma que a proteja nos horários de maior incidência solar em cada uma das fachadas. Além disso, é importante aliar a funcionalidade à estética, e garantir que o beiral combine e fique proporcional com o conjunto da edificação. 

3 – Telhado com telhas coloniais

Em uma casa de campo, que esteja inserida em meio à paisagem natural, uma dica é apostar em um telhado cupia: um telhado inclinado de estrutura de madeira e coberto com telhas coloniais. 

Os tipos de telhas coloniais apresentam um ótimo desempenho térmico e são um dos modelos telhas que não esquentam o ambiente. Além disso, os diferentes tipos de telha colonial dialogam perfeitamente com a paisagem natural do entorno e ampliam a atmosfera de conforto e o estilo rústico da casa. 

Geralmente as pessoas chamam as telhas cerâmicas por “telhas coloniais”, mas este é na verdade um dos modelos específicos de telha cerâmica. 

  • Inclinação mínima das telhas coloniais: 30%, e medem aproximadamente 48cm. 
  • São encontradas nas cores vermelha, branca e mesclada (vermelho com branco).

Existem diversos tipos de telhados coloniais, que variam bastante de acordo com o formato da casa e a inclinação do telhado, e geralmente as telhas cerâmicas são apoiadas e fixadas em uma estrutura de madeira. Para obter mais informações sobre esse sistema estrutural e para saber qual a madeira para telhado colonial, consulte a NBR 7190, que dispõe sobre o projeto de estruturas de madeira.

4 – Telhado de sapê: solução sustentável

A taipa é um material que se destaca pela sua estética singular e ótimo desempenho térmico. O ideal é utilizar essas coberturas em locais onde haja grande disponibilidade deste material, caso você queira uma edificação com técnicas e tecnologias mais sustentáveis. 

Uma das principais características da arquitetura sustentável é a redução do consumo de energia na execução da obra e no uso diário da edificação. Para reduzir o consumo de energia na fase de execução é essencial que sejam usados materiais locais, que estejam disponíveis e sejam encontrados na região da obra. Além disto, é necessário usar materiais com ótimo desempenho térmico e que não absorvam o calor, desta forma a demanda por um sistema de resfriamento, como ar-condicionado, provavelmente será muito pequena. 

5 – Telhado de madeira e cobertura metálica

As telhas metálicas são encontradas em diversos formatos: ondulado, trapezoidal, plano, e em diversos materiais, além de ter um ótimo custo benefício, e podem compor o telhado mais barato do mercado. O modelo mais comum encontrado nas lojas de materiais de construção, são as telhas metálicas que proporcionam em um telhado ondulado, como o telhado deste projeto. 

Em geral, os metais absorvem muito calor, podendo gerar desconforto no interior das edificações nos dias mais quentes, especialmente por aqui, por causa do clima tropical. Mas também encontramos no mercado alguns modelos de telha com isolamento térmico e acústico, que tornam possível o seu uso sem prejuízos para o conforto dos usuários dos espaços. 

  • Inclinação telhado metálico:

Inclinação telhado metálico varia de acordo com a dimensão da telha metálica escolhida.
A inclinação média usada para telhados com a telha metálica é de 15%.

Confira outras 12 ideias e materiais para o telhado que custam pouco dinheiro.

Para saber como diminuir o calor do telhado de zinco é indicado que você consulte um arquiteto ou um engenheiro para indicar a solução mais adequada à sua situação. Existem duas formas simples para tornar que um telhado com telhas metálicas se aproxime mais de um telhado térmico e confortável:  Instalação de manta de isolamento térmico embaixo da telha Aplicação de tinta térmica: geralmente encontrada no mercado em cores claras, por serem mais eficientes por refletir mais o calor, precisam de 02 a 03 demãos de aplicação e tem uma garantia média de 5 anos.

6 – Telhado inspirado na arquitetura indígena

Além do clima, o design do telhado também deve responder de forma adequada aos aspectos ambientais e culturais do local. Neste projeto de casa de praia a inspiração veio da arquitetura brasileira indígena, e resultou em projeto arrojado, com telhado cuja estrutura é feita de toras de eucalipto. A cobertura da estrutura é feita com telhas de madeira pinus, e existe o sistema de captação e coleta da água da chuva, o que possibilita o reaproveitamento da água. 

O design e a estética destes telhados inclinados de madeira lembra e funciona como folhas gigantes, que protegem toda a edificação e se integram perfeitamente com paisagem natural da Mata Atlântica.

7 – Telhado plano de concreto aparente

V4 House Studio MK27 Casas modernas
Studio MK27

V4 House

Studio MK27

A partir do final do século XX houve uma grande mudança no campo das artes também na arquitetura, que originou a arquitetura modernista. Uma das principais mudanças experimentadas naquele período foi a introdução dos terraços, que tinham como objetivos principais: ampliar a área útil, utilizar a cobertura como espaço de lazer, e simplificar as linhas de cobertura. A influência da arquitetura moderna perdura até os dias de hoje em muitos projetos e obras. 

Neste projeto, a laje de concreto armado aparente serve como cobertura, protegendo o pavimento térreo da edificação, e também como terraço, proporcionando aos moradores uma ampla área livre sobre a cobertura. Caso decidida investir neste modelo de cobertura, fique atento à três pontos principais: 

  • inclinação laje impermeabilizada (o mínimo indicado é de 1%);
  • ao método de impermeabilização;
  • ao escoamento adequado da água.

8 – Pérgola de madeira

Os pergolados, ou pérgolas, são estruturas simples que na maioria das vezes são utilizados para criar  ou ampliar um espaço de lazer. Os pergolados de madeira proporcionam sombra parcial sem cobrir totalmente o espaço, e sem prejudicar a intenção de criar espaços abertos e ao ar livre.

A madeira é o material mais comum para os pergolados porque ele é facilmente encontrado e mais profissionais dominam a técnica construtiva, além de ter ótimo custo-benefício. A madeira pode ser usada na cor natural ou com pintura, e de acordo com a cor da madeira que você escolher, o espaço fica com uma cara completamente diferente. 

O ponto negativo é que as madeiras expostas ao clima (sol, chuva, calor, frio) tendem a mudar seu aspectos e precisam de manutenção constante, com vernizes e esmaltes. Além disso, em climas tropicais – onde chove muito, muitas vezes o pergolado é construído, mas é subutilizado por não ter cobertura. Então uma ótima alternativa é colocar uma cobertura para que as pessoas estejam protegidas da chuva e, em algumas situações, dos raios solares. Essa cobertura pode ser de vidro, policarbonato, ou outro material translúcido que permita a passagem dos raios de sol. 

9 – Cobertura de bambu

Engel & Völkers Bodrum Engel & Völkers Bodrum Varandas, alpendres e terraços modernos
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

O clima tropical brasileiro também é caracterizado por uma flora diversificada e exuberante. Essa característica permite e estimula a exploração de soluções incríveis e o uso alternativo de materiais. Um ótimo exemplo é o telhado de bambu, material que se apresenta como uma opção de telha tropical.

O bambu funciona perfeitamente para cobertura de espaços externos, como varandas, terraços e jardins, pois é um material leve, resistente, além de apresentar qualidades estéticas únicas. 

Este projeto é uma ótima inspiração para quem quer investir em uma edificação com cobertura de bambu.

10 – Telhado verde

MEERA SKY GARDEN HOUSE Guz Architects Casas modernas
Guz Architects

MEERA SKY GARDEN HOUSE

Guz Architects

Para executar um telhado verde é fundamental que você contrate uma empresa ou mão de obra especializada, mas a boa notícia é que atualmente existem diversas empresas especializadas em coberturas verdes no Brasil. O objetivo principal desta cobertura é, a partir do cultivo de um jardim sobre o telhado, desfrutar de um ótimo isolamento térmico, acústico, aumento da umidade local e menor propagação da radiação. Esse tipo de cobertura melhora não somente o conforto nos espaços internos da edificação, como também em seu entorno imediato. 

O telhado verde pode receber apenas uma vegetação de forração, pode ser um jardim contemplativo repleto de flores, ou ainda ser um jardim produtivo – com horta e plantas frutíferas. 

  • Laje impermeabilizada inclinação

Independente de qual seja o uso do telhado verde, é importante que laje seja executada com a inclinação adequada (no mínimo 1% de inclinação), e receba a impermeabilização necessária para evitar acúmulo de água em alguns pontos ou até mesmo infiltrações indesejadas. 

Tire todas as suas dúvidas antes de começar a obra!

Projeto de Arquitetura Sustentável para Residência Ecoeficientes Varandas, alpendres e terraços rústicos
Ecoeficientes

Projeto de Arquitetura Sustentável para Residência

Ecoeficientes

Caso queira conhecer mais questões técnicas antes de tomar a decisão de usar telhado inclinado na sua casa, use as informações deste artigo e procure a NBR 15575-5, que dispõe sobre os requisitos para os sistemas de cobertura para o desempenho adequados em edificações residenciais. Para que uma construção seja confortável térmica e acusticamente, o ideal é que seja desenvolvido um projeto arquitetônico que considere a posição da edificação no terreno, os detalhes e construções do entorno, materiais construtivos, sistemas, etc. Por isso, é altamente recomendado a contratação e o acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro civil.

Priorize o planejamento, a pesquisa e projetos integrados

Residência em Brasília Ecoeficientes Jardins modernos
Ecoeficientes

Residência em Brasília

Ecoeficientes

Algo bastante importante a ser considerado ao definir as telhas para cobertura e calcular a inclinação adequada é o posicionamento e o dimensionamento adequado da caixa d’água, além do acesso ao reservatório. 

Quando o projeto do telhado contempla o sistema de aquecimento solar, esse espaço também necessita ser previsto e compatibilizado com o projeto arquitetônico e o projeto hidráulico. É importante destacar que, ao contrário do que muitos pensam, as placas de aquecimento solar também podem ser instaladas em telhado de cerâmica, como no neste projeto – que inclusive integra uma parte de teto verde. 

11. Tipos de telhado modernos que bloqueiam o calor

PROJETO CASA DA REPRESA Ambienta Arquitetura Casas campestres
Ambienta Arquitetura

PROJETO CASA DA REPRESA

Ambienta Arquitetura

Aqui temos um projeto moderno em que o beiral de telhado atua como complemento ao bloqueio das ondas de calor. A composição lateral com pequenas frestas canaliza a ventilação e propõe um visual conceitual para a arquitetura rústica.

Além disso, esses tipos de telhados têm composição com forro antitérmico, o que garante que o interior da residência se mantenha sempre fresquinho.

Quer mais ideias para conforto térmico com a escolha do telhado certo? Confira nossa página com centenas de projetos para casas.

12. Tipo de telha para aproveitamento de água

Aqui, temos um projeto com um tipo de telha longa, em desenho angulado, que permite o ótimo aproveitamento da água da chuva. Além de sustentável, é um tipo de telha que também atua para amenizar o calor dos dias quentes brasileiros.

Eficiente, econômico e funcional, é um tipo de trabalho que vale a pena orçar com nossos profissionais de construção que atendem online.

13. Mais dicas sobre tipo de telhas e orçamentos de telhados

Rústica e Colonial RAC ARQUITETURA Varandas, alpendres e terraços coloniais
RAC ARQUITETURA

Rústica e Colonial

RAC ARQUITETURA

Gostou da nossa lista? Vem muito mais por aí! Preparamos um artigo sobre outros tipos de telhas, como os telhados coloniais e dicas sobre como calcular a quantidade de telhas por metro quadrado. Confira!

Qual destes telhados para clima tropical no Brasil é o seu preferido? 
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!