Decore com rosa quartzo: a cor de 2016!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

As cores têm muita influência em nossas vidas. Embora muita gente não se atente a isso, a escala de cores que observamos no dia a dia pode direcionar nosso comportamento. Cada pessoa tem ao menos uma cor preferida e, mesmo indiretamente, a utiliza na combinação de roupas, decoração e outros elementos. No entanto, com a grande quantidade de cores pela qual podemos optar, seguir algumas sugestões para um melhor equilíbrio é fundamental. A indústria criativa, como moda, arquitetura, publicidade e artes, periodicamente traz, através de seus influenciadores, sugestões para que determinadas cores possam ser utilizadas como tendência para determinada, situação, local ou período. Estas sugestões têm como estimular o bom uso das cores pelo público e, assim, facilitar nas mais diferentes combinações possíveis.

Uma grande indústria influenciadora na tendência de cores é a Pantone, uma empresa mundialmente conhecida pelo desenvolvimento fiel na impressão da paleta de suas cores. Esta fidelidade no desenvolvimento de tons cromáticos é fundamental devido à dificuldade em somar o sistema de cores impresso – CMYK, e o sistema de cores digital – RGB. E devido a esta importância quanto à sua paleta de cores, todos os anos, no mês de dezembro, a Pantone lança as cores tendências para o próximo ano. Junto a este lançamento, a empresa sugere também outros tons que poderão ser utilizados e suas combinações principais.

Para 2016, a principal cor sugerida é o rosa quartzo. A cor foi escolhida por sua suavidade e persuasão. Segundo o relatório da empresa, esta é a cor do toque delicado da bochecha vermelha e do renascimento. Além disto, o rosa vem sendo uma cor muito utilizada na transcendência de gênero, derrubando muitas barreiras nesta questão. 

Para ajudar você a decorar o seu lar com esta paleta de cores, trouxemos algumas sugestões excelentes para que  sua casa tenha opções na cor do ano. São sugestões para cada cômodo no seu lar, com opções que variam a tonalidade da cor rosa, caso seja difícil o encontro deste elemento próximo a sua casa. 

Venha conosco, encante-se pelas ideias e deixe a sua decoração na moda do ano!

Nas paredes

O rosa quartzo, cor eleita pela Pantone como tendência de 2016, é correspondente ao código 13-1520 no amplo catálogo de cores da empresa. A cor é de um tom claro, com a tonalidade entre o rosa pálido e o rosa pastel. Inspirada na cor que é encontrada no mineral com a mesma cor, o rosa quartzo traz a força e o brilho da natureza para a rotina. É uma cor que poderá ser utilizada facilmente na parede e piso sem interferir na personalidade do local, mas ampliando o brilho e a suavidade do ambiente. Nesta sala de estar a cor traz um brilho deslumbrante à cortina e combina perfeitamente com a sobriedade dos elementos em cinza e branco do ambiente. Utilizada na cortina, a cor aproveita muito bem o brilho da iluminação natural, deixando o ambiente claro e suave.

Nos móveis

Sala de estar  por 99chairs
99chairs

Wohnen Skandinavian

99chairs

Para utilizar o rosa quartzo na decoração da sala de estar, podemos optar, por exemplo, por um sofá nesta cor, como podemos ver neste lindo projeto. A peça traz modernidade ao local e combina perfeitamente com o piso laminado, assim como em todo o mobiliário, criando um local com estilo escandinavo luminoso, onde a sensação de bem estar é perfeita. Embora o rosa seja escolhido como cor protagonista no ambiente, a soma com outras opções vibrantes, como o amarelo e o lilás pode ser perfeitamente utilizada no local. Para isto, escolha uma peça para utilizar como contraste, não deixando de lado o equilíbrio e o bom senso.

DIY

É sempre recomendado renovar periodicamente ou ainda incorporar novos tecidos utilizados no lar, como mantas, capas, cortinas e etc. Esta troca renova os ambientes onde estão colocadas estes peças e facilita a redecoração do local. Para que você não gaste muito com estas trocas, é possível a utilização de tinturas de tecidos leves, que poderá ser feito em seu lar. A técnica do Faça Você Mesmo ou simplesmente DIY, promove grandes economias no lar sem que tenhamos que deixar a beleza de lado. Esta renovação além de mais econômica, traz a sensação de um ambiente mais personalizado, artesanal e aconchegante.

Equiibrando

O equilíbrio é sempre fundamental nas escolhas para a decoração. Quando nos deparamos com um ambiente mais escuro, a necessidade de optar por contrapontos claros faz-se grande para que o ambiente ganhe vida e frescor. Neste projeto, vemos como a utilização do cinza nas paredes trouxe a necessidade de um ambiente mais iluminado em todos os pontos. Este jogo de luzes favorece o uso de elementos mais serenos que contrapõem a escuridão do local. Para este tipo de iluminação, móveis ou peças em rosa quartzo podem ser tranquilamente utilizados. O resultado será um ambiente mais elegante e delicado.

Guardando segredos

Sala de estar  por homify
homify

Handige pantry met vaatwasser in de woonkamer op de eerste verdieping

homify

Incrementar é sempre uma ótima opção para a decoração. E é isto o que o uso deste lindo armário com uma cozinha secreta faz no ambiente. Utilizando a cor da moda, o armário soma-se à estante, embelezando o espaço e trazendo multifuncionalidade no local. Uma ideia que pode ser utilizada em apartamentos pequenos ou mesmo em alguns quartos.

Flores

A suavidade do rosa quartzo faz com que a soma desta cor seja perfeita para a utilização em qualquer lugar, já que a harmonização com outras cores é perfeita. Trata-se de uma cor que traz o romantismo, um sentimento sempre forte em nossas vidas. Uma das formas mais suaves e delicadas de introduzir esta cor na decoração é por meio das flores. Um belo jardim, seja em um pequeno vaso ou em grandes canteiros, tem o poder de trazer calma e serenidade a qualquer ambiente onde esteja presente. Somar a presença das flores com a cor da moda é ter uma combinação perfeita para a casa.

Variando o tom

Caso você tenha dificuldade em encontrar elementos em rosa quartzo, tente a utilização de uma variação do tom. Neste projeto, o arquiteto Bruno Sgrillo, de Salvador (BA), utiliza o rosa como um contraste lindo no ambiente decorado em tons neutros. A ideia trabalha perfeitamente com brilho e força no ambiente. 

Nos detalhes

Gran Village Club: Salas de estar modernas por Lo. interiores
Lo. interiores

Gran Village Club

Lo. interiores

Caso você não tenha peças em rosa quartzo e gosta de cores mais fortes, o rosa pink pode ser a solução. Neste belo projeto do escritório Lopez Interiores, de São Paulo (SP), o contraste forte do azul marinho com o rosa pink deixou o ambiente lindo e cheio de vida.

E você, gosta desta tendência? Utilizaria peças em rosa no seu lar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!