Dicas para jardins de inverno

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Jardins de inverno possibilitam ter e ver o verde sem precisar sair de casa. Os jardins internos trazem alegria para a casa e permitem que os amantes das plantas fiquem em contato com elas por mais tempo, mesmo durante o inverno. 

Viver em contato com a natureza traz calma e tranquilidade para o lar. Além disso, muitas plantas purificam os ambientes e até mesmo contribuem para a cozinha quando são ervas e hortaliças.

As possibilidades, tanto para plantas, quanto para artigos decorativos para incrementá-los é infinita! Aqui nos selecionamos algumas opções de inspiração de variados formatos e disposições. Confira!

Ar livre

Ainda melhor do que ter uma área para relaxar e curtir a natureza, é poder ter refeições junto a ela. Neste spot, bons momentos nunca faltarão! Localizado em um espaço pequeno e apertado, a solução foi criar o jardim em volta dos bancos e da mesa, com árvores e plantas baixas.

Os convidados dos almoços ficarão acomodados pela selva particular que vai proporcionar horas agradáveis e divertidas. O local ainda conta com hortênsias que delicadamente perfumam o ambiente.

Oriental

Jardins modernos por Vivero Sofia
Vivero Sofia

Jardin con laja y corteza de pino

Vivero Sofia

A harmonia impera neste espaço com plantas diversas, todas em belos tons esverdeados e avermelhados. O ambiente recebe luz natural através do jardim interno. A área ao ar livre é uma espécie de oásis. Possui uma janela que possibilita a vista de dentro da sala.

As pedras largas cumprem o papel de organizar as pedras menores no espaço e de facilitar a locomoção. Todas as plantas são de estatura baixa e a composição toda se assemelha aos jardins japoneses.

Sofisticado

Minimalista e refinado, este jardim de inverno projetado pelo escritório GLR Arquitectos marca presença de forma singular. Com um charme discreto, ele é composto por apenas um exemplar de árvore. Iluminada de cima para baixo, destacando seu formato e belas folhadas.

O jardim de inverno também conta com um mini lago repleto de pedras. O som e a proximidade de ambientes com água traz paz para quem passa pelo local. A área total é vasta e é preenchida com muito cuidado pelo jogo de luzes ao seu redor.

Spa caseiro

Jardins modernos por Biesot

Localizado na parte traseira da residência, o jardim desenhado pelo escritório de paisagismo Biesot é quase uma experiência em um spa. Possui uma variedade de plantas e flores que perfumam e trazem cor para na área total. O espaço é aberto e tem um aspecto muito relaxante.

Como se não bastasse tudo o que foi citado, ele conta com uma tenda que pode funcionar como lounge, onde há espaço para se deitar, relaxar ou ler. Um ambiente calmo, onde se pode ter concentração e fugir do estresse.

Toque floral

Jardins modernos por Ruth Willmott
Ruth Willmott

Small urban garden

Ruth Willmott

O básico do jardim de inverno são pedras que podem ter diversos tamanhos, vasos de diferentes formatos, bancos de madeira painéis de madeira, cascatas de água, plantas suspensas… No entanto, este jardim de inverno é um tanto quanto não convencional.

A paisagista Ruth Willmott preencheu o território com nichos repletos de tulipas rosas, uma fileira de arbustos do mesmo tamanho e belas árvores Cerejeiras, carregadas de flores brancas para equilibrar o ambiente. As árvores escondem a vizinhança ao redor, transformando o local em um refúgio.

Mini jardim

O jardins em questão são instalados normalmente em áreas centrais, varandas, clarabóias, corredores, banheiros, ou em salas de TV. Ao lado, o jardim de inverno projetado pelo arquiteto André Pacheco é localizado no quintal da casa. 

A área, que é um espaço de lazer, conta com sofás, poltronas e até mesmo uma lareira central. Item que faz jus ao nome de jardim de inverno.

Inverno tropical

Jardim de inverno não precisa obrigatoriamente ter cara de frio e inverno. O escritório de paisagismo A Varanda nos mostra que é possível ir além e ter um resultado belo e fora do comum. As palmeiras e bananeiras deixam bem claro que o clima ali é tropical.  Os bancos de madeira com estofados e almoçadas azuis claras também ajudam.

As plantas baixas, suculentas e bromélias são fortes aliadas dos outros elementos. Elas são responsáveis por uma paleta cromática variada e cheia de nuances de verde e rosado.

Pequeno refúgio

ZAAV-Casa-Interiores-1342: Jardins de inverno minimalistas por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Casa-Interiores-1342

ZAAV Arquitetura

Este pequeno refúgio faz parte do projeto do escritório de arquitetura Zaav. Delicado e minimalista, este jardim de inverno conta com um banco clássico e um exemplar de árvore com estrutura e folhas finas. O local fica encostado na sala, o que possibilita acesso a qualquer momento.

A vista, através das grandes janelas, atua como iluminadora do espaço e traz um clima descontraído e de frescor. Para mais dicas, confira Dicas para incrementar jardins pequenos.

Monumental

Residência Nova Lima - MG: Jardins de inverno modernos por CP Paisagismo
CP Paisagismo

Residência Nova Lima – MG

CP Paisagismo

Este projeto  é definitivamente requintado e monumental. A fonte, o mini lago e a estátua criam um clima especial transformando em um lugar de história. O três elementos acompanhados do painel cravejado de plantas são certeza de sucesso. O som que vem do movimento da água fonte e as luzes que iluminam a estatua atuam como personagens de grande importância nesse jogo de detalhes.

A arquiteta Lais Albergaria foi a responsável pelo projeto da residência enquanto a CP Paisagismo assinou o projeto paisagístico da parte externa da casa.

Olhar de dentro

Casa | LM |: Jardins de inverno modernos por Marcos Bertoldi
Marcos Bertoldi

Casa | LM |

Marcos Bertoldi

Nesta possibilidade de jardim de inverno, não há acesso ao espaço pelo segundo piso. As árvores de altas estaturas tem seus topos como principais elementos. O jardim é visto através das largas e muitas janelas de vidro. O propósito é assistir a natureza.

Projeto do arquiteto Marcos Bertoldi não convencional e que causa muito prazer aos olhos. As salas e cômodos ao redor da casa são todas iluminadas pelo sol e privilegiadas com a vista das árvores. A área é democrática e todos ganham um pouco do jardim de inverno.

O que você achou dessas inspirações de jardins de inverno para a sua casa? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!