Como organizar com armários abertos

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Pequenos apartamentos estão mais comuns a cada dia que se passa. Todo ano construtoras lançam apartamentos de 30 e 60 metros quadrados. Os espaços são realmente pequenos, mas devido a alta demanda no mercado, número alto de habitantes na cidade que querem morar próximos a centros e o preço, a procura continua aumentando.

Para lidar com a falta ou excesso de espaço, mantendo um ambiente organização e bem decorado, a solução, muitas vezes é investir em móveis que embutidos ou que contribuam para a circulação interna. 

Os armários abertos podem ser grandes aliados neste momento de planejar o novo espaço e as possibilidades de design e disposição são variadas. Selecionamos algumas opções para você ficar por dentro!

Feminino e romântico

Salas de estar podem pregar o conforto acima de tudo, mas arranjo e disciplina fazem parte dessa sensação relaxamento que o ambiente visa proporcionar. Assim, uma composição estilizada com os CDs que estão guardados ou os livros de cabeceira que podem ficar sempre à mão. 

Este delicado e comprido armário de sala pode fazer isso com muito estilo e sem perder o lado feminino. Outra dica são os itens de viagens, como souvenires, por exemplo, que trazem mais cores e alegria à decoração, e de maneira econômica.

Sortido

Esta sala de estar foi projetada pelo escritório de arquitetura Motirõ. Neste clima jovem e dinâmico, encontramos um belo e versátil armário que possui nichos abertos e fechados. Peça que facilita a organização e ordem em um espaço reduzido que comporta 3 ambientes. 

Além de artigo funcional, o armário tem um design com ritmo inovador e causa um visual despojado. Ainda mais, se for decorado com coloridos livros de arte e estatuetas em médio e pequeno porte. 

Tudo alinhado

Apesar do espaço não tão largo, o pé direito alto deste cômodo possibilita que o espaço seja distribuído de forma eficaz e organizada. O armário constituído por largas prateleiras embutidas, propõe um clima divertido e descontraído.

A decoração é discreta e não é sufocada por muitos itens. Desta maneira, o armário se torna o carro chefe do lugar, sendo responsável por abrir artefatos decorativos e utensílios funcionais.

Mini biblioteca

  por Built in Solutions
Built in Solutions

Modern contemporary bookcases fitted in new minimalist extension

Built in Solutions

Uma sala de estar pode se tornar uma aconchegante sala de leitura, se tiver a decoração correta. Neste espaço claro, os principais elementos são a infinidade de  livros, os sofás de baixa estatura e o armário. Ambiente mais do que adequado para horas e horas de boa leitura.

As largas prateleiras do armário possibilitam diferentes disposições para os livros e revistas. Seu tamanho vasto contribui para diferentes formas de organização, como nome de títulos ou de autores.

Em blocos

Ter um móvel dividido em blocos é uma ótima solução para poder separar diferentes materiais entre si e para poder criar categorias. Este armário em questão tem como segundo nome praticidade. Perfeito para se achar no meio de um grande volume de itens.

Indicado para professores, pesquisadores e estudantes. Facilita o armazenamento de material acadêmico devido a largura e altura de seus nichos.

Multi uso

  por Built in Solutions
Built in Solutions

Contemporary ash Bookcases with media center

Built in Solutions

Em apartamentos pequenos é importante planejar diversas funcionalidades de uma casa em um mesmo local, como sala de estar e sala de jantar agregadas, ou sala de tv, sala de estar e biblioteca em uma, entre outras combinações de espaços.

Os armários embutidos em toda a dimensão das duas paredes exclui a necessidade de racks e aparadores, que podem tomar mais área ainda. A marcação reservada para a TV permite um ritmo com mais dinâmica nos diferentes quadrados do móvel.

Cordas inusitadas

Bloom Arquitetura e Design: Gabinete  por Bloom Arquitetura e Design
Bloom Arquitetura e Design

Bloom Arquitetura e Design

Bloom Arquitetura e Design

Algumas idéias inusitadas podem trazer grandes soluções de logística nos espaços. Este armário aberto foi feito a partir da junção de folhas de madeira e cordas estampadas. Ele fugiu do óbvio e se destacou não só por ser extremamente funcional, mas por ter um visual particular! As longas prateleiras permitem que variados materiais sejam estocados de maneira que decoram a sala.

Sobrepondo a lousa no fundo, que funciona como bloco de notas e também uma espécie de papel de parede, a sala de estar se torna um ambiente jovem e divertido. 

Nicho bicolor

Estes nichos que compõe o armário são produzidos com diferentes tipos de madeira e com cores variadas. São perfeitos para uso em quase todos os tipos de decoração e são uma ótima peça para auxiliar na sistematização do lar. Em ambientes com estilo mais moderno essas peças podem ser facilmente dispostas em paredes ou até mesmo colocadas no chão. Nas mais clássicas, o nicho funciona bem se acoplado em uma estante.

Para mais idéias de como decorar um ambiente de forma criativa, veja: 10 objetos de decoração inusitadíssimos.

Divisor de águas

Salas de estar industriais por Meero
Meero

Appartement Paris

Meero

Neste apartamento, onde o quarto e sala se juntam em um lugar, o armário composto de longas prateleiras é o responsável pela divisão dos espaços. Com uma boa estatura, ele acompanha o pé direito até o fim e proporciona um aspecto leve que faz com o que o espaço pareça mais expansivo.

As cores claras do móvel unidas a luz vinda da janela e aos outros itens do mobiliário trazem um ambiente tranquilo e delicado, sem deixar o lado jovem.

Toque de museu

Projeto Amauri: Salas de estar modernas por Suite Arquitetos
Suite Arquitetos

Projeto Amauri

Suite Arquitetos

Não só de livros, discos e estatuetas um armário de sala é composto. Nesta sala que faz parte de um projeto do escritório Suite Arquitetos nós temos a certeza de que podemos ir além. O armário neutro e branco recebe belos quadros de mesmo tamanho e fotografias de paisagens verdes. Ele também conta com outros compartimentos que dão conta do recado e funcionam da forma convencional.

A disposição dos artefatos e itens nos traz uma lembrança de museu. Ainda mais unidade as belas poltronas de design retrô em veludo verde musgo.

Você usaria alguns desses armários abertos  em sua casa? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!