10 tendências de arranjos de flores

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Loading admin actions …

A mais antiga forma de trazer beleza e vida ao décor vem dos arranjos de flores. Isso, sem mesmo mencionar o perfume que muitas delas são capazes de proporcionar. São elementos dinâmicos, flexíveis e possibilitam reinventar ambientes com seu charme e alegria.

Vale ressaltar que abusar do efeito gráfico nas composições florais pode ser muito interessante. Fazer o uso de plantas suculentas, folhas largas de grandes espécies e pedras ornamentais pode ajudar muito no visual. A escolha de um belo vaso sem sombra de dúvidas é ponto alto.

Aqui você vai encontrar possibilidades que selecionamos para se inspirar na hora de ir atrás de decorar seu lar com arranjos.

Verde e branco

Com suave tom de verde limão, os vasos de mini Crisântemos trazem alegria ao lado das brancas Orquídeas Phalaenopsis Amabilis (ou também conhecidas por Orquídeas Borboletas). Com duração por volta de 90 dias, essas Orquídeas precisam ser protegidas contra o sol pleno, portanto, são indicadas para apartamentos.

O Crisântemo pode ser cultivado tanto em vaso quanto em canteiros.  É importante manter a planta em local com luz indireta e colocar água a cada dois ou três dias, mantendo a terra sempre úmida, porém sem encharcar a planta. Os vasos em porcelana azul são adequados para o cultivo e contribuem para no jogo visual.

Poder amarelo

Para este arranjo de flores, presente no projeto da designer de interiores Lívia Bonfim, a escolha ficou por conta das vibrantes e amarelas Orquídeas Cymbidium. Lindas, elas cumprem o papel de colorir e alegrar o cômodo com seus formatos e detalhes.

São plantas de fácil cultivo em vaso e constantemente procuradas para decorar casas e eventos por serem resistentes. O uso do vaso longo, com o padrão em P&B traz um aspecto moderno para a área.

Sutileza branca

Decorar banheiros e lavabos com arranjos de  flores e plantas é um caminho para deixar o espaço com uma cara mais pessoal e com um quê mais feminino. As arquitetas Claudia Albertini e Chris Silveira acertaram na medida ao apostarem nos belos Copos-de-leite. A luminária localizada na parte superior deixa o clima ainda mais sensível, iluminando as pétalas e folhas gentilmente.

A flor deve ser cultivada em grupos para melhor valorização de seu efeito gráfico. Se adapta com facilidade em locais úmidos, desta forma, funciona bem em lavabos. O plantio em vasos também é bastante adequado.

Mistura tropical

Misturar espécies de flores, plantas e ervas quase sempre gera um conjunto agradável de se ver. Neste arranjo  de flores feito pela artista Flávia Soares, temos uma junção de pequenas suculentas com cactos e flores exóticas.

Além de todo o acerto causado na brincadeira com a variedade, o vaso de cerâmica no qual elas estão inseridas transforma a história em algo ainda mais especial.

Doce Camomilas

Garrafão âmbar 4L: Casa  por Pomelo
Pomelo

Garrafão âmbar 4L

Pomelo

Camomilas são flores pequenas e extremamente delicadas. Normalmente são usadas em ramos ou em grande quantidade nos arranjos de flor para ter um efeito mais eficaz. Usá-las em suportes inusitados e não convencionais pode ser uma solução divertida para seu cômodo.

O fato de elas serem muito femininas e ornamentais, pode quebrar a dureza de elementos dispostos no ambiente. Originária da Europa, a Camomila se dá melhor em um clima ameno, mas é capaz de adaptar-se bem em vários locais, desde que o clima não seja muito quente.

Toque de verão

O papel de parede cinza no padrão psicodélico, se torna ainda mais hipnótico sobreposto pelos cálices prateados e recheados com vibrantes Helicônias. O cômodo ganha mais movimento e um toque quente devido as tonalidades presentes na flor. Os vasos contribuem para aumentar o glamour do espaço.

Esta flor aprecia solos úmidos e ricos em matéria orgânica. Multiplica-se pela divisão, cortando seus rizomas. São plantas tropicais, originárias da América do Sul, América Central, Ilhas do Pacífico e Indonésia.

Charme discreto

Neste arranjo, temos novamente Copos-de-leite, mas que se encontram em um diferente ângulo, dando uma nova cara a flor. Se preocupar com as posições e ângulos na hora de montar um arranjo é um detalhe que faz bastante diferença e possibilita a criação de composições mais gráficas e planejadas.

O vaso em vidro liso tem uma aparência minimalista que se assemelha a objetos de estudos botânicos. Isso traz um toque lúdico a sala. O brilho do vidro e o arranjo refletidos no espelho possibilitam um jogo de proporções que gera um ritmo e completa o ambiente.

Tela viva

Decorar a casa com plantas não precisa ser necessariamente com vasos ou suportes que fiquem apoiados em aparadores ou chão. Esta peça inovadora do Quadro Vivo prova que podemos ir longe no quesito, criando um espaço aconchegante e agradável.

As flores em questão são as Orquídeas Dendrobium Nobilie. São originárias da Ásia, de fácil cultivo, e se adaptam muito bem ao clima brasileiro. A sua flor dura até 30 dias e tem até seis cores híbridas.

Clássico e elegante

Para compor a mesa de madeira localizada no terraço, o arquiteto Canisio Beeck selecionou um arranjo clássico e cravejado de rosas vistosas. Todas em tons claros entre branco e amarelo, elas completam o espaço claro e arejado dando vida e charme a varanda.

Os detalhes da mesa como talheres, louça, taças e jogos americanos estão todos em sintonia com os tons encontrados no arranjo de flores.

Pétalas românticas

Loft Tropical - Casa Cor 2014: Cozinhas modernas por Gisele Taranto Arquitetura
Gisele Taranto Arquitetura

Loft Tropical – Casa Cor 2014

Gisele Taranto Arquitetura

Para esta cozinha moderna e urbana, a arquiteta Gisele Taranto apostou em flores de tons rosados, roxos e rosas amarelas, que funcionam como pausas no clima metropolitano. Os arranjos, que são delicadamente cheios de cores, trazem um resgate ao clima bucólico das regiões campestres.

Os vasos de vidro de diferentes tamanhos e formatos proporcionam um jogo de movimentos que preenche com sucesso a área da longa mesa de madeira. Caso queira mais dicas de decoração com flores, confira Ambientes decorados com flores e plantas.

O que você achou dessas ideias de arranjos de flores?!!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!