Oásis à beira-mar

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Imagina morar na praia e não apenas abrir a janela e sentir a brisa do mar ao despertar todos os dias, mas ter a areia da praia como a extensão do seu quintal? Sim, embora este seja um sonho que somente poucos podem realizar, alguns poucos o realizam. É o caso dos proprietários da Residência Beira Mar, projetada pelo escritório Renato Teles Arquitetura, localizada em Natal, Rio Grande do Norte. 

A casa se abre para o mar com amplas aberturas, que promovem a ventilação e iluminação natural abundante, e descortinam as vistas privilegiadas para o mar. O mobiliário e materiais naturais, como a madeira, utilizada de modo intensivo, devido a sua resistência à umidade e oxidação, dão à residência uma aparência mais charmosa e acolhedora.    

Confira a seguir mais imagens e detalhes deste projeto deslumbrante, um verdadeiro Oásis à beira-mar, que além de requinte, oferece conforto e aconchego ao seus moradores.

Fachada principal

A fachada principal da residência Beira Mar é caracterizada por linhas retas e superfícies predominantemente brancas, que realçam o contraste com as esquadrias e venezianas de madeira das amplas aberturas. Na parte frontal, as aberturas são compostas de portas venezianas móveis deitas em madeira, de modo a proporcionar maior privacidade aos ambientes internos sem comprometer as condições de ventilação e iluminação naturais. 

Fachada lateral

De acordo com o arquiteto, a principal atração da residência é o encantamento com a natureza. Na implantação da edificação em meio às palmeiras imponentes existentes no terreno e aberta para o mar, cuja orla da praia é uma extensão do seu quintal, percebemos o protagonismo da natureza neste projeto. A escolha dos materiais também buscou despertar esta sensação de encanto. Além da madeira, a pedra natural também possui presença marcante, revestindo a base da plataforma elevada, sobre o qual a casa está implantada, e a parede e empena lateral, que emerge do solo como uma rocha. 

Living room

O branco e tons neutros dominam a decoração combinados com mobiliários e objetos em madeira. Esta neutralidade da decoração visou a realçar o protagonismo da paisagem natural exterior que invade o espaço e serve como ornamentação do ambiente. Os amplos planos envidraçados que trazem luz natural e vistas privilegiadas da praia ao living room são protegidos por venezianas de alumínio que controlam a luminosidade e também dão mais privacidade ao ambiente quando desejado.   

Sala de TV

A madeira e tecidos possuem uma presença marcante no design de interiores da Residência Beira Mar. Na sala de estar, além do predomínio das cores neutras do mobiliário e dos revestimentos, podemos constatar a presença dos tecidos brancos que revestem peças do mobiliário como o sofá e a mesa de centro, tornando o ambiente mais elegante e delicado. Além disto, a parede monolítica revestida de pedras cria também uma atmosfera mais intimista e acolhedora.  

Para saber quais são os itens essenciais na decoração da sala de estar, leia este artigo.

Rústico e contemporâneo

Assim como os revestimentos, o mobiliário mescla também aspectos rústicos e contemporâneos. Neste ambiente, as mesas redondas com tampos de vidro possuem base em madeira in natura e conjunto de cadeiras em estrutura de madeira e assentos em tecidos. Uma vez mais, a vista para o mar serve de ornamentação para o ambiente. 

Sala de jantar

A sala de jantar conta com uma ampla mesa de jantar feita em madeira e de estilo rústico. O conjunto de cadeiras é também revestido de tecidos na cor branca e um aparador e realçam a delicadeza e a elegância do ambiente. 

Se você deseja obter mais inspiração em estilo variados de decoração para a sala de jantar, leia este artigo

Mobiliário

Como toda casa de praia, devido a características típicas destes ambientes que possuem alta umidade e salinidade, a Residência Beira Mar possui não apenas esquadrias exclusivamente em madeira, mas também mobiliário feito de materiais resistentes ou imunes à oxidação, como a madeira. Nesta imagem, vemos aparadores de estilo rústico em madeira que ornamentam o living room e servem apoio para os objetos decorativos como os dois abajures com cúpulas de tecidos.

Jardim externo

As aberturas da residências são todas voltadas para a parte posterior do terreno a fim de aproveitar as vistas para o mar. No pavimento térreo, predominam os amplos panos envidraçados com esquadrias de madeira, enquanto no pavimento superior predominam amplas varandas e espaços abertos, com guarda-corpo em madeira e pergolado de madeira. A casa Beira Mar também possui dois acessos. O acesso da parte posterior, que envolve uma passarela que passa sobre a piscina e a divide em duas, dá acesso direto à praia.  

Piscina

A piscina, situada na parte posterior, serve também de espelho d'água e ornamentação do jardim externo. Além da piscina, revestida em pastilhas cerâmicas, o paisagismo buscou realçar a vegetação tropical e existente no terreno. No espelho d'água inclusive foram criadas ilhas, que permitiram a preservação de duas palmeiras que emergem da água.

Para obter mais informações de projetos de piscinas, visite nossa seção especial aqui.

O que você mais gostou neste projeto de casa de praia? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!