Casas clássicas por JUNOR ARQUITECTOS

A Casa De Campo Perfeita

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Quem é que não suspira com a ideia de ter uma casa de campo, não é mesmo? Um lugar tranquilo e longe do agito e do estresse diário, onde é possível respirar ar puro, ouvir o canto dos pássaros, assistir ao balé das folhas das árvores, caminhar e sentir os pés na grama, contornar margens de rios e saltar por entre pedras, sentar sob uma sombra e observar o sol se escondendo no horizonte. Estes e outros tantos atrativos encontramos nesta casa de campo charmosa e única, situada em Pilar, na Argentina.

A Casa Martindale, projetada pelo estúdio Junor Arquitetos, remete às vilas italianas de estilo neoclássico, uma vez que o casal de proprietários, de origem italiana, desejavam viver em uma casa que lembrasse sua terra natal. A casa é composta de diversos volumes e possui uma cor laranja bastante expressiva, contrastando com o verde exuberante dos jardins e da paisagem natural circundante. No interior predomina o estilo campestre e a sensação terna de aconchego.

Curioso para desvendar todos os encantos desta casa de campo sem comparação? Então confira a seguir mais detalhes e imagens da Casa Martindale, um pedacinho da paisagem e da atmosfera italiana em plena província de Pilar, próxima a Buenos Aires.

Fachada principal

Á primeira vista, o casarão de 660m², nos lembra uma vila italiana. Não à toa, a residência abriga um casal de italianos, que sonhava em habitar uma casa que os fizesse sentir como se estivessem em casa, ou seja, na Itália. De modo geral, a Casa Martindale desenvolve-se em vários volumes, marcados pela cobertura de telhas cerâmicas, pelas diversas aberturas, que buscam liberar as vistas para a paisagem natural circundante, e pela sua cor laranja, que contrasta fortemente com o verde da paisagem, mas confere-lhe um aspecto rústico, tal como se espera de uma casa de campo. No pavimento superior, um generoso terraço permite aos moradores desfrutarem da vista privilegiada do entorno.

Entrada principal

Jardins exuberantes de plantas variadas embelezam os jardins que ornamentam a fachada frontal da residência. Aliás, a primeira impressão da Casa Martindale vem deste jardim, charmoso e convidativo. Nem entramos na casa e já nos sentimos bem-vindos. Na entrada principal, muros baixos delimitam uma área semi-privada, que marca o acesso principal, feito de madeira rústica.

Living room

Se do lado de fora tínhamos a impressão da residência ser fechada e escura. No interior somos surpreendidos pela presença de luz natural abundante. A casa desenvolve-se em torno de um pátio central, à esquerda, que garante ótimos níveis de iluminação natural. No living room, a estrutura de madeira aparente da cobertura, uma luminária rústica e uma lareira a lenha realçam o estilo campestre e a sensação de aconchego do ambiente. A lareira divide o living room da sala de jantar e serve para aquecer ambos espaços.

Sala de jantar

A sala de jantar está situada bem ao lado da lareira a lenha. À noite o fogo da lareira dá um charme especial ao ambiente e durante o dia, a vista para o jardim traz a presença agradável da natureza. A sala de jantar é composta de móveis de madeira de estilo clássico e uma luminária de ferro forjado, que dá um toque rústico ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

Sala de estar

Até agora, tínhamos visto apenas ambientes com materiais de cores neutras. Mas na sala de estar íntima, a parede na cor vermelha e o sofá de tons coloridos trazem uma sensação de calor e dão mais personalidade ao ambiente. A mesa de centro de madeira e de estilo rústico e a lareira a lenha evidenciam o estilo campestre da residência. Se olhamos para fora, a vista para o jardim traz a sensação de paz e tranquilidade

Cozinha

Em casa de italianos, adivinha qual é o ambiente favorito da casa? A cozinha, não é mesmo? Esta cozinha não poderia ser mais aconchegante e prática. As cores neutras e claras dos materiais de acabamentos garantem a difusão da luz natural e dão mais funcionalidade. O espaço, em forma de L, prioriza espaços setorizados, bancada para refeições e bancada para o preparo dos alimentos, complementada pela ilha. Os armários planejados feitos de madeira, na cor branca, realçam o charme e a elegância do ambiente. As plantas do jardim parecem querer atravessar a janela, mas é a luz natural que atravessa e banha o ambiente de luz.

Hall de circulação

No interior da residência, diversos arcos de altura imponente criam uma galeria monumental e charmosa, que remete aos palácios italianos que serviram de inspiração para o projeto da Casa Martindale. Este hall monumental nos conduz aos aposentos da vila italiana. 

Quarto

Na suíte principal, o maior destaque é a cama de casal com dossel de madeira, cujas hastes são talhadas em madeira, um trabalho artesanal impecável. A cor bege de tom claro visa a criar uma atmosfera relaxante e intimista. Elementos decorativos como a lareira a lenha, móveis rústicos e o lustre de estilo provençal realçam o estilo rústico e a elegância do ambiente. 

Para obter mais inspiração e dicas de quartos de casal em estilo rústico, leia este artigo.

Pátio interno

As áreas externas também receberam atenção especial. Aliás, a casa está organizada em torno de um pátio central, que serve como poço de luz, capturando a luz natural para o interior dos ambientes e proporcionando vistas agradáveis para o jardim, que ornamenta o pátio interno. O pátio interno é outro elemento fundamental do projeto, que remete às vilas italianas tão enraizadas no imaginário e no coração dos proprietários. No chão do pátio, um mosaico de pedras coloridas dá um toque de requinte e um charme especial ao ambiente.

Você gostaria de habitar uma casa inspirada em uma vila italiana?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!