8 ideias lindas para decorar com gesso

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Leve, artístico e bonito. É fácil gostar do gesso. E é ainda mais fácil ver ideias de decoração que utilizam este material para deixar o ambiente incrível. O gesso é um material de fácil preparo que pode ser colado e acoplado em diversas partes da casa, como revestimentos, teto, paredes e até mesmo elementos artísticos de decoração. No entanto, é necessária uma aplicação cuidadosa que demanda mão de obra especializada – o chamado gesseiro. Com a mão de obra deste profissional é possível o uso do gesso com diversas molduras e formas pré-produzidas. 

As vantagens do uso de gesso são muitas. O acabamento artístico ou liso da peça dispensam o uso de massa corridas em paredes com imperfeições. O uso de placas de gesso pode ser feita em divisórias e espaços planejados. Além disso, o gesso tem excelentes propriedades térmicas e é ainda um ótimo isolante térmico contra a propagação de incêndios. O seu preparo é mais rápido e de fácil secagem, o que acelera o processo de acabamento do lar.

No entanto, quando feita a escolha do gesso como opção para o lar, é preciso levar alguns cuidados em consideração. A espessura recomendada para a peça de gesso é de 0,5 cm. Para a instalação de luminárias embutidas, é preciso estar atento ao tamanho do vão utilizado pelas luminárias, que varia de 15 a 18 cm – esteja atento para comprar luminárias de tamanho adequado para o acabamento em gesso. Quando a opção for o rebaixamento de teto, atente-se para que o a altura não seja menor do que 2,40 metros. Alturas mais baixas do que isto podem dar a sensação de sufocamento no espaço. A umidade do chuveiro no banheiro pede a utilização de gesso acartonado que tem proteção contra o bolor. Nunca deixe de aplicar um primer de gesso antes que a peça seja pintada – isto evita o aparecimento de bolor ou mofo. Fitas de juntas são necessárias na aplicação para evitar o surgimento de trincas. Além destas dicas, converse bastante com o profissional no planejamento da instalação. Quanto mais detalhado for o projeto, melhor serão as possíveis mudanças durante o processo de instalação.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a utilização deste material que cada vez é mais utilizado nos lares, venha conosco e aproveite mais um artigo onde entraremos juntos em salas, cozinhas, quartos e banheiros maravilhosos, onde a sugestão para o uso do gesso é feita de forma incrível e perfeita. Aproveite cada sugestão e tenha inspirações perfeitas para fazer do lar o seu lugar preferido no mundo! 

Moldando com beleza

A grande vantagem do gesso é, sem dúvida, as belezas decorativas que podemos encontrar nas formas que as peças são colocadas no lar. A partir da decoração do gesso é possível decorar com arcos, sancas e outras formas lindas. Nesta sala de estar desenhada pela designer de interiores e paisagista Iara Kílaris, de Americana (SP), a utilização de uma moldura em formato circular no teto, traz movimento e beleza com a utilização de fitas de LED deixadas na parte interna da peça. Na parede central, a cor amarela dá um destaque criativo e perfeito ao espaço com a escolha de uma moldura linda em metal.

Criando

Com o gesso a criatividade ganha ares e faz do seu lar algo singular. Utilize sempre ótimas referências profissionais aqui do homify para que você tenha excelentes opções para dar ao seu lar. Junte as inspirações com um profissional de confiança e tudo ficará perfeito! Nesta linda cozinha projetado também pela designer de interiores e paisagista Iara Kílaris, as luminárias centrais ganharam uma abertura circular com tampas de vidro que oferecem um efeito moderno e incrível no ambiente. Esta opção combina com os elementos esféricos em metal que estão sobre a bancada com elementos em vermelho, deixando a cozinha moderna e absolutamente impecável. 

Painel

Apartamento em Cascavel: Salas de estar modernas por Evviva Bertolini
Evviva Bertolini

Apartamento em Cascavel

Evviva Bertolini

Optar por escolhas criativas é sempre uma forma deliciosa de deixar o nosso lar tão lindo quanto ele merece. E as opções para a utilização do gesso são tantas, que as contribuições de ideias são infinitas e servem para muitas opções de espaço no lar. Esta sala de estar projetada pelo escritório Evviva Bertolini, de Bento Gonçalves (RS), traz uma opção sensacional de painel feito com gesso. As texturas utilizadas formam elementos geométricos incríveis em branco que contrastam perfeitamente com a cor da TV. 

Em todo o teto

Quando moldado teto do cômodo com o gesso, existem duas principais possibilidades de utilizar o material no cômodo: com sancas ou forro. A opção por sancas possibilita a incrementação do espaço com luminárias embutidas e com a utilização de fitas em LED para proporcionar um efeito criativo ao espaço. Neste projeto desenvolvido pelo escritório Item 6 Arquitetura e Paisagismo, de São Paulo (SP), a escolha por uma sanca com as laterais abertas, fez com que todo o ambiente integrado fosse iluminado com lâmpadas de LED amarelas, deixando o local ainda mais perfeito.

Destacando o espaço

Além da possibilidade de utilizar sancas e forros em gesso, outros meios de decoração do ambiente são funcionais e trabalham perfeitamente na iluminação do espaço. Neste lindo espaço integrado projetado pelo escritório Prado Zogbi Tobar, de São Paulo (SP), uma peça de gesso estende-se pela sala de estar e distribui a iluminação de uma forma reforçada no espaço social, onde estão os sofás e mesa central. A utilização desta ideia proporciona um conforto maior quanto a utilização do espaço para refeições e leitura.

Quarto de casal

Um quarto de casal pode ser muito bem incrementado com a utilização de peças em gesso em sua decoração, como podemos notar neste maravilhoso projeto do arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris, de Americana (SP). Com opções voltadas para o desenho de curvas em diversos espaços do quarto. Estes formatos dão beleza, criatividade visual, movimento e singularidade ao cômodo. Um exemplo incrível do poder que o gesso tem na decoração. 

Banheiro

Para o banheiro, as opções de decoração mais básicas com o gesso são para a utilização de luminárias embutidas no espaço. Além de trabalhar os contornos do ambiente, o branco das peças oferece uma infinidade de combinações com outros elementos. Neste belo projeto da decoradora de interiores, Marcy Ricciardi, de São Bernardo do Campo (SP), a utilização de elementos verdes, como nas pastilhas do banho e nas peças de decoração, fazem do pequeno banheiro um local confortável e perfeito para o dia a dia.

Deslumbrante

Suíte Master - CASA COR 2013 - (Fotos Lio Simas): Banheiros ecléticos por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Suíte Master – CASA COR 2013 – (Fotos Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Por fim, chegamos a este banheiro deslumbrante desenhado pelo escritório ArchDesign Studio, de Florianópolis (SC). Que opta por uma sanca aberta, com a iluminação central reforçada, proporcionando uma soma maravilhosa de sensações para o uso do ambiente finamente decorado. 

Quais destas ideias é a mais incrível?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!