10 ideias de tapetes para sala

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Roger Oates Bespoke Rugs, Roger Oates Design Roger Oates Design Salas de estar clássicas
Loading admin actions …

Um tapete está para a sala de estar, assim como uma bancada está para a cozinha. Esses artigos de decoração não são só peças visuais, mas também são capazes de alongar ou delimitar áreas na sua sala e até mesmo, aquecer os espaços com seus fios ou suas cores quentes.

Muitas pessoas optam por tapetes lisos ou extremamente discretos por medo de ousar ou de pesar na estética do cômodo. Por este motivo, viemos lhe mostrar que um tapete listrado pode moldar e dar uma identidade toda nova ao seu ambiente. 

Abaixo, você encontra 10 sugestões de tapetes listrados para transformar a sua sala em um espaço único e criativo!

Por linhas tênues

Agradável e sutil, este tapete é composto por linhas finas e longas. Apesar das cores serem P&B, ele não agride o visual neutro da sala. Exatamente por conta de suas linhas ultra delicadas, que até se assemelham a tramas de tecido. 

Próximo ao sofá desenhado em um cinza bem leve, este tapete só tem a contribuir quebrando o gelo e a seriedade dos tons discretos ao seu redor. 

Frescor delicado

Top House SP homify Salas de estar modernas

A arquiteta Cristina Menezes experimentou um mix de listras presentes no tapete de cores quentes e na parede com acabamentos em madeira de carvalho ripada, ambos com listras horizontais. O resultado é um efeito de movimento, que gera dinâmica no cômodo decorado com móveis claros e com mesmo tom de madeira. 

A paleta cromática do tapete, que vai de amarelos escuros e vinhos terrosos esquenta o ambiente com seus tons calorosos. A presença de diferentes espessuras de listras transforma a peça em mais que um objeto decorativo, ele se torna a alma do local!

Contraste clássico

homify Varandas, alpendres e terraços tropicais

Nesta sala repleta de itens em preto e branco, projetada pelo arquiteto Marcelo Brito, temos variações entre as direções e larguras das listras das almofadas e do belo tapete. 

A aposta no tapete com listras mais finas e distâncias irregulares causa um efeito interessante que possibilita um movimento extra no cômodo e que contrasta com o intenso verde da paisagem bucólica do jardim, encontrado atrás das janelas. 

Aconchegante

Nesta aconchegante sala, a arquiteta Isabela Bethonico apostou em um tapete de padrão dinâmico e divertido, mas ainda assim, sóbrio. Isso, devido aos seus tons de azul acinzentado e ao amarelo suave. O tapete se destaca no centro da sala dos outros elementos ao seu redor, mas sem causar muito choque. 

Ele cria um jogo agradável misturado com a textura da cortina que se encontra no fundo do cômodo, possibilitando uma brincadeira com as proporções de chão e parede. Esta interação possibilita um efeito de ampliação no recinto.

Jovem e despojado

Pequeno, mas muito eficaz, este tapete presente no projeto da Bloom Arquitetura e Design traz tons orgânicos de rosê, verde, azul e vermelho queimados. Em evidência, temos um jogo adorável com os quadros repletos de cores e grafismos. As molduras de diferentes tamanhos e ordens causam uma harmonia no local, assim como as luzes que se encontram acima delas. 

O tapete disposto na direção de corredor funciona como um divisor de área, separando a parede com as peças mais artísticas da mesa de jantar. Isso, sem sombra de dúvidas, causa uma impressão de que a sala é maior do que ela realmente é. 

Mix Kistch

Com ousadia e uma cara única, esta sala projetada pela designer de interiores Deborah Warne leva diversas texturas Pop e mix de padrões. No entanto, os matizes dos artigos decorativos ao redor do tapete são guiados pelo mestre! As almofadas são aliadas no jogo de texturas. 

As cores vão de tons de verde queimado a um vinho rosado, passando por alguns leves beges que equilibram toda a história. O tapete tem largas faixas de diferentes tons, todos dentro desta paleta cromática citada anteriormente, e que tem o dom de alongar o chão desta sala de tamanho compacto. 

Jogo de tons

A sala de estar refinada e quase toda monocromática, com exceção de alguns detalhes de cor que saltam, requer um tapete que seja um ótimo parceiro no seu campo. A arquiteta Glaucia Britto acerta em cheio no uso deste tapete de cor fendi com belas listras positivas e verticais. A textura da cortina de cor mais clara oferece um efeito visual na composição. A mesa central de vidro com base de pedras cria uma mágica especial e uma dupla única com o tapete.

Onda Navy

homify Salas de estar tropicais

A composição náutica com notas tropicais do arquiteto Marcelo Brito é carregada de elementos repletos de grafismos e texturas. As cores seguem a linha do navy tradicional (azul escuro, branco e vermelho) com a adição de azuis claros e o verde das plantas que decoram alguns pontos da sala. O tapete não podia ficar devendo em detalhes, não é mesmo? Aqui, esta linda peça com diversos tons que vão do azul ultra escuro ao azul claro acinzentado, preenche a parte inferior do cômodo de forma sublime! O mix de texturas das poltronas, vasos e os grafismos dos quadros nos levam para um lindo e relaxante navio. 

Pop e orgânico

Cheia de personalidade e divertida, esta sala decorada pelo arquiteto Lopez possui artigos decorativos de cores que saltam aos olhos. O tapete criativo com fios longos em sua textura é uma peça chave nesta composição. A mistura inusitada entre os tons terrosos (laranja, bege e marrom escuro) unidos ao azul piscina e ao amarelo gema transformam o ambiente em um cenário memorável de filme dos anos 80. As listras verticais contribuem para que a sala fique mais longa.

Imensidão azul

Para este canto especial da sala, não precisamos muito mais do que um belo quadro, uma clássica lareira, uma Wire Chair (criada pelo designer Harry Bertóia em 1950), se tivermos como estrela principal do show este lindo e cheio de charme tapete azul. Seu padrão é simples, mas o jogo entre os azuis ganha todo o destaque no local. Para mais dicas, veja 15 tapetes deslumbrantes para a sala de estar.

Você usaria tapetes na decoração da sua sala? Qual dos modelos mais lhe agrada?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista