Como decorar uma cozinha compacta?

Thaylise Nakamoto Thaylise Nakamoto
Loading admin actions …

Um dos espaços mais emblemáticos de uma casa, a cozinha merece toda a atenção e também uma decoração à altura. Se se tratar de uma cozinha compacta, o cuidado deve ser redobrado. 

Em cômodos pequenos, o uso inteligente e funcional do espaço é regra. Pequenos detalhes do projeto, escolha de materiais adequados, posição do mobiliário e algumas dicas podem ajudar você a criar um ambiente harmonioso, aconchegante e, melhor ainda, com a sua cara.

Em primeiro lugar, pense no estilo que mais agrada a você e que combina com o restante da sua casa ou apartamento. Outro ponto que deve ser levado em conta é

Depois, observe com atenção nossas 10 sugestões de composição de ambiente e decoração para criar uma cozinha compacta incrível.

Cozinha gourmet

Neste projeto da Helô Marques Associados, o apartamento foi redecorado para receber um casal recém-casado. A equipe do escritório utilizou elementos diversos, misturando itens tradicionais com contemporâneos para criar um estilo único. 

O balcão da cozinha compacta é composto por madeira de demolição, que quebra os tons de branco do ambiente, escolhidos de forma a criar um ambiente minimalista, mas sem perder o ar acolhedor.

Outros materiais nobres usados neste projeto foram corian, peroba de demolição, mármore carrara, limestone, pastilhas de ônix  e tecno-cimento. 

Personalidade na cozinha

Mais uma ideia genial de cozinha compacta e moderna. O que chama a atenção aqui é a cor laranja, que predomina e está presente no balcão e em alguns objetos de decoração. A cor quebra um pouco o tom escuro do restante do cômodo. 

Os eletrodomésticos pretos se destacam com a iluminação pontual tanto dos nichos superiores como dos pendentes escolhidos para compor a iluminação da bancada. Todos estes detalhes criam um espaço com muita personalidade e requinte.

Fazendo muito com pouco

Este projeto foi criado pela Cocinas Castillo para uma residência em Málaga, na Espanha. Ele é bem prático e pode ser uma boa ideia para uma cozinha compacta simples e bem funcional. 

A atenção aqui vai para o armário instalado no canto em L da cozinha. Um espaço às vezes renegado, aqui ele foi usado de forma inteligente e o resultado foi um armário fechado, com uma cortina de metal vertical, para guardar alimentos ou utensílios de cozinha.

Um bom exemplo se que se pode fazer muito com pouco espaço.

Branco e verde claro

Outro belo projeto de cozinha compacta assinado pela equipe da Helô Marques Associados. No Shades of White, os eletrodomésticos foram introduzidos em pontos estratégicos do armário e ao lado da pia para criar mais espaço para a passagem. 

As pastilhas em verdes ajudam a criam um ar mais romântico e acolhedor ao espaço. Não deixe de conferir outros exemplos de montagem e decoração de cozinhas aqui no homify. 

Estilo escandinavo

Todo espaço foi aproveitado nesta cozinha compacta em estilo escandinavo. Para não ocupar muito espaço, foi dada preferência à instalação de um cook top, enquanto o restante dos eletrodomésticos se encontram na parede oposta.

Contornando todo o espaço da cozinha, há armários com gavetas de diferentes tamanhos para acomodar alimentos e todo o tipo de utensílios típicos deste ambiente. O piso em pedra se diferencia do tapete em madeira delimitando a cozinha e deixando bem claro que se trata de um outro cômodo da casa.

Cores escuras

Minimalista e moderna, esta cozinha compacta em cores escuras e madeira é simplesmente incrível. Uma boa dica para quem vai redecorar a sua cozinha e que podemos observar aqui é a criação de pequenos nichos, de vários tamanhos, que podem servir para armazenar utensílios da cozinha como também objetos de decoração. Detalhe também para os eletrodomésticos embutidos que, além de permitirem um melhor aproveitamento do espaço, o tornam mais bonito.

Armário prático

Uma ideia inteligente para quem não quer deixar todos os seu eletrodomésticos e utensílios de cozinha à mostra. Um armário com portas que tomam todo o pé direito da cozinha compacta pode ser uma grande sacada. 

Você ainda pode criar diversas gavetas de tamanhos distintos para adequar itens mais variados, desde frutas, enlatados, azeite, guardanapos de cozinha, entre outros.

La cucina básica

O que fazer quando só se tem uma parede? Tomá-la com um armário de ponta a ponta para tirar o máximo proveito do espaço para a sua cozinha compacta. E é o que foi feito aqui. 

Os eletrodomésticos estão embutidos e o armário contorna uma lareira antiga, que além de servir como item de decoração, pode se tornar bem útil em dias mais frios. As cores claras ajudam a iluminar o ambiente e ampliar nossa noção de espaço.

Cozinha compacta com balcão

Outro exemplo de que é possível ter uma cozinha compacta com muito estilo. Neste projeto, a madeira clara do balcão acompanha os tons claros do ambiente. A iluminação posicionada na lateral do balcão ajuda a criar um clima mais intimista e aconchegante. 

Os eletrodomésticos e a pia tomam conta da parede oposta, deixando um vão livre para passagem.

Parede metálica

Esta cozinha compacta toda estilosa ganhou um toque especial com uma folha metálica que toma todo o espaço da parede da pia. Extremamento moderno e que combina muito bem com o preto escolhido para a torneiro e alguns objetos de decoração. 

As luminárias suspensas valorizam este detalhe e deixam a cozinha, que ganhou até um mini adega de vinhos, ainda mais bonita. Para saber mais, visite o nosso post 6 dicas para decorar uma cozinha pequena

Com qual cozinha você se identifica mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!