Como decorar cozinhas pequenas

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Simplicidade, luz natural e elementos bem pontuados… Uma cozinha minimalista é aquela onde sobra espaço e tempo para viver a vida sem grilos.

Para quem gosta de desfrutar de uma sensação de paz duradoura em cada canto da casa, apostar neste estilo pode ser o caminho certo. Ambientes que inspiram tranquilidade e que de tão práticos e simples se tornam extremamente belos. E o melhor, também são perfeitos para receber amigos e familiares, pois sua atmosfera clean e leve pode gerar vários incríveis bons momentos. 

Aqui neste artigo acreditamos que principalmente quando temos uma cozinha pequena e precisamos deixá-la espaçosa e funcional, dosar bem os elementos e procurar por esse tipo de inspiração pode transformar completamente o espaço. Nossa cozinha minimalista será o lugar onde faremos refeições gostosas e cheias de sabor, deixando tudo bem prático na hora de limpar para que sobre tempo pra melhor parte.

Mais do que apenas um estilo de decoração, o minimalismo pode ser também um estilo de vida! 

Espaço

Se desejamos toda essa sutileza para nossa cozinha, o segredo é sempre deixar sobrar espaço. Não há necessidade de preencher os vazios com objetos decorativos e obras de arte. Apenas o essencial deve ficar, pois descobriremos que desta forma a simplicidade pode ser muito prática e trazer uma beleza completamente especial.

Organização

Para começar vamos aproveitar o exemplo desta cozinha cujo estilo está bem caracterizado. Apenas o necessário, a decoração não se demora com nada que não seja funcional, de forma que a aparência da cozinha é de sempre estar organizada e bem limpa. Aqui a madeira clara impera, trazendo naturalidade ao projeto japonês.

Sutileza

As pedras também são muito bem vindas numa cozinha pequena minimalista. Pois trazem frescor e neutralidade. Aqui neste balcão a iluminação faz a cena, compondo com sutileza e sofisticação o canto da cozinha. Podemos ver apenas uma linda peça de arte decorativa que ganha um destaque especial. E as cortinas e acabamentos em madeira separam este uso privado das demais áreas da casa.

Superfícies lisas

Neste estilo devemos sempre procurar por superfícies lisas e com acabamentos lineares e limpos. Como nesta cozinha planejada, todos os armários são finalizados sem puxadores aparentes e o revestimento metálico e laminado dá ao ambiente impressão de plenitude. Numa cozinha pequena esses truques, aliados à cores neutras e sóbrias, podem ser um grande passo para conseguir um resultado bastante clean e espaçoso.

Luz natural

Ser minimalista é aproveitar o melhor da luz natural para trazer aos ambientes muita claridade e espacialidade. Com revestimentos polidos e sem interferências ou quebras, a unidade das superfícies funciona rebatendo a luz e dando um aspecto de ainda mais limpeza. Aqui nesta cozinha os armários de parede única escondem também os utensílios e eletrodomésticos.

Funcionalidade

Uma ótima variação para os balcões e cozinhas americanas é a de utilizar a mesa de jantar para segregar o espaço da cozinha. Uma forma bastante interessante para o bolso, cuja solução é prática e acessível. Nesta cozinha de apartamento projetada pela Andrya Kohlmann, a funcionalidade ganha força aliada a materiais rústicos e leveza na integração dos ambientes.

Design

Projetada para um fã de artes marciais, esta cozinha mistura simplicidade e requinte, utilizando alguns elementos de design mais moderno. As cadeiras e o lustre em formas geométricas trazem personalidade. Os armários cujas portas de correr cobrem e guardam a cozinha, mantêm na casa sempre a aparência de limpeza e cuidado. Aproveite essas dicas para dar à sua cozinha pequena um toque de modernidade.

Armários planejados

Um bom planejamento dos móveis pode engrandecer o espaço e trazer utilidade sem deixar à mostra todos os usos da cozinha integrada aos demais ambientes. Neste projeto minimalista a cozinha ganha um canto pequeno e bem limpo visualmente, mas guarda muito dos seus objetos no armário de parede planejado para compor também outros usos do apartamento, com elementos modernos e sofisticados.

Branco

Cozinhas minimalistas por MEEKO Architekci
MEEKO Architekci

Aneks kuchenny z hokerami.

MEEKO Architekci

Para trazer à nossa cozinha pequena uma sensação de maior espaço, todos os truques da decoração minimalista são absolutamente essenciais. A madeira e os materiais naturais apareceram muitas vezes, mas vale lembrar que o branco e os tons neutros bem claros são os que mais caracterizam este estilo. Aqui nesta cozinha polonesa, o branco total marca presença do teto até o piso. Onde até as luminárias e acessórios seguem a linha.

Cores

Apesar de falarmos sempre em cores sóbrias, claras e brancos, não significa que nossa cozinha pequena não possa receber o estilo minimalista de forma remixada. É muito interessante quando conseguimos trabalhar diferentes informações e referências que tragam ao nosso lar um toque personalizado. Então a dica para quem ama minimalismo mas também adora cor é que é possível sim trazer ambos para dentro. Basta seguir uma linhagem de cores bem dosadas e pontuais ou preferir por aquelas que são mais frescas e desaturadas

Esperamos que com essas dicas vocês possam repensar a decoração dos sonhos de forma prática e sofisticada. Temos certeza de que este estilo poderá transformar sua cozinha num dos ambientes mais lindos da casa! Para mais dicas sobre como decorar no estilo minimalista, leia também este artigo. Até a próxima!

O que você achou dessas cozinhas minimalistas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!