Cômodas apaixonantes

Douglas Galan Douglas Galan
Loading admin actions …

Em sua origem, no final do século XVII, a cômoda – caracterizada como um móvel de madeira baixo e com gavetas grandes – tinha a função de guardar roupas e objetos diversos; por isso, mais comumente era encontrada em quartos. 

O estilo das cômodas mudou muito através do tempo. A peça passou pelos reinados europeus ganhando estilos específicos e classificações, tais como os modelos Luís XV ou XVI, Queen Ann, do século XVII, e vitoriano (modelo alto e com espelhos).

Atualmente, a cômoda extrapolou os limites dos dormitórios e ganhou novos ambientes, tornando-se um objeto tanto decorativo quanto funcional em diversos espaços da casa. Os estilos também são os mais variados, podendo a peça receber linhas modernas, materiais diversos, cores atrativas e até estruturas pouco convencionais. Confira na seleção.

Penteadeira contemporânea

Quem disse que penteadeira precisa ter ar antigo? Aqui, a composição mostra que as linhas retas, com ar anos 70, também podem compor um bonito conjunto. O espelho não é fixado na peça, mas cumpre a função de mostrar o visual. O mobiliário clarinho se sobressai em meio à parede de tom lilás. 

Clássica repaginada

Corredor, vestíbulo e escadas  por MUEBLES ARNAL
MUEBLES ARNAL

CÓMODA CLÁSICA PATAS CHIPENDALE

MUEBLES ARNAL

O melhor da decoração contemporânea é poder misturar estilos. Como nesta peça apresentada, que transita entre o estilo rústico-chique, provençal e clássico. A pintura branca suaviza a peça e cria um contraste contemporâneo com a parede cinza e os objetos apoiados. Detalhe para o tampo em madeira conservado sem pintura, apenas envernizado, que deu um toque especial à mistura.

Bombè: em alta

LOFT DA MULHER CONTEMPORÂNEA por Adriana Scartaris: Casas ecléticas por Adriana Scartaris design e interiores
Adriana Scartaris design e interiores

LOFT DA MULHER CONTEMPORÂNEA por Adriana Scartaris

Adriana Scartaris design e interiores

Aqui, um exemplo de releitura da cômoda bombè - modelo que atualmente está em alta – em laca de cor vibrante. As formas arredondadas dessa peça combinam muito bem com cores e ambientes clássicos-modernos, como o loft da mulher contemporânea desenvolvido pela arquiteta Adriana Scartaris. Refletindo um estilo de vida contemporâneo, o espaço oferece praticidade sem perder de vista o bom humor e o toque natural do aconchego, o que se reflete neste móvel especificamente.

Versão jovial

Apartamento Bairro de Higienópolis: Quarto de crianças  por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

O quarto da filha dos proprietários deste apartamento de decoração eclética localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo (SP), ganhou uma peça pra lá de especial.  São duas cômodas próximas (uma em versão penteadeira com espelho e a outra como apoio), ambas laqueadas em tom azul claro. Um contraponto interessante é o tapete rosa choque, que releva que a menina, assim como os pais, se diverte com cores vibrantes! 

Supercolorida

A cômoda bombè, com um estilo mais clássico, ganhou um ar totalmente divertido e descontraído com a pintura em listras coloridas. Esse foi um recurso para tornar mais suave o móvel que era muito escuro para o ambiente. Para repaginar móveis, uma pintura nova é sempre bem-vinda e você pode usar as cores de sua preferência.

Reciclada

Quarto  por IronBug Lady

Que tal transformar um móvel antigo em uma peça novinha em folha e com um visual todo atraente para o seu lar? Foi o que aconteceu neste caso: a cômoda de estilo clássico ganhou novo astral com a pintura em azul escuro. Detalhes como os puxadores e os contornos rococós finalizam com estilo. 

Descontraída e brasileira

APTO ANTONIO CARLOS: Salas de estar ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

APTO ANTONIO CARLOS

Mauricio Arruda Design

A cômoda criada pelo arquiteto Maurício Arruda faz parte de sua linha de móveis José, que segue os preceitos de reúso e informalidade, típicos da cultura brasileira. A peça, que também serve de aparador, foi feita com caixas coloridas muito usadas em feiras livres. É resultado da prática de um eco-design com muito bom gosto, reciclagem e criatividade. Além disso, adota materiais baratos e acessíveis. 

Revestida com espelhos

No corredor de acesso aos ambientes sociais, a cômoda espelhada não passa despercebida. A peça toda espelhada é um brilho só! Nas portas frontais há um jogo de peças, criando um desenho charmoso. Quadros e outros ornamentos ajudam a compor o espaço de passagem.

Clima étnico

Aqui, a versão bombè é incorporada a um clima oriental. A cor vermelha alude à atmosfera indiana, ainda mais reforçada pela cor da parede, o pendente e os espelhos. Objetos decorativos, como os castiçais também ajudam a compor.

Jogo de reflexos

Corredor, vestíbulo e escadas  por Paco Escrivá Muebles
Paco Escrivá Muebles

Cómoda Diseño Espejos Lorei

Paco Escrivá Muebles

Moderna e criativa, essa penteadeira é um show à parte. Os gaveteiros ganharam revestimento frontal de espelhos em relevo, criando uma dinâmica ímpar para a peça. São as próprias elevações que cumprem o papel de puxadores, aliás. Com tanta inovação, o móvel cairia bem em qualquer tipo de ambiente.

Você já pensou em renovar sua cômoda antiga e dar a ela um novo papel dentro de seu lar? Compartilhe conosco seus projetos e experiências.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!