Jardinagem para se encantar

Luciana P Luciana P
Loading admin actions …

Se temos em nossa casa um lugar por onde só passamos e nada acontece, este é o artigo certo! Seja um corredor, hall, escada ou varanda, com certeza boas dicas de jardinagem podem contribuir com uma cara completamente nova.

Talvez porque passamos a maior parte do tempo na sala, no quarto ou nos cantinhos em que podemos sentar e relaxar, acabamos subestimando a importância daqueles lugares onde quase não ficamos. Por que dar atenção à eles? Se passarmos a olhar de uma forma diferente, veremos que na realidade eles podem sim ser transformados em espaços muito interessantes.

Basta acrescentar natureza, cuidado e carinho que ali teremos a energia renovada. O trinfo do paisagismo trazendo ares de renovação e bons fluidos. Tudo bem que não iremos sentar ali, mas por esses pequenos espaços e corredores as pessoas passarão e se encantarão com a beleza que vem do amor e atenção aos mínimos detalhes do nosso lar. Então vamos conferir algumas dicas!

Aproveitando os vãos

Brooklin: Corredores e halls de entrada  por Lo. interiores

Neste apartamento masculino de referência moderna da Lopes Interiores, o jardim inusitado abaixo da escada trás à paleta de cores um verde radiante e bem composto, que contrasta com as poltronas vermelhas e os materiais metálicos. Com a ideia muito interessante de somar uma fonte de inspiração asiática e a planta mini bambu, o canteiro formado com tijolinhos de vidro e forrado com casca de pinus, se eleva com uma iluminação certeira e compõe com o restante da casa um ambiente de muito bom requinte.

Passagem nada despercebida

Este jardim de folhagens coloridas, orquídeas e bromélias generosas já dá a dica por si só. Por onde as pessoas passam, para onde abrem-se as janelas… O frescor das plantas de meia sombra e da forração de seixos de rio coloridos formam a união perfeita com a arquitetura de destaque para a rusticidade da madeira e o clima tropical. Uma casa de praia despojada e descontraída do Espaço do Traço Arquitetura.

Interno porque sim

Inovar é sempre muito legal. Aquele corredor de entrada quase que inútil do nosso apartamento pode virar uma grande surpresa para os convidados. E como! Neste projeto com uma decoração de revestimento clean como a canjiquinha iluminada cenicamente e tijolinhos de vidro deixando a luz natural entrar, as plantas ganham destaque no canteiro forrado com casca de pinus. Deu para ver que mesmo numa residência de inspiração clássica e monocromática, as formas orgânicas e folhagens coloridas podem dar um brilho especial ao projeto.

Iluminação e cuidado

PAISAGISMO CASA PAM: Jardins tropicais por Landscape Paisagismo
Landscape Paisagismo

PAISAGISMO CASA PAM

Landscape Paisagismo

O bambu mais uma vez utilizado pra reinar com minimalismo e requinte, vem com este projeto trazer encanto demais para o que poderia ser um mero corredor. A grama pelo-de-urso e os arbustos de clorofitos reúnem também outros toques especiais, que incorporados aos luxuosos revestimentos da casa, resultaram em espaços maravilhosos e estonteantes.

Varanda incrível

As flores não poderiam faltar aqui neste artigo. Todos amam a praticidade das folhagens verdes, mas se derretem pela exuberância e perfume das flores. Neste projeto cuja forma foi literalmente esculpida em madeira, o deck da varanda se abre para incríveis jardineiras. Ali o paisagista incorporou begônias e cravos, flores que adoram muito sol e luz. E para preencher ainda melhor o espaço, criou pergolados verticais que engrandecem a visão.

Escadaria generosa

Nesta escadaria que poderia ser qualquer coisa se não tivesse tido uma intenção cuidadosa de beleza e bom gosto, os ladrilhos ganham notoriedade. Um estilo mediterrâneo, cujos materiais de inspiração natural são ressaltados com as dezenas de vasinhos de cerâmica contendo clorofitos que se pendem ao vão e renovam a passagem. Uma ideia simples que podemos usar sem medo em nossas escadas cuja luz natural está bem presente.

Jardim vertical sempre

Os jardins verticais estão na moda já faz alguns anos. E parece que vieram pra ficar! Muito bonitos e cheios de possibilidades, integram bem qualquer tipo de espaço, inclusive (e principalmente) aqueles que são apertados e onde geralmente não sabemos qual solução adotar. Nesta varanda o quadro vivo compõe junto com as jardineiras de kalanchoe um lugar esplendoroso para passar como quem não quer nada e levar essa energia para dentro.

Mini luxo

APP | Varanda: Terraços  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

APP | Varanda

Kali Arquitetura

Nesta onda imobiliária de apartamentos cada vez menores e mais compactos, às vezes caímos em dificuldades comuns e dúvidas sobre como aproveitar melhor os espaços. Nesta varanda mini, a Kali Arquitetura nos mostra como ser criativos na dose certa. Foram utilizadas peças de deck modular sobre pedras brancas que levam até um cantinho de muito charme. Não deixem de reparar nas lanternas ornamentais penduradas!

Canto pitoresco

Uma das coisas mais incríveis na jardinagem é que ela pode gerar ambientes pitorescos que transformam cantos simplórios em pura arte. É o caso deste cantinho projetado pelo Estúdio Daniel Cruz, que mescla varias folhagens de formas e cores variadas que em conjunto com diferentes seixos e pedras, forma um desenho muito admirável de jardim. Nós adoramos!

Escada clássica

Continuando a aproveitar cantos inusitados, a jardinagem pode ser de grande ajuda para nosso projeto de residência, principalmente quando percebemos que gostaríamos de um toque a mais de vida e natureza. Nesta escada de uma casa luxuosa em Itu-SP, foi aproveitado um espaço de muito potencial com elementos simples. Forração com pedras brancas, vasos azuis de orquídeas Phalaenopsis e palmeiras. Escolhas muito estratégicas para quem não sabe ou não tem tempo para cuidar das plantas todos os dias.

Esperamos que esse artigo tenha inspirado novas ideias para a sua casa. Com certeza aprendemos muito com essas referências. Para mais dicas de jardinagem, não deixe de conferir este link. Agradecemos a visita!

O que você achou dessas ideias de jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!