10 soluções de decoração com prateleiras

Luciana P Luciana P
Loading admin actions …

Prateleiras são unânimes entre as soluções mais práticas para decoração de ambientes. Aparecem desde em pequenos apartamentos até grandes casas de veraneio. Um leque de opções para todos os gostos e tamanhos!

Muitas vezes, quando sentimos que falta alguma coisa naquela parede nua do corredor ou escada, a melhor opção é colocar prateleiras. Ali podemos dispor mimos que compramos em viagens, objetos herdados de família, quadros, esculturas, fotografias… E se gostarmos de otimização e praticidade, podemos utilizá-las para guardar livros e objetos de uso diário. Isto não significa que a flexibilidade no uso das prateleiras precise necessariamente se transformar numa utilização aleatória. Se soubermos como fazê-lo, é possível direcionar cores e texturas, acrescentando à decoração uma unidade estética em comum acordo com o restante da casa.

A vantagem é que dependendo do conceito, podemos compor de diferentes maneiras, seja com a mesma madeira dos móveis planejados ou com prateleiras metálicas, ou até criando-se com outras opções que temos em casa mesmo. Está cada vez mais recorrente o reaproveitamento de caixas de feira, antigos pisos laminados, madeira de demolição e outros objetos que antes iriam diretamente para o lixo e que hoje são vistos com um grande potencial. 

Então pra ilustrar toda essa conversa, vamos espiar 10 projetos que usaram prateleiras de formas diferentes e com propostas bem diversificadas entre si. Temos certeza de que pelo menos alguma delas será perfeita para sua casa!

Cor e alegria

Bangalô 3 irmãos - Praia de Tamandaré/PE: Corredores e halls de entrada  por Celia Beatriz Arquitetura
Celia Beatriz Arquitetura

Bangalô 3 irmãos – Praia de Tamandaré/PE

Celia Beatriz Arquitetura

Localizada em uma praia maravilhosa em Pernambuco, esta casa, projeto da Celia Beatriz Arquitetura, é um charme cheio de cor e encantamento. A arquiteta apostou na jovialidade da cor, investindo em vários pequenos detalhes inspirados na alegria do nordeste e em sua riqueza cultural. Nesta parede, as prateleiras são pequenininhas e servem de apoio para variados objetos delicados e coloridos. 

Sustentabilidade rústica

Casa ReFit: Corredores e halls de entrada  por Ferraro Habitat

A dona desta casa, uma bióloga argentina interessada no reaproveitamento e respeito ao meio ambiente, solicitou ao escritório Ferraro Habitat, que criasse uma atmosfera rústica e criativa. Materiais como tijolos e madeira de demolição decoram até os ambientes menos importantes. No caso desta escada sensacional, vemos as pequenas prateleiras funcionando lindamente numa decoração com velas e pequenos objetos dentro da temática.

Prateleiras nos corredores

Asenne Arquitetura: Corredores e halls de entrada  por Asenne Arquitetura
Asenne Arquitetura

Asenne Arquitetura

Asenne Arquitetura

Corredores geralmente são ambientes muito pouco valorizados, pois geralmente servem só de passagem. No entanto, há várias maneiras de torná-los muito mais interessantes, como é o caso dessa solução da Asenne Arquitetura. Através das prateleiras, foi possível criar uma divisão de espaços dentro do escritório, que além de caracterizá-los, serviram como vitrine e organizadoras.

Tradicional sem erro

Neste projeto maravilhoso do estúdio Daniel Cruz, a equipe fez um ótimo trabalho utilizando-se de cores e materiais contrastantes. Em todos os ambientes há a presença dos móveis pretos com madeira que abrem espaço para o realce da cor de pequenos objetos azuis muito bem colocados. Nesta parede branca optou-se por utilizar a prateleira do mesmo material dos móveis juntamente com os objetos que calculadamente fariam a composição da paleta do projeto.

Formas e cores

Mesmo quando precisamos de prateleiras apenas para dispor livros e outros materiais de escritório, nossa casa ou ambiente de trabalho pode ficar muito mais interessante quando se apostarmos em ir além do óbvio. Foi o que fez o escritório Poche Arquitetura, ousando diferentes volumetrias e destacando o vermelho aqui e ali no intuito de criar formas interessantes e destacar as prateleiras com muita jovialidade.

Resolvendo pilares

Quase todo arquiteto alguma vez em sua vida profissional já presenciou uma necessidade de solução para o caso de pilares que se despontam no meio de uma planta arquitetônica. Neste caso a prateleira vem pra agregar, transformando aquele empecilho numa útil divisória de ambientes. Ou mesmo no caso onde apenas precisamos segregar espaços, a prateleira embutida serve de grande solução para a organização e disposição de objetos.

Reaproveitando caixas

Casa Litoral Norte SP - "Alma Caiçara": Corredores e halls de entrada  por AMMA PROJETOS
AMMA PROJETOS

Casa Litoral Norte SP – Alma Caiçara

AMMA PROJETOS

Como dissemos no início deste texto, reaproveitar caixas de madeira de diversas formas tem se tornado uma prática cada vez mais comum a favor da sustentabilidade e do planeta. Nesta bela casa praiana do Litoral Norte de São Paulo, a solução combinou perfeitamente com o estilo despojado, resultando quase que numa moldura para a composição da decoração e disposição de objetos variados dos moradores.

Prateleiras metálicas

Logo na entrada da casa, prateleiras metálicas de dimensões finas e modernas já direcionam o olhar do visitante para o que será um bela casa com decoração muito clean e de inspiração industrial. O estilo das luminárias, o destaque para o material das prateleiras e o desenvolvimento para os demais ambientes, sugerem que podemos utilizar esses poucos elementos quando precisamos compor um estilo sem perder a praticidade.

Banheiro moderno

No banheiro moderno é super bem vindo que encontremos alguns itens de uso diário a mostra. A intensão é de utilizá-los também de maneira inteligente e decorativa. Neste caso, a combinação dos materiais frios em conjunto com o espelho formam um contraste bastante belo com as prateleiras onde estão dispostas as toalhas. Uma ideia simples e muito interessante que certamente podemos aproveitar.

Design escultural

Um projeto absolutamente sensacional como este nos ensina como dar um upgrade de sofisticação no olhar. Uma paleta clara e fresca, marcada pelos azuis e cinzas muito suaves, transformam toda a residência num verdadeiro palco para valorizar a arte. As prateleiras, seguindo este conceito, se desenvolvem como uma escultura, apoiando quadros e nada mais, pois ali já vemos: isto é uma obra de arte! Vale a pena conferir.

Esperamos que dentre todas estas inspirações estejam as sementes para um lindo resultado na decoração dos ambientes de suas residências. Ainda em tempo: se desejam uma solução criativa em prateleiras para pets, recomendamos também uma espiada neste outro projeto super interessante. Bom proveito!

Qual sua prateleira favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!