Jardins verticais em casa

Luciana P Luciana P
Loading admin actions …

A onda do jardim vertical trouxe possibilidades infinitas para reinventá-lo. Já há alguns anos nas mais atuais tendências de design, cada vez mais parece que ele veio pra ficar.

Símbolo dos estilos mais modernos de decoração, mescla sempre aquele ar de natureza tropical à nossa decoração da casa ou estabelecimento comercial que pode ter inúmeras outras inspirações que com certeza ornarão em conjunto. Pode ser incorporado no próprio jardim ou varanda, mas como veremos a seguir, fica moderníssimo quando utilizado em situações e ambientes inusitados.

Alguns dos seus maiores atributos é que o jardim vertical traz consigo a cor forte de verde amazônico ao alcance dos olhos, protagonizando todas as situações em que aparece. E ainda, carrega consigo no pacote frescor e energia que funcionam até mesmo nos apartamentos mais altos das cidades mais urbanizadas. Trazer uma solução dessas para nossa casa pode ser a grande transformação que estava faltando.

Então vamos namorar aqui neste artigo alguns exemplos finíssimos de jardins verticais que ensinam como é legal ousar com as nossas velhas amigas plantas sem deixar de ser elegante, sofisticado e criativo.

Jardim vertical na sala do Apê

Nesta sala projetada para receber amigos, o sofá em L já remete a uma atmosfera de conforto. Combinada com o jardim vertical dentro da sala, o ambiente ganha uma coloração bem viva que se relaciona muito bem com os detalhes em cores vivas. Assim o projeto conquista junto com a vista da cidade um ar cosmopolita e jovem chic.

Jardim vertical na entrada da casa

CasaCor | 2012 | Arqtª Camila Rosa e Juliana Valias: Corredores e halls de entrada  por Folha Paisagismo
Folha Paisagismo

CasaCor | 2012 | Arqtª Camila Rosa e Juliana Valias

Folha Paisagismo

E se acharmos ousadia demais utilizar o jardim vertical no quarto ou no banheiro, mas sentirmos que precisamos dessa maravilha dentro da nossa casa, uma forma super interessante de resolver a questão é transformar aquele corredor ou hall de entrada que sempre achávamos meio sem graça. Aqui a iluminação e as referências rústicas do projeto incrementam ainda mais a intervenção. Fica a dica!

Jardim vertical nas áreas comuns do prédio

Neste projeto do edifício Rêve Leblon, as áreas comuns do prédio ganham notoriedade e requinte com a abertura das vistas para um fabuloso e extenso jardim vertical. O spa, a academia e toda a área da cozinha gourmet se integram com este imenso painel verde. Uma forma maravilhosa de aprimorar e purificar o nosso projeto.

Jardim vertical na sala de casa

Apartamento Campo Belo: Corredores e halls de entrada  por SP Estudio
SP Estudio

Apartamento Campo Belo

SP Estudio

Se tem uma coisa que um jardim vertical gosta é de muita luz e um pé direito generoso. Neste projeto de apartamento moderno com excelentes referências de design, as cortinas filtram e difundem toda a luz natural do ambiente, trazendo à vista o verde deslumbrante do jardim de bromélias e samambaias.

Jardim vertical na parede da banheira

Banheiros tropicais por GreenSmart
GreenSmart

GreenSmart en interior

GreenSmart

Por falar em ousadia, este jardim nada discreto compõe a principal referência deste banheiro revestido pela GreenSmart, empresa mexicana especializada em jardins verticais e paredes naturais. Aqui banhar-se se transforma em verbo mais que perfeito, num espaço onde a única intensão é a de relaxar e saborear a vida.

Jardim vertical no quarto do casal

Aqui neste artigo tudo pode, inclusive somar o jardim vertical ao closet integrado ao quarto do casal. O importante é ter boas ideias e foi o que inspirou este espaço aberto e amigo da natureza num apartamento studio muito moderno projetado com puro charme pela Claudia Albertini & Chris Silveira Arquitetos.

Quadro vivo no banheiro

O jardim vertical pode se manifestar de diferentes formas, como estamos vendo. Uma delas, que é bem prática e interessante, é através dos quadros vivos que são fornecidos já com a moldura e o desenho das plantas. Alguns renomados designers e paisagistas trabalham com excelência essas soluções que facilitam bastante na hora de incorporar a ideia na nossa casa.

Jardim vertical no banheiro

Loft do DJ Renata Ratier - CASA COR MS 2014: Banheiros ecléticos por Gabriela Pereira
Gabriela Pereira

Loft do DJ Renata Ratier – CASA COR MS 2014

Gabriela Pereira

Pra quem ama o design inspirado no estilo rústico com personalidade, alguns truques podem transformar o banheiro em uma verdadeira obra de arte. Aqui as pedras, o revestimento cor de cimento e o jardim vertical formam junto com todos os outros elementos modernos uma solução versátil e sofisticada. Projeto muito bem criado para a Casa Cor MS 2014.

Jardim vertical no corredor

Outra forma de trazer o jardim vertical com mais facilidade e praticidade é apostar em quadros vivos e outros suportes para vasos que geralmente são opções que cabem melhor num orçamento apertado. Esta empresa turca se especializou na ideia, transformando estas sacolas de tecido de lona em inovadores objetos decorativos alinhados com as tendências de decoração de interiores no mundo. E o melhor, ainda por cima cabem em qualquer situação!

Horta móvel verticalizada na varanda

Horta vertical em estrutura metálica: Jardins tropicais por Ésse Arquitetura e Interiores
Ésse Arquitetura e Interiores

Horta vertical em estrutura metálica

Ésse Arquitetura e Interiores

Ainda aproveitando a ideia de utilizar meios mais baratos para gerar o nosso jardim vertical, este exemplo de horta móvel super prática e interessante pode dar uma nova dica às nossas intenções de jardim. Apostar na verticalidade com soluções mais ao alcance do bolso também é possível já que, como dissemos no começo, o interessante deste artigo é a surpresa somada às boas ideias.

Seguindo esses brilhantes exemplos, com certeza ficaremos inspirados a trazer para nossa casa ou projeto de arquitetura algumas dessas soluções. Como vimos, o jardim vertical pode ir além do óbvio e trazer a novos ambientes uma cara completamente nova e de muita personalidade. A seguir podemos conferir também outras grandes ideias de paisagismo que trazem modernidade e criatividade a qualquer espaço. Boa leitura!

Gostou dessas ideias? Diga pra gente qual a mais inusitada.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!