Salas de jantar modernas por EUGENE MESHCHERUK   |  architecture & interiors

Como Dividir Os Espaços Sem Construir Paredes

Como Dividir Os Espaços Sem Construir Paredes

Antônio Santos Antônio Santos
Antônio Santos Antônio Santos
Loading admin actions …

Não há dúvida de que os espaços integrados deixam a casa mais confortável, promovem a interação dos moradores e proporcionam uma sensação de maior amplitude espacial, além de potencializar a ventilação natural. Mas determinados momentos e ocasiões pedem um pouco de privacidade. Nestas horas os espaços integrados apresentam uma desvantagem, se não dispõem de soluções para dividir ou separar os ambientes, como portas de correr, por exemplo. O ideal é desfrutar de espaços integrados, principalmente na área social, mas dispor também de soluções práticas para dividir os espaços, para os momentos em que a privacidade é necessária.     

Neste artigo apresentamos alguns exemplos criativos de como dividir os espaços sem a necessidade de construir paredes ou fazer grandes investimentos. Confira a seguir ótimas ideias de divisórias de espaço para inspirar você a incrementar a flexibilidade e a privacidade da sua casa sem ter que arcar com os gastos e transtornos de uma obra. Veja como é fácil deixar sua casa mais contemporânea, sem perder a funcionalidade e o conforto.

1 – Portas de correr de madeira

As portas de correr são soluções simples de executar e muito funcionais, permitindo que os ambientes sejam divididos e integrados com muita rapidez e praticidade. É possível esconder as portas na alvenaria ou deixá-las à vista, como neste projeto. 

2. A lareira como divisória

Integrar a área social, sala de estar, sala de jantar e cozinha, é uma ótima maneira de ampliar os ambientes e permitir que todos interajam. Para garantir uma parcela de privacidade, você pode optar por uma separação parcial, como neste projeto, que empregou uma lareira a gás, revestida de mármore, para dividir a sala de jantar da sala de jantar.

3 – Uma parede espelhada

Neste projeto, a parede que dividia os ambientes foi revestida de espelhos, que ampliaram a sensação de amplitude e deixaram o ambiente mais elegante. Os espelhos também tornaram a parede quase invisível, realçando a sensação de integração dos ambientes, mas mantendo uma separação parcial. 

4 – Parede de Cogobós

Os cobogós são feitos de material cerâmico e servem para delimitar os espaços sem obstruir a passagem da luz e do vento. Edificar uma divisória de cogobós é mais simples do que construir uma parede convencional e o resultado, como vemos neste projeto, pode ser surpreendente. Aqui, os cogobós delimitam o living room do home-office, garantindo privacidade e dando um toque de requinte ao ambiente.

5 – Estante como divisória

Uma ótima solução para separar os ambientes é através de móveis de marcenaria, que além de dividir também agrega funcionalidade, proporcionando mais espaço de armazenamento e nichos para os objetos decorativos.

6 – Painel personalizado de madeira

Neste projeto, um painel personalizado feito de madeira garante a divisão da sala de estar da sala de jantar, agregando funcionalidade e personalidade ao ambiente. O painel é o destaque da decoração e ganhou iluminação direta especial, situada no forro. 

7 – Estantes de aço

Leve e de fácil execução, esta estante de aço, contribui para a divisão física dos ambientes, mas permite ao mesmo tempo a integração visual, a passagem da luz e da ventilação, em maior ou menor grau, dependendo da quantidade de objetos depositados sobre as prateleiras.

8 – Portas de vidro

Se a separação visa apenas ao isolamento acústico, para que o barulho da sala de Tv não perturbe os demais ambientes, utilize portas de vidro, mantendo assim a integração visual e a propagação da luz natural. 

9 – Cortina metálica

As cortinas também podem ser empregadas como divisórias, para delimitar espaços e garantir a privacidade, mas com o máximo de flexibilidade. Claro, quanto mais opaca, maior o nível de privacidade proporcionado pela cortina. Também é possível ousar na escolha da cortina. Neste projeto, a cortina metálica define o espaço da sala de estar, além de incrementar o estilo industrial e sofisticado da decoração. 

10 – Cortinas com efeito cênico

Aqui a sala de jantar e a sala de estar são separadas por uma cortina preta, que garante ao living room uma atmosfera teatral. Para integrar toda a área social, abrem-se as cortinas.

11 – Porta de madeira pivotante e painel de madeira

Neste projeto, a cozinha americana pode facilmente ser integrada ou isolada, com o fechamento fechamento da porta de madeira pivotante e do painel de madeira sobre o balcão, tornando o espaço mais dinâmico e funcional. 

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

12 – Venezianas de madeira

Neste projeto, a cozinha é aberta para a sala de jantar e para a sala de estar. Contudo, a porta de madeira com venezianas articuladas, que recolhem todas as folhas, permitem o isolamento da cozinha, agregando flexibilidade e funcionalidade ao ambiente.

13 – Biombo de madeira

Biombos são opções simples para a divisão dos espaços e funcionam muito bem em dormitórios, para separar a área de dormir da área de estar ou do closet. 

14 – Portas translúcidas

Neste loft, o espaço do quarto é delimitado por portas de correr de vidro translúcidas, que asseguram a intimidade, e quando abertas possibilitam a integração do ambiente à área social.

15 – Cortina com trilho circular

Aqui, mais do que delimitar a área de dormir, as cortinas conferem ao espaço da cama uma sensação de intimismo, tornando o ambiente mais aconchegante e romântico.

16 – Cortina

O closet é uma espaço funcional, que agrega bastante praticidade e conforto. Se está difícil adicionar um closet, inspire-se neste projeto, no qual o closet foi delimitado por cortinas de cor azul royal, que agregam personalidade e sofisticação ao ambiente.

17 – Plantas como divisórias

As plantas também são uma boa solução para separar ambientes, podendo ser empregadas em espaços de circulação, como corredores e hall, ou nas divisórias de lotes, para delimitar o espaço, proporcionando relativa privacidade, ao obstruir a vista, dependendo do tipo de vegetação e do seu arranjo.  

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!