SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Casa exibe charme e elegância atemporais

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Quem não gostaria de uma casa ampla, com grandes vãos livres e aberturas generosas, com ambientes iluminados pela luz natural abundante e integrados entre si e com o espaço exterior, repleto de jardins e vegetação exuberante e pé-direito elevado? Porém, para algumas pessoas, estas são apenas premissas e qualidades iniciais, que necessitam ainda ser complementadas, a fim de dar a residência a condição de lar, com requinte e conforto, e uma personalidade própria e forte. Esta foi a situação vivenciada pelos proprietários da Casa Wimbledon, um residência de 2.100 m², localizada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. 

O jovem casal de proprietários desejava uma moradia, além de espaçosa e cômoda, que tivesse um ambiente acolhedor e atemporal. Portanto, para ajustar-se às necessidades dos proprietários, o projeto original da casa sofreu algumas alterações, como a criação de uma área gourmet voltada para os jardins e de uma academia, no pavimento inferior. Além disto, o projeto de interiores, através da escolha de materiais e do mobiliário, buscou humanizar os ambientes e torná-los mais aconchegantes. 

Confira a seguir mais detalhes e imagens desta residência charmosa e atemporal, que exibe ainda um projeto de interiores refinado, com peças de mobiliário ícones do design nacional, e ambientes amplos e acolhedores.

Fachada principal

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Casas  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

Localizada em um condomínio fechado e projetada pelos arquitetos Bruno Carvalho e Camila Avelar do escritório BC Arquitetura, a residência Wimbledon é caracterizada por linhas retas e generosas aberturas e planos envidraçados, que resultam em ambientes inundados de luz natural. O entorno da residência é marcado por jardins com vegetação diversificada e exuberante. Uma árvore frondosa marca o acesso principal. 

Acesso principal

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Casas  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

Um pórtico monolítico e imponente de concreto aparente emoldura a porta que dá acesso ao hall e ao interior da residência. A porta, revestida em madeira de pau-ferro, evidencia a madeira como elemento marcante do projeto.

Paisagismo tropical

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Casas  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

O espaço circundante da casa é marcado pela natureza de jardins de vegetação tropical de diversas variedades e portes. O paisagismo foi elaborado por Adriana Fonseca, que além de criar elementos que proporcionam vistas agradáveis e melhores condições ambientais, como o espelho d'água, que contribui para a melhor umidade do microclima, buscou também criar barrerias visuais, que protegessem a privacidade dos moradores, devido a presença de amplos planos envidraçados.  

Living room

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Salas de estar  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

O living room se destaca pela espacialidade imponente, do pé-direito elevado e amplos vãos livres, pela presença de luz natural abundante e também pela integração com os jardins que circundam toda a residência, propiciando o contato aprazível com a natureza e tornando o ambiente mais elegante e agradável.    

Projeto de interiores

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Salas de estar  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

Além do requinte, o projeto de interiores buscou trazer a sensação de calor aos ambientes, tornando-os mais acolhedores. Por esta razão a madeira está presente de forma marcante nos elementos de marcenaria. Nos espaços sociais da residência, situados no pavimento térreo, o piso de mármore, na cor branca, evidencia o cuidado na escolha dos materiais de acabamento, que priorizam o requinte e qualidades materiais como durabilidade e nobreza. Além do tratamento minucioso das superfícies, peças atemporais e ícones do design internacional, como o par de poltronas de madeira Diz, à esquerda, de Sérgio Rodrigues, a mesa de centro de Maria Cândida Machado, também em madeira, denotam a sofisticação e a personalidade marcante dos ambientes.

Cozinha

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Cozinhas  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

Embora em todos os ambientes predomine o uso de tons neutros e superfícies brancas, na cozinha a presença sóbria e elegante do granito na cor preto absoluto se sobressai. Além do preto absoluto, detalhes coloridos, como a faixa na cor amarela sobre os armários superiores e cadeiras avulsas, deixam o ambiente mais vibrante e mais personalizado. Espaçosa e funcional, a cozinha possui ainda uma bancada em forma de ilha com cooktop e coifa em aço inox e uma mesa rústica de madeira in natura, que serve como mesa de refeições mais informais e casuais.

Sala de Jantar

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Salas de jantar  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

Um dos destaques do projeto de interiores é o revestimento em madeira com painéis de pau-ferro, presente por exemplo na alvenaria central, que marca a divisão entre grande living, o elevador e o acesso à área de serviço. A escada foi revestida com réguas de bambu importadas da Indonésia. Na sala de jantar, integrada com o espaço exterior através de um generoso plano envidraçado, os lustres Copper Shade com pendentes, da Tom Dixon, feita em bronze polido, realçam a elegância e sofisticação do ambiente.

Lavabo

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Banheiros  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

No lavabo predomina uma atmosfera sóbria e sofisticada, devido as superfícies texturizadas do concreto aparente, realçadas pelo projeto de iluminação. Um bloco monolítico de mármore esculpido dá forma à cuba e à bancada do lavatório.

Suíte master

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Quartos  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

No andar superior estão situados os dormitórios, incluindo a suíte master, com impressionantes e cômodos 150 m² e vista generosas para a paisagem verde e exuberante dos jardins do entorno da residência. Para esse ambiente os arquitetos buscaram criar um clima de serenidade utilizando portanto uma paleta de tons de bege. O papel de parede atrás da cabeceira da cama e as cortinas fluídas, Orlean, dão um toque discreto de romantismo e o piso em madeira traz mais aconchego ao ambiente.

Vistas privilegiadas

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Quartos  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

O projeto buscou explorar ao máximo as vistas para o exterior e a luz natural, deixando-a invadir o espaço com todo o seu esplendor. Para assegurar o conforto térmico foram utilizados vidros especiais, sunglass. Além disto, nas amplas aberturas dos quartos optou-se por cortinas blackout automatizadas.

Espaço gourmet

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Cozinhas  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

No espaço externo a decoração buscou dar um toque de rusticidade com materiais como fibras, madeira e pedras, presentes nos revestimentos e no mobiliário fornecido pela Tidelli. A cozinha gourmet, uma exigência do proprietário, recebeu equipamentos Viking, incluindo uma churrasqueira com coifa camuflada dentro da marcenaria. Para assegurar maior conforto, criou-se uma cobertura com cipó que serve de anteparo ao sol e cria um ambiente mais natural e litorâneo.

Área de lazer externa

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Casas  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

Para incrementar o charme e a sensação de prazer dos moradores, no espaço externo grandes vasos possibilitam o cultivo de palmeiras e criou-se um jardim vertical, à esquerda, que serve de ornamentação para o espaço gourmet e para a área da piscina, uma das grandes atrações da casa, revestida em pastilhas cerâmicas em tons de azul. O espaço é um verdadeiro convite ao desfrute do calor e da atmosfera descontraída e inspiradora do Rio de Janeiro.

Para obter mais informações de projetos residenciais, visite nossa seção especial.

O que você mais lhe impressionou neste projeto? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!