10 poltronas perfeitas para decorar a sala

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

Atualmente, as poltronas decorativas são itens essenciais no décor das salas de estar, acompanhando os outros artigos de estofados, como o sofá ou mesmo as namoradeiras e pufês. Esses elementos com certeza adicionam estilo ao cômodo, ao mesmo tempo que agregam sofisticação com funcionalidade, afinal quem não gosta de relaxar em uma poltrona num final de dia estressante e cheio de afazeres?!

Se você acha que os detalhes fazem toda a diferença, com certeza deve investir em uma linda poltrona para incrementar a decoração dessa dependência da sua casa. Principalmente porque é possível renovar todo um layout e visual com um simples componente como esse. 

Tendência da estação, a poltrona nunca sai de moda, e veio se transformando e refazendo a medida que novidades surgiram no mercado. Diversifica, entretanto, no tipo de textura, material, cores e tamanho, porém nunca deixa de lado o conforto que proporciona para quem se atreve a passar tardes em frente à TV ou simplesmente se deliciando com um livro. Além de aproveitar para preencher os espaços do lugar.

Assim, verifique a seleção que a homify preparou de exemplos de poltronas perfeitas para compor a sala de estar com magnitude e sofisticação. Com essas dicas imperdíveis você com certeza deixara o ambiente do seu lar super trending. Discretas ou chamativas, tem modelos para todos os gostos, confira!

1. Couro

RESIDENCIA EM CONDOMINIO, NATAL RN: Salas de estar tropicais por Renato Teles Arquitetura
Renato Teles Arquitetura

RESIDENCIA EM CONDOMINIO, NATAL RN

Renato Teles Arquitetura

A concepção de décor dessa sala de estar moderna e super estilosa foi concebido pela equipe de Renato teles Arquitetura e traz um modelo de poltrona tipo espreguiçadeira para compor a mobília do espaço. A textura e a cor do item combina perfeitamente com o restante dos móveis que participam da decoração dessa dependência. Além disso, o assento é confortável, acomodando os pés de quem utiliza essa poltrona, como um pufe. Ideal para quem esta cansado e deseja colocar as pernas para cima, ajudando na circulação sanguínea e contribuindo para que o relaxamento do corpo seja completo. 

2. Veludo

Salas de estar clássicas por homify

A sala de estar que segue um estilo de decorar mais clássico ganhou uma poltrona mais clássica, com tecidos de veludo que complementa outros elementos do ambiente como as cortinas, o tapete, a mesa de centro ou as arandelas que imitam castiçais. Assim, esse cômodo super harmonizado elevou a condição da poltrona a um ícone da era vitoriana que predomina na sala. A designação vitoriana vem da influência do Reinado da Rainha Vitória na Inglaterra do século XIX. E, por se tratar de um artigo retrô, por ser um modelo mais antigo, cabe no termo e no visual como tal. 

3. Rústica

Salas de estar  por osb reformas
osb reformas

Vista general del salón

osb reformas

A poltrona ainda pode fazer parte de salas de estar que seguem uma linha mais campestre, sem muito moveis poluindo o cômodo, apenas um símbolo de conforto e lugar ideal para descansar os ossos. Assim, nesse exemplo, trazemos uma casa de campo com uma mobília mais simples, com material de palha, que combina perfeitamente com ambientes mais arejados e o piso feito de porcelana fria. Apesar de tudo, também contemporâneo, destacando a TV de plasma moderna e atual. Afinal, o estilo pode ate ser antigo ou simplório mas o conforto deve vir com todas as tecnologias e possibilidades que a atualidade nos proporciona. 

4. Pequena

Para quebrar a linearidade dos estofados ao menos uma poltrona deve fazer parte da concepção do décor da sala de estar. Assim, mesmo que de tamanho menor, ou instalada em um cantinho do cômodo, esse componente faz toda a diferença em qualquer sala de estar. Nesse exemplo de decoração super moderna, a poltrona faz duo com a lareira contemporânea, ideal para os dias frios desse inverno nos trópicos. 

5. Dupla

Salas de estar rústicas por CCD Architects

Outra ideia para passar os dias com temperaturas mais amenas e aproveitar a lareira à lenha. Assim, um conjunto de poltronas, com um pufe no meio acaba por ser uma alternativa para quem não deseja sofá na sala de estar. O tecido de camurça também combina com a temática mais rústica que o estilo desse décor segue primorosamente. 

6. Estampada

Novo e descolado.: Salas de estar modernas por C. Arquitetura
C. Arquitetura

Novo e descolado.

C. Arquitetura

Além da estética, você também precisa levar em consideração o espaço que tem ao seu dispor. Se a sala de estar for pequena, prefira modelos menos robustos, que não atrapalhem a circulação, alem de manter a sofisticação.Para inovar, aposte nos tecidos de revestimento, como essas estampas alegres e cheias de vida que deixam esse ambiente bem descontraído. Para outras dicas de decoração, confira o site da homify, recheado de livros de ideias e com um banco de imagens repleto para você se inspirar. 

7. Inclinada

A poltrona com encosto mais curto pode fazer um par interessante com uma mesinha de cabeceira e assim, criar um cantinho reservado e aconchegante dentro da própria sala de estar, inserido no todo como parte integrante mas que pode ser utilizado isoladamente. Se você não prioriza as costas e os pés, aposte em um artigo com estofado confortável. E, tenha um sofá que ofereça mais comedida dentro os moveis que você optar para a sua decoração. 

8. Parecida com cadeira

Inserir uma poltrona ou cadeira no ambiente de passagem e uma solução inteligente par preencher o vazio demográfico que por ventura se forme nesse espaço. Assim, um tapete, uma mesinha de centro com abajur também contribui para deixar o cantinho mais querido e convidativo ao relaxamento. Além do mais, tem tudo a ver com as novas tendências de ambientes integrados e conjunto que os novos apês apresentam no mercado hoje em dia. 

9. Eclético

Esse projeto valoriza a integração entre arquitetura, arte e natureza, apresenta uma atmosfera intimista e é subdividida em pequenos recintos. Assim, a poltrona neutra parece solitário, entretanto, fica ideal para compor esse espaço versátil e incrível, inspirado no art deco, movimento que representou uma passagem entre a art nouveau e o modernismo. Há espaço para tons metalizados e texturas que também seguem uma linha natural. E, para imprimir uma atmosfera artística do ambiente, a arquiteta optou por obra de dois consagrados artistas brasileiros: Marinnita Luzzatti que recria cenários da natureza.

10. Clássica

Salas de estar ecléticas por homify

Nesse exemplo, a casa de colecionador da vez para uma poltrona clássica e cheia de história para contar. Os móveis e objetos são na sua maioria brasileiros, e foram garimpados nos principais antiquários e modernariatos de São Paulo, formando um mix de clássico e moderno e dispostos num layout típico dos salões europeus. Incrível!

Qual poltrona você prefere?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!