SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

A decoração que combina com cada tipo de cerveja

Julia Maretto Julia Maretto
Google+
Loading admin actions …

Cerveja, breja, ceva, loira, cerva, choppinho, garotinho… os nomes para a cerveja também variam conforme a graduação alcoólica. E, assim como a quantidade de nomes, a quantidade de tipos de cerveja é gigante! Só na Alemanha existem cerca de 1350 cervejeiras, produzindo mais de 5000 marcas de cerveja. Os tipos de cervejas existentes são infinitos. Se somarmos os tipos da Alemanha com as cervejas belgas então, não dá nem para contar. 

Aqui, vamos falar aqui das principais e suas características. Já que cada cerveja tem seu estilo, separamos tipos diferentes de casas e decoração para cada cerveja.

Mas, antes disso, uma breve curiosidade. Cerveja é uma bebida alcoólica produzida através da fermentação de amido, principalmente de cereais como a cevada e o trigo. A receita leva ainda água, lúpulo e fermento, além de outros ingredientes especiais, como frutas, ervas e outras plantas. De acordo com o método de produção, ingredientes usados, cor, sabor, aroma, receita, história, origem etc a cerveja ganha toda uma personalidade especial. E isso define também quem gosta de cada tipo de cerveja. Tem um tipo para cada pessoa, com certeza. 

Confira as casas que combinam com cada cerveja!

Stout

LAZER DIA E NOITE | LEISURE DAY & NIGHT    : Adegas  por Sandro Clemes
Sandro Clemes

LAZER DIA E NOITE | LEISURE DAY & NIGHT

Sandro Clemes

As cervejas stouts são escuras, porém opacas. Possuem um sabor forte, mas com notas de chocolate, café e malte torrado, com pouca carbonatação. Têm origem na época em que parte da produção das cervejarias inglesas viajava para a Rússia e países bálticos. Justamente por isso, elas tinham um alto teor alcoólico – de 8 a 12%. 

Por isso, nada como um ambiente ao estilo pub, escuro, mas com uma iluminação pontual em determinados lugares e com uma decoração mais tradicional. Madeira, revestimento nas paredes e cores como o amarelo, verde e vermelho são o fio condutor de uma atmosfera pub irlandês ou inglês. Ah, rótulos de cerveja não podem faltar nessa decoração! Esse projeto ficou incrível, realizado pelo arquiteto Sandro Clemes. A cerveja mais conhecida do estilo stout é a Guinness.

Pilsen

A pilsen é um tipo de cerveja pale lager. É a cerveja original, desenvolvida da cerveja Pilsner Urquell. Podem ter 2 estilos diferentes mas, no geral, têm um sabor bem leve. A principal característica é seu lúpulo acentuado, seja no aroma, seja no sabor. Existem diversos de tipos de German Pilsners, como a Bitburger, Warsteiner, Konig Pilsener, Spaten Pils. Mas as tchecas, como as pilsners da Boêmia também são bem conhecidas.

O melhor lugar para tomar uma pilsner fresquinha é a praia. Ou essa varanda de uma casa de praia, com bastante sol e uma bela vista para o mar. Nada como o mar, um lugar que quase o mundo todo ama, para apreciar uma das cervejas mais consumidas no mundo, responsáveis por mais de 99% das vendas de cerveja do Brasil.

Pale Ale

Como as Pale Ales foram criadas para competir com as cervejas Pilsen, selecionamos essa bela área de lazer com piscina e mesa de sinuca. Porque nada como uma bela piscina para competir com o mar. Quem não tem praia também se diverte e muito com uma piscina maravilhosa como essa e um ambiente hiper agradável para festinhas. Assim como as Pilsen, as Pale Ale também possuem um sabor e características mais suaves. 

Keller

Bar em madeira maciça: Adegas  por Boulle
Boulle

Bar em madeira maciça

Boulle

Kellerbier é a cerveja feita no Keller, ou seja, no porão. Quer dizer que é uma cerveja mais artesanal, que não precisa de tantos equipamentos para ser produzida. É uma das cervejas mais antigas, produzidas pelos monges. Não são filtradas nem pasteurizadas. Têm aparência turva e são vendidas na pressão.  O gosto pode ser bem amargo. Por isso, essas cervejas combinam com seu porão e com ambientes realmente rústicos e de raiz. Muita madeira, madeira de demolição e elementos naturais. 

Altbier

Restaurante Ramona: Espaços gastronômicos  por MM18 Arquitetura
MM18 Arquitetura

Restaurante Ramona

MM18 Arquitetura

Altbier significa cerveja antiga e é proveniente da região de Düsseldorf, na Alemanha. Têm esse nome pois seguem o estilo antigo de produção das cervejas Ales. Datam de antes das Lagers. Tem gente que considera esse tipo de cerveja como a mistura entre as cervejas Ales e as Lagers. São feitas com fermento de Ale fermentadas em temperatura de Lager. Um exemplo é a holandesa Grolsch Amber Ale. Então, nada como um ambiente eclético para combinar com esse mix de cerveja. Mas, claro, com um toque tradicional na decoração. 

Weissbier

Weissbier é a cerveja de trigo. Também pode ser chamada de Weizenbier ou Wheat Beer. É feita pelas grandes cervejarias alemãs, como HB, Paulaner, Erdinger, Franziskaner e Weihenstephan e é sensação no sul da Alemanha, onde costuma-se, inclusive, tomar weissbier pela manhã com a salsicha weißwurst, também típica da Bavária. São cervejas claras e opacas e como sabores frutados (banana e maça), cravo e florais. Normalmente não são filtradas. Por isso, um ambiente mais rústico como esse da foto combina bem com a cerveja de trigo, mais densa. As paredes todas de madeira e o tom amarelado dessa sala e cozinha integrada remetem bem ao tom das cervejas de trigo. 

Bock

Cerveja bock é o tipo nascido na cidade de EinBeck, na Alemanha. A palavra significa cabrito e algumas marcas até usam imagens de cabritos nos rótulos das cervejas. A palavra Bock é resultado da quebra da palavra EinBeck, cidade natal deste tipo de cerveja. Esse tipo de cerveja costuma ser avermelhada ou de cor marrom. O sabor tem forte presença do malte, já que a receita mistura maltes de Viena e de Munique. Possui também alta graduação alcoólica. Kaiser Bock é uma cerveja bock famosa. Bom, para bom bebedor, um gole de cerveja basta. Ainda mais de uma cerveja com sabor tão acentuado como essa. Por isso, essa sala de estar da foto é o lugar perfeito para curtir uma cerveja bock com os amigos. Decoração com tons escuros e com vários elementos que relembram o país de origem dessa cerveja. Até a mesa de sinuca é da mesma cor da cerveja!! Veja mais dessa sala de jogos aqui.

Porter

Residência em Itaúna - MG: Adegas  por Beth Nejm
Beth Nejm

Residência em Itaúna – MG

Beth Nejm

A cerveja Porter é uma cerveja parente da Stout, porém mais suave. Algumas pessoas as confundem e não é à toa, já que elas surgiram do nome Stout Porter, que identificam as porters mais fortes. As cervejas porters são tipos de cervejas escuras típicas da Inglaterra. Dentro dessa classificação existem, claro, algumas variações, como a brown porter e a robust porter. O interessante dessa cerveja é seu sabor forte, porém mais suave. Por isso, selecionamos essa adega maravilhosa com inspirações nos clubes britânicos, país que aprecia bastante esse tipo de cerveja. Um lugar poderoso, mas com um toque elegante, já que as porters são mais suaves do que as primas stouts. 

Cerveja preta

Não poderíamos deixar de falar aqui das cervejas pretas, ou schwarzbier, em alemão. Elas são cervejas do tipo lager, no entanto escuras. Existem outros tipos de cervejas escuras, mas somente a schwarzbier é mesmo uma cerveja preta. Uma das primeiras cervejas pretas foi a Kostritzer, de 1534. Apesar de ter uma cor preta, seu saboroso também é suave. Aromas de café e chocolate são comuns nesse tipo de cerveja. Porém, ela também tem um toque seco e tostado. 

Esse cantinho escuro super luxuoso combina bem com a cerveja preta. Um lugar intimista e para quem tem um paladar mais intenso e aprecia sabores mais presentes. Isso não significa gostar de algo totalmente pesado, por isso observamos uma iluminação bem cuidada, com um clima intimista e objetos elegantes em composição com elementos mais rústicos. 

Qual sua cerveja e decoração favoritas?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!