por The Natural Wood Floor Company

16 Tipos de Pisos Para Interiores Espetaculares

Antônio Santos Antônio Santos
Loading admin actions …

A nossa casa é o nosso lugar favorito no mundo, para onde voltamos sempre com a mesma satisfação e alegria de encontrarmos nossos familiares e as condições propícias para um bom descanso físico e mental. Mas para que possamos desfrutar de todo o conforto e comodidade em nosso lar é necessário que os ambientes tenham sido projetados com esta finalidade e que os materiais escolhidos atendam as nossas necessidades práticas. Os pisos para interiores é um ótimo exemplo de como a escolha do material pode influenciar o nosso bem estar e a qualidade dos ambientes. 

Neste artigo apresentamos 16 tipos de pisos para ambientes internos espetaculares, que podem ser escolhidos de acordo com as suas necessidades práticas, com o seu gosto pessoal e com as suas aspirações quanto às qualidades ambientais de cada ambiente.

1- Piso Porcelanato

O porcelanato é um tipo de piso muito versátil, com ótimo desempenho, resistência, durabilidade e facilidade de manutenção. O porcelanato é recomendado para todos os ambientes, agregando praticidade e sofisticação e combinando com todos os estilos, devido a sua diversidade de acabamento. Os tipos mais comuns são o polido, o acetinado e o esmaltado. 

2 – Piso de Madeira

Pisos de madeira são pisos quentes, ideais para quem adora caminhar descalço pela casa, mas não são indicados para áreas molhadas, como cozinha e banheiros. Além das suas qualidades estéticas imbatíveis, os pisos de madeira são muito práticos, pois exigem cuidados simples e podem ser restaurados.

3 – Piso Parquet

Existem incontáveis tipos de pisos de madeira, com uma grande variedade de cores, texturas e formas. Os pisos de parquet são feitos de pequenos tacos colados, que compõem uma peça maior. Além da aparência vintage, estes pisos permitem distintas possibilidades de desenhos, dependendo da forma como são assentados. Neste exemplo, o piso foi assentado com um ângulo de 45°, que dá mais dinamismo e charme ao ambiente.

4 – Piso de Ladrilhos

Os ladrilhos são pisos de fácil manutenção e indicados para áreas molhadas, cozinhas, banheiros e áreas de serviço. Os ladrilhos apresentam uma ampla variedade de cores e estampas, podendo portanto combinar com qualquer estilo de decoração e agregando ao ambientes um toque vintage.

5 – Piso Cerâmico Preto

Os pisos cerâmicos são pisos frios e fáceis de limpar e manter, que realçam a elegância dos ambientes, mas não são tão aconchegantes como os pisos de madeira. Os preços também variam bastante, conforme a marca e o modelo. Os pisos cerâmicos combinam com todos os estilos. Neste living room, o piso cerâmico de cor preta dialoga com o tom escuro do mobiliário e realça a sensação de sofisticação do ambiente.

6 – Piso Cerâmico Branco

Se você é obcecado por limpeza, prefira pisos de tom mais claro, que facilitam a identificação da sujeira. Os pisos cerâmicos de tons claros e brilhantes agregam funcionalidade e elegância aos ambientes.   

7 – Carpete

O carpete é um tipo de piso mais recomendado para a área íntima, como quartos ou sala de Tv, realçando a sensação de aconchego dos ambientes. Apesar da manutenção ser mais difícil, comparado com outros tipos de piso, o carpete apresenta uma grande variedade de cores e texturas, que seduzem muitas pessoas, que não abrem mão do conforto e elegância deste piso.

8 – Piso de Madeira Rústico

A madeira é um material bastante versátil com qualidades estéticas únicas. Se olharmos um piso de madeira, jamais veremos duas tábuas ou peças iguais. Se você está em busca de uma solução mais sustentável e um ambiente mais rústico, a madeira de demolição é uma ótima escolha, se destacando em qualquer ambiente, seja qual for o estilo.   

9 – Piso de Cimento

O cimento é outro material com ótimo desempenho e qualidades estéticas ao nosso dispor. Além do acabamento cimentício, que imita a aparência do concreto aparente, os pisos cimentícios apresentam uma grande variedade de cores e texturas, como neste projeto, no qual o piso imita a aparência da madeira, agregando praticidade e aconchego ao ambiente. 

10 – Piso de Vinil

A aparência engana, mas este é um piso vinílico feito de PVC, que tem conquistado muitos clientes pela sua funcionalidade e facilidade de instalação. O piso de vinílico possui um ótimo desempenho acústico, evitando aquele ruído chato do caminhar. Por ser impermeável, é bastante indicado para a cozinha e banheiro, mas como apresentam os mais variados aspectos, imitando a madeira como neste projeto, também pode ser empregado em todos os ambientes. 

11 – Piso de Linóleo

O piso de Linóleo não é tão popular, que remete aos anos 50, realçando portanto o estilo vintage e agregando personalidade e elegância aos ambientes. Note neste projeto como o piso Linóleo dá um toque clássico ao ambiente e de cor ao ambiente.

12 – Piso de Pedra

A pedra é um material natural de exuberância incontestável. Além da durabilidade e praticidade, os pisos de pedra são destaque em qualquer ambiente, realçando sempre o estilo rústico e a sensação de aconchego dos ambientes. 

13 – Piso de Ardósia

Este piso não é indicado para as áreas externas, porque propaga o calor e, quando molhado, se torna escorregadio. A ardósia pode ser encontrada nas cores verde, preta e cinza, agregando beleza onde quer que seja empregada. Os pisos de pedra, como o piso de ardósia empregado neste projeto, permitem uma infinidade de composição e desenhos, dependendo apenas da criatividade e da forma como são assentados. Fuja do óbvio e tente ousar no desenho do piso.

14 – Piso de Granito

Materiais nobres como o mármore e o granito, com suas qualidades estéticas deslumbrantes, agregam elegância e sofisticação aos ambientes. A riqueza de cores e texturas faz deste tipo de piso um destaque em qualquer ambiente. 

15 – Piso Texturizado

Se é para fugir do óbvio, por que não assentar um piso texturizado? Neste projeto, o piso foi assentado de modo a criar pequenos relevos, agregando charme e personalidade ao ambiente. Não é uma solução agradável para pessoas com dificuldades de locomoção e ambientes de circulação em geral, mas em um escritório ou ateliê pode transmitir uma ótima impressão de criatividade e ousadia.

16 – Piso de Mosaico

Além de todos estes tipos de piso apresentados, também é possível fazer uso de peças cerâmicas e pedaços de pedras para compor mosaicos e painéis artísticos, dando um toque de extravagância e agregando personalidade ao ambiente.

Quais destes tipos de piso você gostaria de ter e em qual ambiente? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!