Bangalô fora de moda ganha decoração super moderna

Julia Maretto Julia Maretto
Google+
Loading admin actions …

O escritório de arquitetura ARA - Arquitetura Antonia Reif – abriu em 2010 e foca na construção, renovação e design de interiores de casas particulares, bem como na restauração, reforma e recuperação de contruções históricas. Uma característica dos seus projetos é o uso de materiais naturais e a atenção aos detalhes. Nesse artigo mostramos uma renovação de um bangalô dos 60 anos realizada pelo escritório. O resultado é espetacular. A casa ganhou um ar totalmente moderno e agradável. Acompanhe o passo a passo dessa reforma e veja a diferença entre o edifício original e a nova casa. Quem quer uma dessas?

Fachada velha

Essa é a fachada original do bangalô, que foi construído bem diretamente na calçada. Além disso, a casa foi pensada antigamente para um casal sem filhos. O desafio dos arquitetos era adaptar essa casa para uma casa de uma família, atualizando tanto o interior quanto o exterior para as necessidades de uma família moderna. 

Nova fachada

A fachada não teve grandes alterações, como quebra de paredes ou construção de novas. Mas as pequenas mudanças já trouxeram um ar bem mais moderno e atual para a casa. As paredes foram rebocadas e ganharam uma cobertura de tinta branca que deixa a casa bem mais leve e iluminada. A madeira clara abaixo das ótimas janelas de vidro contribuem para essa nova atmosfera clean. 

Quintal antigo

A parte de trás da casa é diretamente localizada para esse jardim enorme. No entanto, a fachada traseira é bem escura e quase sem janela. Uma pena, já que poderia ter havido uma integração muito maior entre os ambientes internos e externos, trazendo o jardim para dentro da casa e um melhor aproveitamento do espaço. Aliás, dos dois andares com vistas para o lado de trás da casa. 

Nova área externa

O quintal ganhou forças e vida. A casa se abriu totalmente, ganhando vidros em toda a sua arquitetura. Os vidros preenchem toda a extensão, do piso ao teto. Isso permite ainda uma ampliação da casa, com uma área de lazer logo na saída da sala para o quintal: foi construído um deck enorme no quintal. A circulação é facilitada por enormes portas de vidro que se abrem totalmente e convidam os moradores a curtirem a casa em sua totalidade. 

Sala de estar antiga

A sala de estar tinha uma decoração tipicamente tradicional e antiga. Teto de madeira amarelada, pé direito baixo, móveis escuros e tapetes pesados. A decoração não era em nada leve. Esse tipo de decoração dá um aspecto quase empoeirado para o ambiente e um ar ultrapassado. Quase cheira a coisa velha e precisava de uma mudança brusca!

Sala de estar moderna

A nova sala de estar é claramente mais iluminada e moderna. A decoração equilibra bem elementos mais naturais e rústicos de forma leve. Repare que a madeira também foi amplamente utilizada, como na parede da sala de jantar. A poltrona do canto direito é super rústica. Mas, tudo tem um desenho mais moderno e não pesam no ambiente, pois as cores claras se sobressaem. As novas janelas e portas de vidro também trazem mais luz natural. E a sala ganhou um teto com pé direito alto, ampliando o ambiente. A casa ficou tona conectada, integrada e convidativa. 

Decoração antiquada

  por ara | antonia reif architectuur
ara | antonia reif architectuur

Voormalige entreesituatie met gang

ara | antonia reif architectuur

Essa era a entrada da casa. Assim como seu exterior, ela também era bem apertada e escura. O chão revestido de carpete não contribui em nada para criar um ambiente agradável. Muito menos as paredes de madeira amareladas. Nenhum elemento dessa decoração combina entre si, muito menos com o estilo de vida e o gosto moderno. A casa pedia uma reforma urgente!

Decoração minimalista contemporânea

A nova entrada da casa é quase irreconhecível, se comparada com a entrada antiga escura e estreita. Agora a casa recebe as pessoas com corredores amplos e limpos, com entrada direta para a ampla sala integrada. O branco deixa o ambiente mais claro, brilhante e aberto. 

Cozinha velha

A cozinha é mais um exemplo da estética ultrapassadíssima dessa casa. Mesmo que do exterior a casa parecia interessante, ao entrar as pessoas se deparavam com uma casa escura e apertada. Atualmente a arquitetura preza por soluções diferentes, com melhor circulação e ambientes integrados, algo inimaginável antigamente. Você consegue se imaginar comendo nessa mesa apertada contra as paredes?! Não parece a melhor ideia do mundo, certo!?

Nova cozinha

nova cozinha virou um ambiente integrado com a sala de estar, que se abre para o belo jardim do quintal. As janelas de vidro também ajudam a trazer maior iluminação para o ambiente. O mobiliário é muito elegante, até mesmo os armários de madeira escura que remetem a um estilo mais clássico. A ilha central como divisória de ambientes entre a cozinha e a sala, como utilizada nessa reforma, é a melhor opção para cozinhas modernas e cozinhas pequenas. 

Gostou do novo quintal?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!