Como construir uma casinha no jardim

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Antes de tudo, é importante ressaltarmos que todas as dicas sugeridas neste artigo devem ser orientadas de perto por profissionais. Recomendamos a não aventura de pessoas que desconhecem o uso de materiais e produtos de construção que podem trazer riscos físicos e à saúde. 

Para quem tem a sorte de ter um jardim no quintal, um espaço construído para acomodar as ferramentas utilizadas para melhorar o espaço, é fundamental para um cultivo perfeito de flores, hortaliças e temperos. Além de ser um local para armazenar os itens para os cuidados diários com o cultivo de plantas, o local pode virar um refúgio para meditações, leituras e cochilos aos sons dos pássaros que ali passeiam. A construção, no entanto, deve ter a finalidade de ser simples, básica, mas com estrutura suficientemente boa para proteger materiais e outros itens de jardinagem.

Neste artigo, iremos apresentar algumas sugestões para pequenos espaços feitos basicamente com madeiras que serão perfeitos para atender as suas necessidades quanto ao cuidado do seu quintal como um todo. Você poderá anotar as sugestões, comprar os materiais – de acordo com a sua necessidade – e convidar um profissional de arquitetura e design para que o seu projeto fique perfeitamente estruturado no seu jardim. Ao conhecer a estrutura básica do local, você poderá participar mais ativamente em futuros projetos e sugerir mudanças no seu lar. Tudo isto somado às suas preferências para composições de cores e objetos de decoração, deixarão o local com o seu jeito para que você tenha ainda mais orgulho do projeto.

Com diversos profissionais espalhados ao redor do mundo, o homify é uma plataforma voltada a projetos de arquitetura e decoração que colabora com excelentes referências em projetos em todos os estilos de arquitetura. Com nossas dicas, você pode encontrar exemplos incríveis de como algumas mudanças decorativas fazem toda a diferença no seu lar, que para nós, deve ser o seu melhor lugar no mundo.

Por isso, venha conosco, aproveite e inspire-se! 

Estrutura externa

Primeiramente você deverá imaginar como gostaria que fosse o local: tamanho, altura, formato e divisões. Desenhe a estrutura do local imaginando em qual estrutura será a fundação. Embora aparentemente não apareça, é preciso fazer a fundação do local com blocos vazados e concreto. Para isto, consulte um profissional do ramo e converse com pessoas deste universo. A base de concreto deverá ser firme para que toda a estrutura da casa aguente as mais diferentes variações de tempo, como vendavais e chuvas. A base deverá ser um local escavado com boa profundidade para que a construção suporte muitos anos de uso.

Estruturando

Garagens e edículas modernas por Ullmayer Sylvester
Ullmayer Sylvester

The new Summerhouse

Ullmayer Sylvester

Após a fundação com o uso de tijolos e concreto, chegou a hora de estruturar a casinha com as peças de madeira que servirão como o esqueleto do espaço. Estas estruturas deverão ser de madeira leves, que ficarão presas entre a fundação de concreto e os telhados. Para que as medidas sejam as corretas, você deverá pedir auxílio a um profissional da área. É ele quem definirá o tipo de madeira a ser utilizada na estrutura, bem como as medidas mais corretas quanto a altura do teto e dimensões das paredes. Lembre-se de manter consigo a planta desenhada do local para que uma pré-visualização do espaço seja a mais perfeita o possível.

Telhas

Garagens e edículas clássicas por Grant Erskine Architects
Grant Erskine Architects

Oak Timber Frame House Extension, Gatley, Cheshire, Manchester

Grant Erskine Architects

O uso de telhas dependerá muito do tamanho ao qual você irá direcionar a sua casa de jardim. Para casas altas, com uma estrutura que inclua até mesmo móveis, opte por telhados altos com telhas de cerâmica ou similares. Para estruturas menores, você pode adicionar apenas telhas de fibra transparente – parafusadas – ou mesmo escolher por outros materiais leves que permitam a passagem de luz natural ao menos em um trecho. Lembre-se de que você poderá começar o cultivo de pequenas plantas neste espaço, que deverá ser bem ventilado e bem iluminando pela luz natural. Neste projeto, o amor pela casa de jardim cresceu e floresceu em um belo quarto para repouso.

Reutilize materiais

Garagens e edículas modernas por Modular105.co.uk
Modular105.co.uk

Commercial storage unit

Modular105.co.uk

Uma casa de jardim não precisa ser necessariamente um local onde os melhores materiais estarão reunidos para a estrutura. E pensando neste ponto, você poderá aproveitar as possibilidades de reutilizar materiais que seriam descartados no meio ambiente. Peças de palete e caixas de madeira poderão ser facilmente reutilizados de diferentes formas para que a estrutura tome forma e seja a mais original e sustentável o possível. Afina, a sustentabilidade é um valor forte e presente na sua vida. As plantas do seu jardim são essa crença viva e próximas a você. Paletes podem servir tanto para o piso quanto para a estrutura de móveis de decoração. Use e abuse da sua imaginação!

Janelas

Garagens e edículas clássicas por Quick garden LTD
Quick garden LTD

Wooden garages

Quick garden LTD

As janelas devem ser os últimos itens a serem adicionados na estrutura. Você deverá estudar a montagem completa do espaço para que as paredes estejam comprovadamente sólidas e não haja riscos de acidentes por fatores naturais e climáticos. Lembre-se de que, além de você outras pessoas poderão utilizar o espaço. Na escolha das janelas, atente-se à importância do tamanho e dos materiais utilizados. Janelas pequenas são o suficientes para que o local seja bem ventilado. Conjuntos em madeira maciça, desenhados e projetos por você junto a um marceneiro de confiança poderão ser as soluções perfeitas para que o seu projeto esteja perfeitamente acabado.

Interior

O interior de uma casa de jardim deve abrigar o menor número de elementos possível. Isto porque é grande o número de ferramentas, utensílios e produtos para o cuidado do jardim. Se você deseja ter um cantinho em uma casinha de pequena estrutura, priorize móveis menores ou que sejam acoplados ao ambiente. Uma mesa e uma cadeira confortável deve ser o suficiente para que você tenha horas de reflexão, planejamento ou descanso sentindo o bom perfume de suas plantas. Atente-se para que os móveis não sejam danificados com umidade ou calor excessivo e mantenha o local sempre bem ventilado para preservar bem as sementes que ainda serão plantadas.

Exterior

Você poderá dar à sua casinha uma pequena varanda para aproveitar o vento fresco enquanto nota as plantas crescerem. Peça a ajuda de um profissional e defina um pequeno espaço para evitar a luz solar. O resultado será incrível.

Iluminação

Escolha luminárias que fiquem suspensas, mas não sofram com a força do vento. Poucas luminárias espalhadas no ambiente serão o suficiente para uma casa com boa iluminação, já que a luz natural deverá estar sempre presente no espaço. Na imagem, um lindo projeto de espaço que integra o jardim, desenvolvido pelo escritório Nautilo Arquitetura & Gerenciamento, de São Paulo (SP).

Seja feliz!

Garagens e edículas modernas por Ullmayer Sylvester
Ullmayer Sylvester

The new Summerhouse

Ullmayer Sylvester

Plantas, vento fresco, um lugar para descansar e o orgulho por um bom trabalho realizado: sinta-se muito feliz por seu esforço e veja com um sorriso no rosto a estrutura que você projetou! Uma nova casinha no meio do seu jardim irá florescer ainda mais o amor por seu lar.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!