Dicas: como fazer seu quarto pequeno parecer grande!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

O seu quarto é o seu espaço e o lugar onde se deve relaxar e passar uma boa parte do seu tempo. Alguns hábitos nossos fazem o quarto parecer menor, principalmente guardar objetos que não têm utilidade alguma, e fazer bagunça no pouco espaço que temos disponível. Não importa seu tamanho, o importante é manter a organização desse espaço para que se tenha a melhor experiência e que garanta bons momentos de descanso. Entretanto, é interessante manter um quarto com espaço, para organizar nossos objetos de forma organizada e garantir um ambiente com boa circulação.

Quartos pequenos podem parecer confinantes e desconfortáveis. Com algumas técnicas e conceitos de decoração, você pode fazer com que aparentem ser muito maiores e espaçosos. Algumas soluções para quartos pequenos em sua residência envolvem técnicas de cores, arrumação e iluminação.

Organização, limpeza e uma grande dose de criatividade é o necessário para que consiga tornar o espaço único e aproveitá-lo o melhor possível!

Você verá neste artigo, como vários truques podem ajudar a manter o seu quarto mais amplo e mais organizado. Confira!

Use o essencial

Quartos  por cs
cs

Espacios

cs
cs
cs

Use a menor quantidade de móveis que você puder, e certifique-se se os móveis que você escolher são funcionais. O uso de muitos elementos de decoração, podem bloquear a visão do quarto, e atrapalhar a distribuição do espaço, fazendo o cômodo parecer menor. Invista em itens de decoração simples e sóbria, com pouco detalhes. Adicione no seu quarto somente o essencial para que a organização seja mantida e evite que o ambiente se torne um deposito. Assim, você só terá exposto somente o que precisa e vai evitar encher muito o quarto.

Cama de solteiro ou cama de casal?

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Quartos  por Samara Barbosa Arquitetura
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

Uma das opções para otimizar espaço, é sem dúvida diminuir o tamanho dos móveis que ocupam mais espaço no ambiente, como por exemplo, os armários e a cama. A cama é um dos itens essenciais para o quarto, ela pode ocupar um espaço mais regular sem precisar tomar todo espaço do quarto. Por isso, se você for solteiro, vale apostar em uma cama menor, mas compacta,  para que se aproveite melhor o espaço do cômodo. Este ambiente é assinado pela arquiteta Samara Barbosa

Menos é mais

Algumas das alternativas de fazer um quarto parecer maior, é ter menos móveis e decoração. Os móveis ocupam mais espaço no ambiente. E com muitos móveis grandes, quando seu espaço é limitado, apenas pode fazê-lo parecer ainda menor. Como alternativa, aposte em uma decoração minimalista, com cores claras e poucos móveis. Certifique-se de não colocar muitas coisas nas paredes, pois isso pode dar uma impressão de que o quarto é muito cheio.

Cores claras fazem o espaço parecer maior, aposte nelas para que seu quarto ganhe alguns centímetros, mesmo que apenas visualmente. Em quartos pequenos, o branco é a cor mais fácil e óbvia de aplicar nessa situação, mas você também pode apostar em uma paleta de cores claras nas paredes e na roupa de cama, além de acessórios grandes como tapetes e cortinas.

Use móveis práticos e funcionais

Alguns móveis foram feitos justamente para economizar espaço, e eles são realmente úteis para ambientes pequenos. Eles ajudam a manter o quarto arrumado, livre de bagunça ou de coisas espalhadas. A utilização de móveis funcionais e práticos, fez com que esse quarto ganhasse mais espaço e consequentemente mais organização. A cama elevada serve perfeitamente para para otimizar o espaço e criar locais de armazenamento, para manter uma organização perfeita para este cômodo.

Mantenha a organização

Mantenha seu quarto limpo. Arrume sua cama e limpe seu quarto todos os dias. Mantenha tudo no lugar certo. e facilite a circulação. Evite deixar móveis como pufes ou baús no meio do seu caminho, além de fazer com que o quarto pareça maior, essa dica faz com que o ambiente fique mais prático e dinâmico. Use prateleiras, estantes e escrivaninhas, aproveite esses móveis para armazenar seus itens pessoais e forma organizada e inteligente. 

Utilize espelhos

O uso de espelhos consegue dar um aspecto maior ao quarto. Além de servir pra dar aquela conferida no visual, o espelho também reflete e replica o espaço e todas as melhorias que você fez no ambiente, como as paredes claras e a iluminação, por exemplo. Ele causa a ilusão de um quarto maior. Abuse dos espelhos e a plique nas portas dos armários, ou nas paredes. Uma dica: certifique-se de os espelhos tenham vidro grosso, pois dessa forma, eles ajudarão a refletir melhor a luz no quarto.

Balanceie as cores

Apartamento Itaim: Quartos  por Officina44
Officina44

Apartamento Itaim

Officina44

Escolha um esquema de cores que reflita mais luz. As cores claras deixam o cômodo com aparência de maior. Paredes com cores claras e brilhantes são mais reflexivas, passando a sensação de local aberto e arejado. Vale mesclar com cores mais escuras para criar um contraste interessante e mix de cores. Uma combinação de cores harmoniosas que se complementam podem fazer o quarto parecer maior, além, é claro, de deixá-lo mais bonito e interessante. Este ambiente projetado pelo estúdio de arquitetura Oficina 44 em São Paulo, traz  a mistura de cores e elemento, garantindo uma iluminação especial e balanço das cores do ambiente. 

Verticalize o espaço

Luzes, lâmpadas, nichos e prateleiras podem ser montados nas paredes para economizar espaço, evitando o uso de mesinhas e suportes. As paredes são suas aliadas para conseguir um quarto mais espaçoso, mas é claro, utilize esse espaço com cuidado e bom gosto. Não só através de prateleiras na parede, mas também escolhendo móveis de canto, poderá ganhar aquele espaço extra que necessita.

Neste quarto assinado pela arquiteta Estela Netto Arquitetura e Design, as prateleiras no alto da parede, próximas ao teto, ajudam a economizar espaço e ainda dão um charme a mais no quarto.

Gostou dos truques para fazer seu quarto pequeno parecer maior? Comente aqui.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!