Decoração perfeita para jardins pequenos

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

A vida urbana nas grandes metrópoles nos deixa cada dia mais com uma sensação de sufocamento. A rotina acaba se tornando frenética e o tempo cada vez mais curto. Após um longo dia chegamos em casa procurando por um momento de silêncio, tranquilidade e reencontro. E por isso muitas pessoas recorrem em número crescente à meditação com a intensão de obter a tão desejada paz.

Ao procurar este escape do mundo agitado com o foco na mente, percebemos o quanto um pequeno jardim ou cantinho puro e inspirado nos ajuda a concentrar e nos desligar. Desta forma, criar este espaço e respeitá-lo se torna essencial, pois ali pode ser criada a energia da renovação, transformando o nosso dia-a-dia completamente. 

Para inspirar, contamos neste artigo com ideias simples e certeiras, que farão daquele cantinho ou jardim um protagonista da vida diária. Possuindo um ou mais dos itens citados, ele poderá ser pequenino ou ampliado, como por exemplo junto à uma janela, varanda, terraço ou aproveitando o espaço externo. Quanto mais dessas dicas forem utilizadas, melhor ficará. Mas seguindo pelo menos algumas delas não importa realmente o tamanho do projeto desde que a boa intenção guie o resultado.

Aromas

Além das plantas que também trazem aromas, pode-se utilizar essências que inspirem a sensação de paz. Camomila, lavanda, jasmim, cidreira, lótus e flor de laranjeira são exemplos recomendadíssimos entre outros que facilitam o processo de imersão. Para isto podemos trazer ao espaço velas aromáticas decorativas, incensos, essências ou simplesmente integrar seu cantinho de paz a um jardim que já possui todas essas graças, como neste projeto holandês. Com certeza ficará um charme!

Cores Inspiradoras

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

As cores, quando bem colocadas, são ferramentas muito utilizadas para gerar uma sensação e sentimento, além de compor uma paleta que tenha a ver com os moradores e a temática do espaço. Principalmente no nosso caso, vale desde tons bem claros e serenos até cores quentes como o laranja e os amadeirados naturais. Não deixe de destacar seu jardim pequeno com flores coloridas. E o melhor, aproveitar o verde da sua própria fonte, a natureza.

Plantas

Sabemos o quanto a respiração é importante no processo de concentração na meditação. E nesse caso as plantas são maravilhosas, pois não só embelezam o espaço, mas umidificam e renovam o ar, facilitando a inspiração. Uma excelente dica é aproveitar sua varanda e criar um pequeno jardim sobre deck, como no belíssimo projeto da arquiteta Raquel Junqueira.

Almofadas

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013: Terraços  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013

BC Arquitetos

Conforto em primeiro lugar, as almofadas ajudam a arrumar a postura e deixar o corpo mais relaxado. Ali podemos nos ajeitar para meditar, ler ou simplesmente estar. Sendo assim, elas precisam ser organizadas de forma a promover um espaço onde o objetivo é focar em si mesmo, facilitando o desligamento do mundo exterior. Além de tudo, as almofadas são ótimas também para trazer cores e texturas, enriquecendo a decoração. Aqui o pequeno jardim foi trabalhado verticalmente num lindo painel de bromélias bem iluminado.

Madeira

Os orientais, que são culturalmente verdadeiros mestres na arte de meditar, sempre tiveram por costume a construção em madeira. Muitos de seus templos e jardins são feitos dessa forma. Estar em contato com texturas naturais desperta uma sensação de volta às origens e regeneração. E também por conta de sua inércia térmica, o conforto que a madeira inspira é universalmente apreciado. Então aproveite a dica e inspire-se no terraço da Cláudia Albertini & Chris Silveira Arquitetos para montar seu pequeno jardim.

Motivos Orientais

E por falar em orientais, não é de se esperar que milhares de espaços para relaxar são inspirados em seus motivos. Desde os coloridos templos indianos até o sóbrio e tranquilo Jardim Zen. Estátuas, lanternas, bambus, velas, fontes de água… São infinitos elementos decorativos que ficam lindos naquele cantinho e nos ajudam a caracterizar a intenção do espaço.

Água

Apartamento Bairro de Higienópolis: Jardins ecléticos por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

O barulho da água é diretamente ligado à sensação de relaxamento. É impossível permanecer estressado após alguns minutos concentrando-se em seu som e movimentação. Uma fonte ou reservatório de água sempre ajudará a obter essa calma. E ao fechar os olhos podemos nos transportar à beira do mar, de um lago ou cachoeira, onde não há nada além de uma deliciosa e duradoura alegria interior. Mesmo sendo um jardim pequeno, este elemento não pode faltar!

Pedras

Trazendo ainda mais natureza para dentro de casa, as pedras são verdadeiras canalizadoras de energias. Podem ser incorporadas através do piso, móveis ou apenas como objetos decorativos. Promovem no ambiente o equilíbrio da temperatura em contraposição à sensação quente da madeira. Rapidamente nos sentimos integrados quando estamos em contato com todos esses elementos essenciais, como neste delicado jardim do alemão Thilo Warnke.

Luz Natural

A luz do sol é uma inesgotável fonte de força importantíssima para a manutenção da saúde do corpo e da mente. Ela contagia o ambiente, purifica e o destaca. Então nem adianta pensar duas vezes, é sempre preferível um local da casa que possua esse benefício. Muitas vezes pode ser um canto que nem havíamos pensado em reaproveitar. Veja como nesta varanda o arranjo de orquídeas e a madeira rústica criam um ambiente convidativo à paz.

Ventilação Natural

Terraços  por AR-KA architectural studio
AR-KA architectural studio

Квартира для подарков

AR-KA architectural studio

Para nos sentirmos bem pode não ser preciso mais nada além de uma brisa na face. Aquela sensação de alívio se transforma na porta de entrada para uma meditação profunda e bem sucedida. Então vale curtir essa simplicidade e procurar locar este jardim pequeno num cantinho próximo a uma janela ou varanda. Somados a todos ou alguns dos elementos citados neste artigo, ele se tornará um verdadeiro convite à prática da meditação. 

Não importa o que realmente procuramos nesse mergulho, o resultado será uma caminhada diária ao lugar da alegria e da paz, que poderá ser revisitado sempre que nos acheguemos àquele cantinho mais do que especial.

Qual dessas dicas você pode aproveitar para criar seu cantinho de meditação?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!