Cadeiras decorativas

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Seja na sala de estar, na sala de jantar, na cozinha, no dormitório, na varanda, sacada ou jardim, as cadeiras e poltronas são itens indispensáveis para assegurar o nosso conforto e a funcionalidade destes ambientes. O mobiliário de uma casa, que preenche e complementa os ambientes, além de garantir a nossa comodidade e segurança, também expressa a personalidade dos moradores. De fato, arquitetos e designers compreendem o mobiliário como uma extensão do nosso corpo. Por esta razão, grandes nomes da arquitetura e do design utilizaram e ainda utilizam sua inventividade para conceber assentos funcionais e com qualidades estéticas diferenciais, que expressam beleza e sofisticação.  

Neste artigo apresentamos modelos de cadeiras extraordinárias que trazem comodidade e requinte a qualquer ambiente e combinam com os mais variados tipos de decoração. Descubra a seguir qual modelo se encaixa melhor a sua personalidade e ao estilo de decoração da sua casa.  

Cadeira Shell contemporânea

Sala de estar  por Branca Lisboa
Branca Lisboa

Shell Chair

Branca Lisboa

Inspirado na tradição história do design e na versatilidade e qualidade material da madeira, o designer português Marco Sousa Santos projetou a cadeira Shell em 2009. A cadeira com três apoios, braços e forma de casulo possui estrutura feita em placas de bétula natural. A forma orgânica da cadeira e de suas costelas permite que cada usuário a personalize com suas próprias almofadas, que portanto se adaptam a qualquer corpo, resultando em maior conforto e versatilidade.

Cadeira Sorriso

A poltrona Shell, versão moderna e original, foi desenhada pelo designer dinamarquês Hans J. Wegner nos anos 40. A cadeira é também conhecida como cadeira sorriso, devido às suas formas curvas e estilo despojado. Hans J. Wegner acreditava que um assento deveria ser belo de todos os ângulos e projetou a cadeira Shell para materializar seu pensamento. Hoje a cadeira tornou-se um clássico e combina com os mais variados estilos de decoração e de ambientes. Ela possui estrutura em madeira carvalho americano, cores que variam entre castanho, preto, mogno, imbuia, tabaco, natural, mel ou vermelho e revestimento em couro ecológico, natural ou suede.

Cadeira Paulistano

Salas de estar modernas por Ezequiel Farca
Ezequiel Farca

Casa Barrancas

Ezequiel Farca

O Brasil também deu sua contribuição para o design internacional com soluções surpreendentes e belíssimas como as poltronas de Paulo Mendes da Rocha, Oscar Niemeyer e Sérgio Rodrigues, para citar apenas alguns nomes. A cadeira Paulistano, à esquerdadesenhada por Paulo Mendes da Rocha, é presença marcante em qualquer ambiente. Projetada em 1957 para compor o mobiliário do Ginásio do Clube Atlético Paulistano, a cadeira Paulistano tornou-se um clássico do design, devido a sua elegância, simplicidade e atemporalidade. Feita originalmente à partir de uma estrutura de inox e com o assento de couro, a cadeira Paulistano ganhou versões em pintura eletrostática preta ou fosca e também em couro branco.

Cadeira Wiggle

Outra estrela da arquitetura a se aventurar no design de móveis é Frank Gehry, aclamado e criticado por obras extravagantes, como o Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha. Ele é o autor da cadeira Wiggle, desenhada em 1972. Disponível no mercado nacional, a cadeira Wiggle possui forma ondulada e utiliza como matéria prima o papelão ondulado.

Shadowy

AO apartment: Salas de estar clássicas por Studio ro+ca
Studio ro+ca

AO apartment

Studio ro+ca

A cadeira Shadowy foi projetada por Tordy Bontjee para ambientes externos, por esta razão sua estrutura em aço é revestida com fios de plástico, material resistente às intemperes. Sua forma extravagante, com uma cobertura que se prolonga do encosto, assegura sombra e proteção. Peça importada, com padrões de cores concebidos digitalmente e feita artesanalmente, é possível encontrar versões da cadeira Shadowy também no Brasil em suas diversas cores e padrões. Embora sua finalidade seja proporcionar proteção e conforto em ambientes externos, ela também se adapta a ambientes internos, trazendo sempre um toque de exuberância e sofisticação ao ambiente. 

Poltrona La Chaise

Condomínio José Martins: Corredores e halls de entrada  por POCHE ARQUITETURA
POCHE ARQUITETURA

Condomínio José Martins

POCHE ARQUITETURA

A poltrona La Chaise foi projetada pelo casal americano Charles e Ray Eames em 1948. De acordo com seus criadores, sua forma orgânica e abstrata foi inspirada na escultura Nu reclinado de Gaston Lachaise, de 1927. Ela possui base em madeira ipê, apoios em aço inoxidável polido e a concha é composta de fiberglass resinado, laqueado a gel. Clássico do design moderno, a poltrona La Chaise atravessa épocas e hoje integra a coleção permanente da coleção de Arquitetura e Design do MOMA, Museu de Arte Moderna de Nova York. 

Cadeira Panton

COBERTURA BEIRA OCEANO ATLAMTICO: Salas de jantar tropicais por Renato Teles Arquitetura
Renato Teles Arquitetura

COBERTURA BEIRA OCEANO ATLAMTICO

Renato Teles Arquitetura

Dois itens são indispensáveis na sala de jantar, a mesa de jantar e o conjunto de cadeiras. Há uma infinidade de opções para compor este ambiente. Escolha sempre o mobiliário que expresse melhor sua personalidade. A cadeira Panton, desenhada originalmente em madeira laminada por Verner Panton, em 1957, ainda mantém a forma de S com suas curvas elegantes, mas desde 1967 é produzida em ABS, material termoplástico, leve e resistente. Disponível no mercado nacional em diversas cores, ela se adapta a qualquer tipo de ambiente, trazendo sempre charme e elegância. 

Cadeira tulipa com braço

Casa | LM |: Salas de jantar modernas por Marcos Bertoldi
Marcos Bertoldi

Casa | LM |

Marcos Bertoldi

A cadeira Tulipa foi projetada pelo designer Eero Saarinen em 1955. Devido à sua originalidade e qualidades materiais e estéticas atemporais, a peça tornou-se um clássico do design e se adapta a qualquer ambiente. Este modelo de Tulipa com braços, que ornamenta a sala de jantar, é composta de base de alumínio e assento superior de fibra de vidro. Porém, é possível encontrá-la em diversas cores e modelos variados, inclusive em sua forma original, com a almofada em tecido e estofado removível com velcro.

Cadeira DSW

Reforma de Cozinha: Cozinhas modernas por Kathia Gonzalez
Kathia Gonzalez

Reforma de Cozinha

Kathia Gonzalez

Neste projeto de Kathia Gonzalez a decoração da cozinha é incrementada pelo conjunto de cadeiras DSW, sigla em inglês para Dining Side Wood, que tornam o ambiente mais elegante e requintado. A cadeira DSW é mais uma obra do Casal Eames. Entusiasmados com a descoberta de novos materiais como a fibra de vidro e inspirados no desenho da Torre Eiffel, eles conceberam este modelo de cadeira com assento resistente e pés em madeira com reforços metálicos. O design da cadeira DSW continua atual, mas atualmente ela é fabricada utilizando-se polipropileno como material para seu assento.

Ghost Chair

Apartamento Alameda Jaú: Salas de estar modernas por studio scatena arquitetura
studio scatena arquitetura

Apartamento Alameda Jaú

studio scatena arquitetura

Philippe Starck ataca em todas as áreas do design. A Ghost Chair, desenhada em 2002, é uma criação inspirada na cadeira Luís XV. Feita em policarbonato, o destaque da Ghost Chair é a combinação surpreendente de sua forma clássica e sua materialidade transparente e contemporânea. Embora mais utilizada na sala de jantar, a cadeira Ghost é sinônimo de requinte e elegância e pode se adequar a todos ambientes e a todos estilos de decoração.

Cadeira Egg

A poltrona Egg foi desenhada pelo designer Arne Jacobsen em 1958 e batizada com este nome por causa de sua forma literalmente inspirada no ovo. Devido à sua forma elegante e o requinte de seu acabamento, disponível em inúmeros materiais e cores, a cadeira Egg assegura o conforto e incrementa a decoração de qualquer ambiente. Neste projeto, a cadeira Egg com base giratória em alumínio e acabamento em tecido aveludado na cor azul turquesa torna o ambiente mais charmoso e personalizado. 

Poltrona luxuosa

RESTAURANTE SENSE EXPERIENCE: Hotéis  por Adriana Scartaris design e interiores
Adriana Scartaris design e interiores

RESTAURANTE SENSE EXPERIENCE

Adriana Scartaris design e interiores

Além dos clássicos, apresentamos também as novidades no ramo do design de cadeiras e poltronas. Este modelo luxuoso e exuberante, revestido com pastilhas de vinil na cor dourado, foi concebida exclusivamente para o restaurante de um hotel, mas desperta o desejo de muitos clientes, que gostariam de incrementar a decoração de seus espaços com o luxo e a elegância desta poltrona. 

Cadeira movimento

Casa  por homify
homify

Banco Mov.

homify

A cadeira Movimento traz uma inovação surpreendente e irreverente. Inspirada na ideia de movimento contínuo e na individualidade inequívoca de cada pessoa, a cadeira feita em madeira cumarú, aço, nylon e alumínio, proporciona a cada usuário uma experiência interativa e única. O sistema mecânico com molas do assento permite que o objeto se adapte ao corpo, de modo que ambos, objeto e corpo, se inter-relacionem. Além do conforto, a solução inusitada deixa qualquer ambiente mais personalizado e descontraído.

Modelo exótico

Como a criatividade e a inovação não cessam, há cadeiras de todos os estilos, inclusive de formas e materiais insólitos. Esta cadeira desenhada por Pawel Grunert faz analogia a uma criaturas de múltiplos tentáculos ou múltiplas patas. Além da inspiração na natureza, a cadeira utiliza material natural, como as palhas que se mimetizam com os pés de apoio da cadeira, criando um efeito lúdico e surpreendente. Para quem deseja um ambiente despojado e sofisticado, esta cadeira é a peça ideal para incrementar a decoração.

Modelo futurista

Os alemães são reconhecidamente famosos pelo design de carros e máquinas. Afinal, carros alemães são o sonho de consumo de muitos aficionados por automóveis. Mas no design de mobiliário, eles também se destacam. A cadeira Seven, obra do designer Thomas Clever, apesar de sua aparência futurista e arrojada, é um candidata a tornar-se clássico do design. Sua forma dinâmica e elegante se adapta perfeitamente a ambientes comerciais, como escritórios e salas de reuniões. 

Mais informações sobre projetos de escritórios e home-office, você encontra aqui.

Qual a sua peça favorita, com a qual você gostaria de decorar sua casa? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!