Área Social E De Lazer Revitaliza Casa Antiga

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Projeto de Reforma Residencial, SCK Arquitetos SCK Arquitetos Corredores, halls e escadas modernos Madeira Efeito de madeira
Loading admin actions …

A reforma de uma casa antiga em Hortolândia, no interior do Estado de São Paulo revitalizou a residência ao dar ênfase na área social e de lazer, que comporta recepção, espaço gourmet e piscina. O projeto de SCK Arquitetos, escritório de arquitetura localizado em Campinas, mexeu o menos possível na estrutura da casa de 222m2 a pedido da cliente, mas conseguiu tornar o imóvel mais eficiente, aconchegante e capaz de receber os amigos. O custo total da reforma foi de R$ 350 mil. Se você está pensando em fazer uma reforma na sua casa, aproveite a oportunidade de conferir os resultados deste projeto. 

1. Piso inferior: residência

No piso inferior da casa, encontram-se todos os ambientes mais íntimos, como os quartos e os banheiros. O quarto de casal foi transformado em uma ampla suíte, enquanto os quartos dos filhos e o banheiro social foram melhor organizados. O espaço limitado da cozinha e da sala de estar levou à opção por uma cozinha aberta com bancada de refeições. A cozinha foi integrada à sala de estar e à sala de TV de modo a permitir que todo o espaço recebesse iluminação e ventilação natural. 

2. Piso inferior: Área social

Ainda no piso inferior, uma sala de estar foi criada para que os moradores pudessem receber visitantes sem que fosse preciso entrar na residência. Foi organizado um espaço onde um pergolado e um deck de madeira se aliam a futons e floreiras para estabelecer um ambiente aconchegante e sereno para moradores e visitantes. Esta sala também valorizou a entrada da casa. 

3. Piso superior: área de lazer

A planta baixa do piso superior da casa mostra as maiores transformações do projeto, com a criação de um ambiente totalmente voltado ao lazer da família e dos amigos. Uma cozinha gourmet com bancada de refeições permite a preparação de alimentos em clima descontraído, enquanto outra área é destinada a mesas com guarda-sóis para a convivência entre as pessoas. Por fim, uma ótima piscina – um pedido dos filhos dos moradores – ocupa outra parte do piso superior.  

4. Corte esquemático

Para que os clientes pudessem visualizar mais claramente o projeto de reforma foi feito o corte esquemático da casa, apresentando os diversos espaços e a sua distribuição. 

5. Cozinha gourmet

A cozinha gourmet, que integra o espaço gourmet do piso superior, foi pensada para que se possa fazer de tudo e com todo o conforte. Assim, além dos armários planejados, a cozinha conta com torre de fornos e também churrasqueira. A bancada que serve como ilha pode receber várias pessoas e servir como local de refeições.

6. Espaço gourmet

O espaço gourmet vai além da cozinha e reúne diversas mesas com guarda-sóis que permitem aos moradores, familiares e amigos fazer suas refeições ao ar livre nos dias ensolarados. 

7. Piscina e relax

Já a área da piscina é equipada com espreguiçadeiras para o relax dos moradores e convidados. Como fica no piso superior, a área tem vista aberta para o entorno, sem no entanto permitir a observação externa. 

8. Fachada suave

Por fim, a fachada da casa apresenta linhas retas em volumes assimétricos e na qual foram aplicadas cores suaves e neutras, como bege e marrom. 

Você gostou desta reforma? Por quê?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista